Business Intelligence na tomada de decisões

//Business Intelligence na tomada de decisões

São milhões de informações pertinentes chegando a todo o momento. É interessante lembrar que, até pouco tempo, o grande problema era a falta de informações. Atualmente, graças ao desenvolvimento da Tecnologia de informação (TI), o problema se inverteu e o excesso de informações acaba por confundir e dificultar a tomada de decisões.

Lugar para buscar informações não falta. Na web, nos softwares de CRM (Customer Relationship Managment) e ERP (Enterprise Resource Planning), nas planilhas Excel e muitos outros.

Este problema de excesso impulsionou o desenvolvimento de soluções focadas na agilidade e na análise dos dados, tendo em vista gerar informações mais precisas para o gerenciamento da empresa.

Relevância

Os dados e a tecnologia foram se multiplicando e as informações se tornaram tão facilmente acessíveis que a tomada de decisão se tornou bem mais difícil. A transição da era do papel para o digital aumentou drasticamente a quantidade de dados, dificultando a análise.

Nos anos 80, as maravilhas estatísticas de uma planilha Excel se tornaram evidentes, mas só elas não resolviam nada. O importante mesmo é a profunda análise dos dados cadastrados.

Ficou evidente que um grande volume de dados não significava conhecimento. Para uma boa tomada de decisões, é fundamental entender a relação entre os dados. A relação entre as informações passou a ser a chave da produtividade nos negócios.

Relacionamento virtual

As novas formas de se comunicar, principalmente pela internet, revolucionaram a maneira como as pessoas interagem. Mensagens pelo celular, e-mails, redes sociais, blogs e outros meios digitais permitiram uma maior interação entre todos. Embora o cliente não esteja fisicamente próximo da área de atuação da empresa, sua presença, agora, é constante.

O problema é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como tomar uma decisão apoiada por informações mais relevantes? Quais são os indicadores corretos? Quais são as fatias de mercado que realmente interessam? Como responder a esta demanda sem se tornar irrelevante ou impessoal demais?

É evidente também que a quantidade de informações está enorme e vai aumentar ainda mais. Cada pacote de dados disponível precisa de formas especiais para serem filtrados, além de se tornarem mais compreensíveis. São infinitos dados armazenados na nuvem e que precisam ser agrupados de forma mais conveniente.

Business Intelligence

Como vimos acima, apenas recolher dados não é o suficiente. A necessidade realmente importante é poder retirar deles informações inteligentes e relevantes para a tomada de decisões.

Estas informações, quando bem utilizadas, revelam vários modos de ouvir os clientes, externos e internos, com mais clareza. O conceito de BI (Business Intelligence) é uma combinação de softwares, aplicativos, pessoas, processos e tecnologias que buscam interpretar os dados de interesse de uma empresa. O BI organiza os dados e faz o tratamento das informações para melhorar a tomada de decisões estratégicas nos negócios.

Entre os softwares de gestão, destacam-se aqueles que permitem a personalização do acesso às informações. Alguns, como o Advanced Business ERP, por exemplo, possuem a capacidade de alertar o usuário sobre determinados eventos.

Em qualquer empreendimento, é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas para auxiliar a tomada de decisões.

Quer saber mais como o Business Intelligence vai ajudar nos negócios? Clique aqui e deixe seu comentário. Será muito bom trocar ideias!

CTA - e-book Como a informacao pode mudar o seu negocio - p

Por | 2015-11-30T16:51:05+00:00 30/11/15|

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da ADV Tecnologia.

Ligue Agora: (11) 2261-4000 Fora do Estado de SP: 0800 818 2804