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Use a inteligência emocional a seu favor para vender mais na crise

Use a inteligência emocional a seu favor para vender mais na crise

Em tempos de crise, em que os negócios e as vendas costumam estar bem abaixo do esperado, manter o equilíbrio emocional, o bom humor e não demonstrar preocupação com a situação atual pode ser um verdadeiro desafio para líderes e gestores, que precisam encontrar um equilíbrio para manter o negócio rodando e fazer o que for possível para vender mais na crise.

Por isso, a intelig√™ncia emocional √© um fator determinante nessas √©pocas. Quando um l√≠der trabalha sobre muita press√£o, assumindo todas as responsabilidades e fun√ß√Ķes dentro de uma empresa, tende a perder facilmente o equil√≠brio e o controle da situa√ß√£o, tomar decis√Ķes erradas, e seu relacionamento com s√≥cios, colaboradores e clientes pode ser afetado, prejudicado ainda mais o neg√≥cio e ocasionando uma queda ainda mais acentuada nas vendas.

Isso mostra como vender mais na crise tem tudo a ver com o controle da intelig√™ncia emocional, e como essa capacidade √© fundamental para qualquer cargo de lideran√ßa. Gestores que conseguem manter o equil√≠brio, analisar a situa√ß√£o com um olhar mais cr√≠tico e pensar fora da caixa tendem a encontrar solu√ß√Ķes para os problemas de forma mais f√°cil, al√©m de garantir um melhor relacionamento com seus colaboradores e clientes.

Nesses cenários, a inteligência emocional requer que os gestores trabalhem dois tipos de habilidades: as habilidades interpessoais e intrapessoais. Neste artigo, vamos entender um pouco mais como essas habilidades contribuem para a inteligência emocional, e o que os gestores devem fazer para aprimorar estas habilidades. Continue lendo!

Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais dizem respeito à forma como nos relacionamos com outras pessoas. E elas são fundamentais, pois, em uma empresa, os gestores estão constantemente lidando com outras pessoas, sejam sócios, colaboradores, clientes ou fornecedores.

Quando estamos emocionalmente abalados ou sob grande pressão psicológica, tendemos a perder a calma com mais facilidade, às vezes tratando colaboradores da forma como não deveríamos, ou até mesmo discutindo com sócios e clientes. Dento de uma organização, as habilidades interpessoais podem ser divididas nas 3 outras categorias que veremos a seguir.

1. Consciência social

Gestores que desenvolvem esta habilidade conseguem entender facilmente as emo√ß√Ķes, necessidades e preocupa√ß√Ķes de outras pessoas. Al√©m disso, uma boa consci√™ncia social tamb√©m ajuda a reconhecer as din√Ęmicas de poder dentro de um grupo. E como isto pode ajudar uma empresa a vender mais na crise?

Basta imaginar o poder desta sensibilidade ao reconhecer facilmente o que seus clientes precisam. Nessas épocas, o comportamento dos clientes também muda, e quem conseguir identificar rapidamente suas necessidades, com certeza obterá grandes vantagens sobre a concorrência.

2. Gest√£o de relacionamentos

Manter um bom relacionamento com todos os stakeholders é essencial em tempos crise. A preocupação sobre o negócio não pode ser transpassada aos colaboradores, e o gestor precisa desenvolver ainda mais a capacidade de inspirar e influenciar seus funcionários a darem o melhor de si.

Al√©m disso, manter a alegria e a confian√ßa ao se relacionar com fornecedores e clientes tamb√©m ajuda a conseguir melhores negocia√ß√Ķes e a passar mais confian√ßa para que todos fa√ßam bons neg√≥cios.

3. Comunicação

Manter uma boa comunicação com sócios, investidores e o conselho (quando houver) ajuda a aliviar a pressão sobre os gestores. Quando a comunicação é clara e objetiva, e mostra todos os esforços que estão sendo realizados pelas equipes, ela reduz as cobranças e prova que tudo que está ao alcance está sendo feito.

A comunicação interna com colaboradores também é essencial para passar tranquilidade à equipe. Qualquer time sob muita pressão tende a não render da mesma forma, o que acarreta diretamente em queda nas vendas.

Habilidades Intrapessoais

As habilidades intrapessoais dizem respeito a como os gestores reagem √† press√£o de forma pessoal ‚ÄĒ ou seja, como eles pr√≥prios lidam com situa√ß√Ķes negativas. Essas habilidades podem ser divididas em 2 categorias.

1. Autoconsciência

√Č a capacidade de o gestor conhecer a si pr√≥prio em termos de comportamento. Essa habilidade diz respeito a quanto o gestor tem consci√™ncia sobre a gravidade de cada situa√ß√£o e como ele se responsabiliza por cada acontecimento. Em tempos de crise, h√° gestores que preferem apenas acompanhar os fatos e aceitar a derrota, procurando culpados ou achando que simplesmente n√£o h√° nada que possa ser feito.

Por outro lado, existem gestores que, apesar de reconhecerem as dificuldades da situação, também procuram oportunidades, acham formas de inovar seus produtos ou serviços, buscam atender ainda melhor seus clientes e conseguem vender mais na crise.

2. Autogerenciamento

O autogerenciamento diz respeito √† capacidade de o gestor gerir suas pr√≥prias emo√ß√Ķes, seu estado de esp√≠rito e seu senso de humor. E esse autogerenciamento √© fundamental para que o gestor consiga pensar em alternativas com mais clareza e n√£o comprometa suas habilidades interpessoais, como o relacionamento com colaboradores e clientes.

O autogerenciamento também diz respeito a como um gestor consegue suportar a pressão sobre uma situação negativa, seja pela cobrança dos sócios e investidores, ou pelo fato de não estar atingindo os resultados esperados.

Como desenvolver sua inteligência emocional

Seja em uma microempresa ou uma multinacional, as habilidades interpessoais e intrapessoais s√£o fundamentais para uma gest√£o eficaz e de bons resultados ‚ÄĒ e s√£o ainda mais importantes em tempos de crise!

Poucas pessoas nascem com todas essas habilidades desenvolvidas, e a boa notícia é existem formas de aprimorá-las para que consigamos transformá-las em resultados concretos, ajudando até mesmo uma empresa a vender mais na crise. Vejamos algumas dicas para exercitar a inteligência emocional como gestor:

  • Realize um processo de coaching de autoconhecimento ‚ÄĒ isso pode ajudar uma pessoa a aprender a lidar com as pr√≥prias emo√ß√Ķes, entendendo suas limita√ß√Ķes e ajudando a potencializar suas qualidades em benef√≠cio dos neg√≥cios.
  • Procure mais oportunidades, mesmo nas situa√ß√Ķes mais dif√≠ceis ‚ÄĒ em uma situa√ß√£o de baixa nas vendas, √© preciso entender o acontecimento a partir de uma vis√£o macro, procurando aspectos positivos e transformando-os em alguma nova oportunidade.
  • Capacite-se ainda mais e aplique todo o conhecimento poss√≠vel em prol do neg√≥cio. Tempos de crise podem ser √≥timas oportunidades para aprimorar suas habilidades sobre gest√£o e sobre o neg√≥cio como um todo.
  • Reforce a import√Ęncia da equipe, e fomente a ideia de que uma equipe unida tem mais for√ßa para enfrentar os desafios na empresa. Fa√ßa sess√Ķes de brainstorming constantes, pe√ßa feedbacks, e esteja sempre aberto a novas ideias.
  • Desenvolva uma automotiva√ß√£o di√°ria, tanto pessoal quanto com todo o time, e busque sempre fazer algo novo e melhor. Essa motiva√ß√£o ajuda a manter o time mais empolgado refletindo diretamente em melhores resultados nas vendas.
  • Use a tecnologia a seu favor. N√£o absorva toda a press√£o de gerir um neg√≥cio ou tente resolver todos os problemas sozinho; especialmente em pequenos neg√≥cios, √© comum seus gestores acumularem diversas tarefas t√©cnicas e administrativas. Procure utilizar um sistema que apoie na gest√£o no neg√≥cio, que ir√° automatizar parte dos processos, entregar relat√≥rios e ajudar a visualizar a organiza√ß√£o de uma forma muito mais clara e organizada. A utiliza√ß√£o de um software de gest√£o, por exemplo, ajuda o gestor a reduzir o desgaste emocional, j√° que tem todas as informa√ß√Ķes em √ļnico lugar.

Como vimos, a intelig√™ncia emocional √© essencial na gest√£o de um neg√≥cio e pode garantir melhores condi√ß√Ķes para as tomadas de decis√£o corretas, um melhor relacionamento com colaboradores e clientes, e ajudar diretamente uma empresa a vender mais na crise.

Gostou do post? Tem outra dica ou alguma d√ļvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu coment√°rio!

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