Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras

Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa

  • Home
  • Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa
Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa

Como já dizia o velho Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. Seja lá o que for trumbica, uma coisa é certa: a comunicação faz parte da organização de praticamente tudo que existe no mundo. Nem os números ou as leis fariam sentido sem a transmissão do conhecimento e a coordenação do trabalho através do diálogo.


Essa importância demorou um pouco a ser percebida por algumas empresas e pessoas, que acabaram se “trumbicando” sem a devida atenção com os processos de comunicação. Evitar os ruídos (também conhecida como falhas de comunicação) no diálogo dos colaboradores é fundamental para os resultados de qualquer empresa. Portanto, confira no post de hoje algumas dicas para evitar confusões na comunicação interna e garantir um bom entrosamento!


Fale e escute

O primeiro passo para a comunicação plena e funcional entre equipes de trabalho é garantir aos colaboradores a oportunidade de ouvir e também de falar. Decisões tomadas a portas fechadas e impostas ao grupo com falta de liberdade para promover as ideias de cada um é um péssimo hábito que deve ser abolido pelos gestores que pretendem desenvolver um bom trabalho. Chefes e subordinados devem conversar, trocar experiências e opiniões sobre as demandas do cotidiano, pois só assim é possível conhecer o perfil de cada um e sua maneira de resolver os problemas.


Muito além do mural

Muita gente ainda restringe a ideia de comunicação interna aos avisos em um mural ou, na melhor das hipóteses, em um jornalzinho de circulação interna e a intranet da empresa. Essa simplicidade deve ser abolida, afinal, o papel da comunicação na empresa não é apenas para entreter nas horas vagas ou dar pequenos avisos. O diálogo continua sendo o aspecto mais importante, e por isso, é bom considerar novas formas de comunicação entre os colaboradores.


As redes sociais e outras ferramentas de relacionamento foram criadas exatamente para evoluir esse tipo de contato entre os colaboradores. Então, não fique atrelado aos modelos do passado no momento de planejar a comunicação interna da sua empresa.


Diálogo como motivador para resultados

A boa comunicação e liberdade de opinião são alguns dos aspectos que motivam os colaboradores de uma empresa, afinal, nada como trabalhar em um local onde a pessoa sente que suas ideias são relevantes e podem fazer parte do plano de ações de seu setor.


Essa abertura para a comunicação total demonstra melhoria no desempenho. De acordo com estudo da Universidade de Michigan, as empresas que fazem a comunicação interna de forma plena apresentam margens de lucro maiores, além do crescimento na satisfação dos funcionários, algo que impacta diretamente nos resultados.


A comunicação empresarial ainda é um conceito relativamente novo, se comparado com outros aspectos da cultura corporativa. Aos poucos, as empresas passaram a entender o poder do diálogo e a necessidade de montar equipes dedicadas ao desenvolvimento de práticas comunicacionais.


Esse comportamento apenas demonstra que a preocupação com o ambiente de trabalho e com as informações é cada vez maior, visando tornar o cotidiano do trabalho algo mais transparente e produtivo.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp