9 sinais de que sua empresa precisa de um software de gestão

/, Noticias/9 sinais de que sua empresa precisa de um software de gestão

A gestão adequada de uma empresa exige planejamento cuidadoso e processos bem estruturados, que auxiliem na consecução de seus objetivos estratégicos. Mas, na prática, acabam surgindo momentos em que tudo parece estar à deriva, com processos morosos, dificuldades na tomada de decisões pela simples falta de informações de qualidade e crescimento cada vez mais distante. Identificou-se com esse cenário nada ideal? Então pode ser que sua empresa esteja precisando de um software de gestão!

Apresentaremos a seguir 9 sinais que podem indicar a necessidade de profissionalização e organização das suas atividades. Confira e tire suas próprias conclusões sobre a adoção de um ERP para seu negócio:

Processos muito burocráticos

Processos excessivamente burocráticos são sinal de ineficiência operacional, o que vai completamente na contramão do mercado, que exige respostas cada vez mais rápidas e assertivas. Com um ERP, você elimina essa morosidade, pois organiza os fluxos de informação, dá um direcionamento para que a equipe trabalhe melhor e ainda elimina o retrabalho com a redução de atividades manuais.

Dificuldade na busca de informações

Outro sinal de que sua empresa precisa urgentemente de um software de gestão é o uso de controles descentralizados, que dificultam o acesso a informações importantes sobre o negócio. Se você tem uma planilha para cada assunto e não consegue confrontar os dados a fim de visualizar o cenário completo em que sua empresa está inserida, está na hora de pensar na integração para melhorar sua capacidade de gestão. E um ERP é ideal para isso!

Produtividade em baixa

Processos burocráticos e falta de informação na hora certa comprometem a produtividade da sua equipe, consequentemente tornando a empresa lenta no que se refere às respostas dadas ao mercado. Já imaginou perder oportunidades de venda porque seu time de vendas demora para dar retorno aos leads gerados? Para aproveitar cada oportunidade de crescimento, você precisa ser ágil e eficiente. E isso pode ser conquistado com a adoção de um sistema de gestão que otimize os processos, facilite o fluxo de informações e libere as pessoas para pensarem no estratégico em vez de no operacional.

Fluxo de caixa inconstante

Um mês você está no vermelho, no outro, no azul. As entradas e saídas de dinheiro acontecem sem que você perceba e a lucratividade da empresa é uma incógnita ainda a ser desvendada. Erros de fluxo de caixa são um sinal bastante perigoso de que a saúde da corporação anda mal. Mas isso pode ser facilmente resolvido ao adotar um sistema de gestão com um módulo robusto de gestão financeira. Relatórios gerenciais, fluxo de caixa em dia, projeções de receitas e despesas: tudo isso pode ser facilmente gerado com o auxílio de um sistema ERP, eliminando as planilhas que nada contribuem para uma visão estratégica do negócio.

Descontrole em relação aos custos

Vale lembrar que custos são todos os gastos relacionados à produção de bens e serviços de uma empresa, que afetam diretamente tanto a capacidade de produção como o preço de venda. Se você não sabe quanto custa produzir uma unidade de um produto ou qual é o custo da prestação de um serviço, pode estar praticando preços abaixo do necessário para gerar rentabilidade para a empresa. Nesse sentido, o ERP ajuda a organizar os custos de produção e, com isso, formar seu preço de venda da forma correta, garantindo a competitividade perante o mercado.

Gestão de estoque inadequada

Como o estoque faz parte do capital de giro da empresa (é dinheiro investido), deve trazer retorno financeiro. A lógica é simples: quanto maior é seu estoque, mais capital parado você tem. É como se guardasse dinheiro embaixo do colchão, sem rendimento algum, apenas desvalorizando. Em contrapartida, se você tem estoque a menos, corre o risco de parar a produção ou até mesmo as vendas por falta do que colocar na prateleira. Isso significa que a gestão de estoque deve ser minuciosa, obedecendo a regras bastante claras para a entrada e a saída de mercadorias. A reposição de produtos deve ser ágil, mas sem comprometer sua capacidade de negociação junto aos fornecedores. A melhor forma de chegar a esse nível de eficácia? Contando com um software de gestão que ofereça recursos de controle de estoque para manter seu estoque sempre em dia.

Ineficiência nas vendas

As vendas são a garantia da perpetuidade do seu negócio, certo? Mas e quando elas não acontecem na mesma velocidade com que os gastos são feitos? Esse pode ser um sinal de que você está precisando automatizar seu setor comercial, implementando um software de gestão com um módulo de CRM. Com um CRM, sua força de vendas será capaz de otimizar os contatos com novos leads, registrar o histórico de interações, realizar atendimentos mais precisos e, no fim das contas, elevar os resultados em pouquíssimo tempo.

Índice ruim de satisfação dos clientes

A primeira venda até acontece, mas depois parece que os clientes somem, aumentando a pressão do time em captar mais e mais leads. As reclamações são constantes e seus clientes parecem nunca estar satisfeitos. Isso é comum quando não se tem o suporte tecnológico adequado para encantar e fidelizar os consumidores! Para solucionar essa questão, uma ferramenta que ajude na gestão da carteira de clientes, como um ERP equipado com módulo de automação de vendas, é essencial. Com esse auxílio, seu time de vendas será capaz de entender o comportamento dos consumidores, extrair valiosos insights sobre cada interação e, com isso, desenvolver abordagens de vendas mais precisas, focadas nas reais necessidades do público-alvo.

Tomada de decisão baseada no feeling

Por muito tempo, o feeling do empreendedor era o curso natural de muitas empresas. Mas com a quantidade de informação disponível e a dinamicidade do mercado atual, não é razoável contar apenas com a sorte. É preciso tomar decisões baseadas em dados. E isso se torna muito mais fácil com a ajuda de um software de gestão que conte com todas as variáveis estratégicas integradas e prontamente disponíveis por meio de relatórios dinâmicos e intuitivos.

Viu só como utilizar um ERP não é mero capricho? Muito pelo contrário, é uma necessidade para qualquer empreendimento que deseja crescer de maneira sustentável, planejando cada passo rumo ao sucesso. Um software de gestão permite melhorar a compreensão sobre seu ambiente de negócios, tomar melhores decisões e acompanhar a evolução da empresa com precisão, eliminando o máximo de riscos.

Se você está em busca de um software de gestão confiável, que dê o suporte necessário para o crescimento da sua empresa, não deixe de baixar a apresentação do Advanced Business ERP. Ele foi construído para prover seu negócio com as melhores informações estratégicas de maneira fácil e intuitiva! Então o que ainda está esperando?

CTA - e-book Como escolher a melhor ferramenta de gestão para sua empresa

Por | 2016-06-22T09:28:41+00:00 22/06/16|

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da ADV Tecnologia.

Ligue Agora: (11) 2261-4000 Fora do Estado de SP: 0800 818 2804