Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Tríade do Tempo: Conheça esse método de organização

Tríade do Tempo: Conheça esse método de organização

A máxima que tempo é dinheiro é verdadeira e, a cada momento que uma equipe perde tempo com tarefas que não são realmente relevantes para o negócio, uma oportunidade de crescimento e fortalecimento é desperdiçada.

Como se trata de um recurso limitado, o tempo deve ser gerenciado de maneira adequada para garantir que tudo seja feito corretamente, em tempo hábil e de maneira otimizada. O método Tríade do Tempo, por sua vez, é uma ótima opção para esse gerenciamento.

Conheça do que ele se trata e como aplicá-lo.

O que é o método Tríade do Tempo?

O método Tríade do Tempo é uma metodologia de organização desenvolvida por Christian Barbosa, considerado um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo do Brasil. Nela, o tempo é dividido em três categorias principais: circunstancial, importante e urgente. Essa divisão auxilia na definição de prioridades e na conclusão de tarefas.

Além disso, esse método também estabelece uma prática específica para que todas as tarefas sejam realizadas de modo a garantir mais tempo livre e também mais produtividade.

Como colocar o método Tríade do Tempo em ação?

De maneira geral, o método Tríade do Tempo pode ser executado por qualquer pessoa e é especialmente útil para questões profissionais, já que garante que a equipe fique mais produtiva e se mantenha mais consciente sobre o uso do seu tempo em geral.

Para a execução desse método, é preciso:

Classificar cada tarefa

O primeiro passo deve ser a classificação de cada tarefa entre importante, urgente e circunstancial. Tarefas importantes possuem prazos e resultados, enquanto as tarefas urgentes já passaram do tempo em que deveriam ser realizadas ou possuem uma janela de tempo pequena. As tarefas circunstanciais, por sua vez, são aquelas que não passam de desperdício de tempo.

Mensurar o tempo

É impossível fazer um planejamento de tarefas sem saber quanto tempo é necessário para realizá-las. Por isso, outra etapa inclui uma gestão do tempo de modo a calcular o tempo necessário para que cada tarefa seja realizada.

Identificar prioridades, tarefas e objetivos

A seguir, é preciso identificar prioridades e também o que se deseja realizar com a implantação desse método. Conhecer e listar as principais tarefas também é importante.

Definir metas e planejar

Para conseguir realizar as tarefas pretendidas, é necessário definir metas e fazer um planejamento para a realização dessas etapas. O planejamento também pode ser feito em bases semanais, mensais e anuais e pode incluir delegações de tarefas.

Organizar e executar

Por fim, é necessário organizar o ambiente de trabalho, físico e digital, para evitar perdas de tempo e, em seguida, começar a execução, que deve ser focada e não deve ser interrompida por urgências e imprevistos.

Quais as vantagens do método Tríade do Tempo?

A principal vantagem do método Tríade do Tempo é, naturalmente, garantir maior produtividade e diminuir o desperdício de tempo em tarefas que não são realmente benéficas ou construtivas.

Além disso, quando utilizado para uma equipe, esse método garante o aumento da força de trabalho e também fornece resultados mais focados e acertados. Não menos importante, o uso desse método também garante mais tempo livre e menos atrasos e descumprimentos de prazos.

Sua facilidade de execução e versatilidade para diferentes ambientes também aparecem como vantagens.

O método Tríade do Tempo é uma metodologia que visa a organização do tempo e planejamento de execução de tarefas de maneira otimizada. Com a definição correta do que é importante e do que deve ser feito, é possível aumentar a produtividade e otimizar a empresa e o desempenho.

Quais são suas dificuldades sobre a organização do tempo? Você usa algum método específico? Para receber mais informações como essa, assine nossa newsletter!

Compartilhe