7 motivos para automatizar sua equipe de vendas externa

//7 motivos para automatizar sua equipe de vendas externa

Conforme os recursos tecnológicos avançam, torna-se necessário que mais e mais empresas acompanhem tal evolução, a fim de garantir amplo desempenho e competitividade no mercado. E a verdade é que quanto mais a tecnologia evolui, mais se modificam as necessidades tanto dos consumidores como das empresas. Nesse cenário, a automação do processo de vendas vem provando ser uma excelente forma de ganhar tempo e ampliar a lucratividade dos negócios, já que a equipe de vendas que sai a campo exige muito controle e organização a fim de que os resultados desejados apareçam. Precisa de mais bons motivos para automatizar sua equipe de vendas externa? Então fique de olho no nosso post:

Agilidade na separação e entrega dos produtos

Com um sistema de automação de força de vendas (AFV) bem integrado ao software de gestão da empresa (ERP), é possível garantir muita agilidade ao processo de faturamento e entrega, pois assim que o vendedor externo realiza a venda, imediatamente este pedido já entra na empresa pronto para iniciar todo o processo de aprovação, separação, faturamento e entrega. Em empresas que não possuem este tipo de automação, muitos vendedores acumulam pedidos para enviar de uma única vez, criando gargalos em alguns dias, como no final do mês por exemplo. O sistema automatizado também oferece ferramentas para a organização e a montagem das cargas, além do planejamento do itinerário de entrega. Acredite: a redução no tempo da entrega das encomendas certamente agradará bastante os clientes!

Mais confiabilidade das informações

Além de agilizar o processo, a automação da equipe de vendas externas também traz mais segurança e confiabilidade à informações, pois aquilo que foi digitado pelo vendedor é de fato o que será entregue.  Em empresas que que recebem pedidos do vendedor por e-mail ou telefone, e precisam digitar estes pedidos no ERP, é mais comum ocorrer erros nesta transcrição, através de digitação de códigos ou quantidades erradas. Isto causa transtornos junto ao cliente, que irá receber produtos errados, e custos extras a empresa com a devolução e troca destes produtos. Além disto, as regras comerciais da empresa podem ser configuradas na ferramenta, que somente aceitará pedidos que estiverem dentro das regras estabelecidas. Isto evita descontos excessivos e pedidos não lucrativos.

Otimização do controle de estoque

Por meio de um sistema de automação, cada membro da equipe de vendas passa a ter acesso à quantidade exata disponível de cada produto no estoque, bem como se já é tempo de solicitar sua reposição, otimizando o controle de estoque. Dessa forma, cada vendedor trabalhará, obviamente, no sentido de vender os itens que a empresa efetivamente poderá entregar. Essa é uma forma prática de trabalhar para o benefício do todos, envolvendo tanto a empresa como os clientes, e evitando os famosos cortes de pedidos que tanto afetam o faturamento das empresas.

Maior controle sobre pedidos e clientes

Com a automatização, a equipe de vendas externa consegue administrar sua carteira de clientes e pedidos com fácil acesso a todas as informações relacionadas, como:

  • Pedidos realizados;
  • Status de cada pedido;
  • Situação financeira dos clientes;
  • Frequência e volume de compra;
  • Riscos de inadimplência;
  • Estoque disponível;
  • Preços dos produtos;
  • Visualização dos produtos;
  • Pedidos bloqueados e faturados;
  • Indicadores de vendas;
  • Informações de clientes

São informações importantíssimas para o dia a dia da equipe de vendas que passam a ficar acessíveis em tempo real, podendo ser consultadas no momento do contato com o cliente, permitindo ao vendedor realizar uma transação mais segura e satisfatória para ambas as partes.

Redução de inadimplência

Com um maior controle sobre cada cliente por meio da automação de vendas, o vendedor passa a receber alertas a respeito de clientes inadimplentes por meio das ferramentas de aprovação, análise e controle de crédito. Essa é, sem dúvida, uma forma extremamente eficiente de detectar riscos e evitar a conclusão de vendas com maiores possibilidades de prejuízos que de rentabilidade.

Eficiência na realização de orçamentos

Outra grande vantagem oferecida por um sistema automatizado para a equipe de vendas externa está diretamente ligada à melhoria na elaboração e no envio de orçamentos por e-mail, permitindo que mais clientes recebam atendimento em menos tempo. É possível, ainda, acompanhar orçamentos já elaborados e enviados, mas ainda não aprovados, o que facilita as conversões em vendas. Tudo isso se reflete em:

  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Melhor qualidade.

Melhoria na tomada de decisões

Com acesso mais rápido à informações mais confiáveis, os gestores podem tomar decisões mais rápidas, identificando clientes que precisam ser visitados, ou que deixaram de realizar pedidos no último período. Em empresas sem este tipo de ferramenta, normalmente demora-se muito até o gestor perceber que um cliente deixou de comprar, ou sobre itens que são muito cotados e pouco aprovados.  Enfim, o melhor acesso às informações sobre clientes, pedidos, produtos e estoque, bem como o uso das ferramentas gerenciais favorecem uma tomada de decisão mais rápida e precisa. Dessa forma, o gestor ou colaborador responsável por cada área pode receber informações automáticas e tomar decisões como:

  • Alterar preços ou margens de produtos;
  • Comprar produtos para atender um aumento de demanda;
  • Retirar um item de circulação ou adotar um novo;
  • Avaliar a participação por região;
  • Criar estratégias diferenciadas conforme o perfil do cliente.

E sua empresa, ainda não tem uma equipe de vendas externa automatizada? Pois já passou da hora de investir em um software de gestão, não acha? Comente aqui e nos conte como atualmente controla sua equipe de vendas! Está se saindo bem ou vem tendo dificuldades? Compartilhe suas experiências conosco!

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Por | 2016-01-13T09:23:49+00:00 13/01/16|

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