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Saia da crise! Descubra por que clientes est√£o sumindo da sua loja

Saia da crise! Descubra por que clientes est√£o sumindo da sua loja

Sua loja n√£o tem mais o mesmo movimento de antigamente? Voc√™ sente que a sua lucratividade est√° caindo com o sumi√ßo dos clientes? A crise econ√īmica que estamos atravessando est√° prejudicando os seus neg√≥cios?

Calma, nada disso é motivo para o desespero! Certamente o mau momento da economia, turbinado pela política instável do país, vem contribuindo para esse cenário, em que é cada vez mais desafiador atrair e manter os clientes.

Isso n√£o significa, por√©m, que os gestores n√£o podem tomar a√ß√Ķes efetivas para manter o neg√≥cio competitivo, cativando novos compradores e mantendo um crescimento nas vendas. No artigo de hoje vamos te mostrar t√°ticas eficientes para que voc√™ saia da crise e mantenha a sua loja crescendo. Ficou curioso? Confira!

Invista em organização e conforto

Garantir que o cliente permaneça na sua loja tempo suficiente para que ele tenha a oportunidade de encontrar o produto que está procurando é essencial para que ele faça a melhor decisão de compra. Para isso, é necessário oferecer um ambiente confortável, organizado e, claro, limpo.

Por isso, otimize a organização das prateleiras, melhorando a disposição dos produtos e seus preços e facilitando a leitura do cliente sobre a sua loja. Invista em móveis confortáveis como sofás e cadeiras, que podem ser utilizadas enquanto ele espera atendimento, e mantenha o ambiente muito bem higienizado.

Al√©m disso, elimine a polui√ß√£o sonora ‚ÄĒ¬†como m√ļsica muito alta e estridente ou o inc√īmodo barulho de reformas. Essas podem soar como dicas superficiais, mas s√£o fundamentais para manter um ambiente convidativo, agrad√°vel e que transmita ao consumidor a seriedade e a confiabilidade do seu neg√≥cio.

Controle o estoque

No nosso primeiro t√≥pico¬†falamos sobre como o impacto de uma boa organiza√ß√£o visual √© positiva para o ambiente de compras. No entanto, √© preciso ir muito al√©m da imagem: sua loja tamb√©m precisa ter um r√≠gido controle de estoque, tanto para que voc√™ n√£o fique sem produtos quanto para evitar o famoso encalhe ‚ÄĒ que gera um aumento desnecess√°rio de custos.

Por isso é necessário que esse controle seja feito de maneira sistemática, baseado em métricas confiáveis que possam ser constantemente auferidas. Uma boa maneira de fazer uma gestão eficiente de estoque é usar a tecnologia como aliada.

N√£o √© a toa que os softwares de gest√£o integrada (ERP) v√™m se popularizando entre empresas de todos os portes. Eles re√ļnem as informa√ß√Ķes do seu estoque de maneira simples, eficiente e integrada a outras √°reas do seu neg√≥cio, como o setor de vendas ou de contato com fornecedores. Tudo para que n√£o falte nada e seu cliente encontre sempre o que ele precisa quando entrar na sua loja.

Ofereça vantagens

Você já sabe que ter um bom controle do estoque é um passo fundamental para manter um bom equilíbrio financeiro e continuar conquistando e fidelizando clientes. Um dos efeitos mais claros disso é quando você detecta que tem produtos encalhados que precisam de rodagem.

Uma boa op√ß√£o para girar o estoque √© investir em promo√ß√Ķes, uma a√ß√£o cl√°ssica de marketing que continua eficiente para aumentar as suas vendas e visibilidade. Para fugir da crise, todo mundo est√° √† procura de produtos e servi√ßos mais em conta, coisas que voc√™ pode oferecer sem ter de sacrificar em demasia a sua lucratividade.

Lembre-se, por√©m, de que o pre√ßo puro e simples pode n√£o ser tudo: tamb√©m ofere√ßa condi√ß√Ķes mais vantajosas de pagamento, assist√™ncia t√©cnica e garantia prolongadas ou at√© mesmo seguros contra roubo e problemas n√£o contemplados nos seguros tradicionais.

Fidelize clientes

Para crescer, sua empresa precisa estar sempre desbravando diferentes nichos de mercado e conquistando novos clientes. Fidelizar os seus compradores atuais, no entanto, é igualmente importante e muito mais barato.

H√°, inclusive, uma famosa frase do guru norte-americano do marketing Philip Kloter que comprova essa tese: ‚Äúconquistar um novo cliente √© cinco vezes mais caro do que manter o antigo!‚ÄĚ.

Por isso, invista em condi√ß√Ķes especiais para compradores habituais, que podem ir desde o eficiente cart√£o de fidelidade (ofere√ßa coisas como ‚Äúna compra de cinco produtos, ganhe o sexto gr√°tis‚ÄĚ), at√© um atendimento de venda e p√≥s-venda personalizados. Ou seja, √© preciso investir na satisfa√ß√£o do cliente para que ele n√£o se sinta inclinado a trocar voc√™ pela concorr√™ncia.

Aumente sua visibilidade

Em tempos de crise, o reflexo imediato dos gestores costuma ser ‚Äúvamos cortar custos‚ÄĚ. Esse tipo de a√ß√£o √© importante para manter a sa√ļde do seu neg√≥cio, mas deve ser feita com cuidado para que voc√™ n√£o acabe passando a tesoura em setores que, na verdade, precisam receber investimentos.

Um bom exemplo é o marketing: não cometa o erro de acreditar que investir na divulgação da sua marca é algo supérfluo. Afinal, seus clientes nunca entrariam na sua loja sem saber que você oferece produtos e serviços diferenciados, que você tem preços competitivos e que o seu negócio é respeitado por clientes e até mesmo pela concorrência.

√Č claro que em momentos de turbul√™ncia financeira seus gastos precisam ser otimizados. A dica, portanto, √© apostar em novas maneiras de promo√ß√£o e de visibilidade, como o marketing digital.

Al√©m de ser mais barato que a propaganda em meios tradicionais, ele √© igualmente eficiente, pode ser direcionado com muita assertividade para o seu p√ļblico-alvo e ainda pode ser constantemente mensurado para garantir que o seu investimento est√° trazendo resultados concretos para o seu neg√≥cio.

Treine e motive sua equipe

N√≥s j√° mencionamos que manter o cliente satisfeito √© fundamental para que ele continue comprando na sua loja, certo? No entanto, essa satisfa√ß√£o n√£o est√° atrelada unicamente a pre√ßos baixos, promo√ß√Ķes e formas de pagamento vantajosas.

Grande parte dela est√° ligada √† forma como o comprador se sente atendido e tratado pela sua equipe. Estamos falando, claro, de um atendimento pautado pela educa√ß√£o e gentileza, mas tamb√©m da capacidade que sua equipe tem de oferecer solu√ß√Ķes de maneira clara, responder √†s quest√Ķes relativas aos seus produtos e dar aten√ß√£o constante no p√≥s-venda.

Por isso √© t√£o importante manter seus funcion√°rios treinados, tanto para aprimorar o conhecimento t√©cnico deles sobre os produtos e servi√ßos que voc√™ oferece, quanto para responder quest√Ķes sobre o funcionamento da sua loja, prazos e garantias, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que o funcion√°rio satisfeito trabalha melhor, atende melhor e vende mais. Portanto, investir na satisfa√ß√£o dos seus funcion√°rios, oferecendo condi√ß√Ķes justas de trabalho e um bom ambiente laboral, √© o primeiro e decisivo passo para garantir a satisfa√ß√£o do seu comprador.

Agora que voc√™ j√° sabe como n√£o deixar sua loja vazia mesmo durante tempos de turbul√™ncia econ√īmica, que tal compartilhar essas informa√ß√Ķes nas suas redes sociais? Afinal, √© mais f√°cil fugir da crise quando o fazemos juntos!

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