Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Técnica pomodoro: Aumente sua produtividade com a gestão do tempo

Técnica pomodoro: Aumente sua produtividade com a gestão do tempo

O nome pode soar engraçado, mas o fato é que a técnica pomodoro pode ser mais útil do que parece para aumentar a sua produtividade no trabalho. Como sabemos, falta de tempo é um dos maiores problemas da sociedade moderna e, evidentemente, acaba afetando negativamente nosso desempenho profissional. Pensando nisso, um estudante italiano criou essa estratégia, que vem ganhando espaço no universo corporativo e obtendo resultados impressionantes.

Apesar da denominação divertida e do surgimento pouco ortodoxo, ela tem se mostrado bastante conveniente na solução desse problema tão atual. Nosso interesse no post de hoje é justamente demonstrar como ela pode trazer diversos benefícios para sua carreira e mudar a forma como você organiza seus horários. Acompanhe a seguir e descubra mais:

O que é e como surgiu?

A técnica pomodoro é, em linhas gerais, uma estratégia para gerir o tempo sem perder eficiência. Ela foi criada, por incrível que pareça, por um estudante universitário italiano chamado Francesco Cirillo. Ele, como praticamente todos os alunos do planeta, sofria para cumprir prazos e chegar nos horários, atrasando constantemente sua cota de tarefas.

Com muita criatividade e alguma dose de improvisação, o jovem se propôs um desafio apenas com o que tinha disponível em mãos: um daqueles divertidos timers de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano). De início, ele tentava estudar sem parar por 10 minutos, ajustando a campainha do objeto para soar ao final desse prazo. A ideia deu tão certo que hoje até grandes empresas já utilizam a técnica e o próprio universitário italiano criou um site ensinando como aplicá-la.

A versão atualizada

Depois da fase inicial, Cirillo foi atualizando a técnica para aumentar a produtividade cada vez mais. Hoje em dia, sua versão mais difundida propõe que você escolha a tarefa a ser cumprida e programe o alarme para 25 minutos, por exemplo (vale usar qualquer artefato que marque as horas: não precisa ser o timer em forma de tomate!). Você então tentará cumprir a tarefa com foco total até que o alarme toque e então marcará um “ok” em uma folha de caderno ou bloco. Então você deverá fazer uma breve pausa (cerca de 5 minutos) e seguir para a próxima empreitada. A cada ciclo de 5 marcações, você terá direito a fazer uma pausa mais longa — entre 20 e 30 minutos.

Como ela pode aumentar a produtividade?

A técnica pomodoro pode ajudá-lo a aumentar a produtividade de diversas maneiras. Ela exige, acima de tudo, disciplina pessoal, pois é você quem comandará o timer e fiscalizará se está cumprindo o que se propôs com foco total.

A primeira vantagem que ela possui é ajudá-lo a definir melhor seu tempo. Você pode pegar as horas de que dispõe para fazer suas tarefas e dividi-las de acordo com a estratégia, em períodos de tempo que julgar convenientes. Assim, você sabe a hora que começa e a hora que acaba, dando a si mesmo a oportunidade de curtos intervalos, que podem ser encarados como pausas vantajosas. As pausas vantajosas são essenciais para que não haja queda de desempenho ou perda de concentração, fazendo com que você consiga ter uma performance excelente por muito mais tempo.

Você também utiliza a pressão como sua aliada: ao definir 25 minutos para realizar certa tarefa, você se impõe a obrigação de terminar o que se propôs, gerando um stress positivo no seu trabalho. Isso é excelente para não ficar postergando ou se distrair com um site de notícias ou suas mídias sociais.

Outro ponto positivo é que você define prioridades. Um dos grandes problemas do universo corporativo de hoje é que há trabalho demais e as pessoas não sabem sequer por onde começar. Muitas vezes perdemos tempo com objetivos pouco claros, mas ao usar a técnica pomodoro deixamos o que não é tão urgente de lado e começamos a resolver o que realmente interessa, disparando nossa produtividade.

E então, já está preparado para usar a técnica pomodoro a seu favor? Conte para nós a sua experiência e não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Compartilhe