O sistema de gestão integrado (SGI) busca realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme características, atividades e necessidades de cada organização.

Um Sistema de Gestão Integrada é similar a ERP. No entanto, um SGI completo e um ERP integrado ultrapassam a função de servir como um sistema de automação de processos.

Um Sistema de Gestão Integrada busca, primeiramente, um diagnóstico para as principais necessidades que o seu negócio possui. Depois, começa a implantar uma metodologia específica para promover mudanças, para que, então, o ERP possa impulsionar o crescimento da empresa.

O que é o ERP, então?

O ERP integra os diferentes setores da empresa e auxilia nos processos de controle de estoque, vendas, financeiro, entre outras questões operacionais. É um software desenvolvido para unificar todas as áreas da empresa e controlar suas informações.

Através do sistema ERP, é possível gerenciar vários aspectos operacionais e estratégicos, como boletos, controle de entradas e saídas de mercadorias, contas a pagar, níveis de estoque, gestão do time de vendas, gestão financeira e fiscal, geração de relatórios gerenciais, entre outras utilidades.

Mais qualidade de informação com um sistema de gestão integrado

Se sua empresa está passando por uma transformação tecnológica e atualizando informações sobre a rotina dentro do software, consequentemente qualquer pessoa da sua empresa terá um melhor conhecimento geral sobre o que é feito dentro do negócio.

Portanto, é possível um colaborador ter acesso às informações de outros setores. Com todas as informações necessárias sobre o que acontece dentro da empresa, as pessoas poderão trabalhar com mais segurança e atingir objetivos com maior facilidade.

Padronização dos processos dentro do sistema de gestão integrado

Para que o sistema de gestão possa ser implantado de maneira eficaz, é preciso que os colaboradores utilizem o máximo de funcionalidades que o ERP pode oferecer. Portanto, cada um deve ter clareza sobre seus processos.

Atualizar o status de vendas, processo ou projeto da empresa no software, acompanhar dashboards, analisar índices relevantes ao trabalho: tudo isto faz com que a empresa mantenha o software atualizado e padronizado. Isto significa maior controle e produtividade do negócio.

Controle de estoque no sistema de gestão integrado

O estoque é sempre uma área impactante no negócio. Muitos controles podem ficar desalinhados, e a falta de organização leva à perda de produtos e insumos e a empresa acaba no prejuízo.

Ao automatizar seu controle de estoque com a ajuda de um ERP é possível planejar melhor suas demandas, reduzindo a quantidade de produtos em estoque e fazendo-o girar mais rapidamente. Isso tudo por meio de um controle de fluxo de caixa mais eficiente, baseado nas necessidades da empresa.

Otimização de processos

Uma implantação de um SGI que não só monitora, mas apresenta as informações essenciais para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, alavancando os resultados finais. Isto significa um maior controle da qualidade do trabalho, mais tempo para os funcionários desenvolverem outras atividades e uma maior agilidade para que a empresa possa crescer e se tornar resistente em um mercado tão competitivo.

Ficou com alguma dúvida sobre como reduzir custos em sua empresa? Nos envie um comentário para que possamos te ajudar!

Demonstração Grátis