Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Veja 5 vantagens do Business Intelligence para sua empresa

Veja 5 vantagens do Business Intelligence para sua empresa

Mukhles Zaman, autor do artigo, “Business Intelligence: Its Ins and Outs” (Inteligência de negócios: seus prós e contras), definiu inteligência de negócios como: “um termo genérico que combina arquiteturas, aplicativos e bancos de dados. Ela permite acesso interativo, análise e manipulação de informações, em tempo real, e que fornece um fácil acesso aos dados corporativos.”

Qualquer empresa, independente do porte, pode se beneficiar muito com o uso de BI. São inúmeros benefícios evidentes. Um bom indicativo de que esta é uma tendência importante vem dos Estados Unidos. Lá, o presidente anunciou a criação de um departamento só para análise e coleta de dados.

Veja algumas vantagens no uso de BI (Business Intelligence).

Aumento nas vendas

A inteligência de negócios está bastante ligada com o departamento comercial e a melhoria dos processos de vendas. O BI analisa os clientes, o período ou duração das transações dentro de um grande número delas dentro do funil de vendas.

Uma visão ampla de todos os componentes da venda ou da relação com os prospects vai fazer com que as mudanças no processo sejam contínuas. A experimentação será com mais fundamento e com experiência de acertos.

Sem BI, os vendedores continuarão usando o feeling. Com o BI, é possível enxergar com clareza aquilo que está funcionando melhor e o que não está e, assim, redirecionar esforços e dinheiro para projetos com melhor rendimento.

Maior eficiência do marketing

Todo departamento de marketing precisa encontrar novas maneiras de auxiliar a empresa a crescer. É cada vez mais necessário ter a capacidade de analisar os retornos das campanhas, rendimentos, custos e outros detalhes que aumentem o retorno dos investimentos.

As capacidades analíticas da inteligência de negócios podem fornecer para o marketing as diretrizes para determinar onde cada centavo do departamento de marketing será mais bem gasto.

Não só a equipe de marketing pode usar os projetos de BI para encontrar as campanhas e promoções mais eficazes, como, também, podem usá-los para encontrar onde são menos eficazes. A atuação será mais pontual e a operação terá uma eficiência maior.

Acompanhamento em tempo real

Não basta saber quanto dinheiro vai entrar, mas também quando ele vai entrar. Quanto antes e mais precisa for a previsão das entradas, melhor será o planejamento estratégico da empresa.

Usando os dados de Business Intelligence, o gestor pode coletar informações indispensáveis para prever o comportamento do fluxo de caixa. As planilhas Excel atuais já não têm capacidade de lidar com tantas variáveis, principalmente com a rapidez necessária. A melhoria de processos neste setor já seria motivo suficiente para entrar no mundo do BI.

Gerenciamento de estoque mais preciso

Muitas empresas já utilizam alguma forma de BI para monitorar e ajustar automaticamente os níveis de estoques. Um bom software de ERP, por exemplo, vai fornecer importantes informações relativas aos produtos em estoque.

Com o auxílio do BI, é possível ir além e conhecer outros detalhes que permitirão um gerenciamento mais otimizado da cadeia de abastecimento.

Auxílio para a área de compras

O setor de compras é outro departamento que pode realmente beneficiar-se do BI. Um software de Business Intelligence pode ajudar o departamento a gerenciar coisas como fornecedores, fontes de matéria prima, estoques e muito mais. A análise desses dados passa a ser feita por um processo mais automático e menos subjetivo.

Como o BI fornece métricas objetivas e analíticas, é possível ver onde os problemas realmente estão e trabalhar em conjunto para melhorar os processos de negócios.

Quer saber mais sobre Business Intelligence? Assine nossa newsletter!

Compartilhe