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Sua loja não tem mais o mesmo movimento de antigamente? Você sente que a sua lucratividade está caindo com o sumiço dos clientes? A crise econômica que estamos atravessando está prejudicando os seus negócios?

Calma, nada disso é motivo para o desespero! Certamente o mau momento da economia, turbinado pela política instável do país, vem contribuindo para esse cenário, em que é cada vez mais desafiador atrair e manter os clientes.

Isso não significa, porém, que os gestores não podem tomar ações efetivas para manter o negócio competitivo, cativando novos compradores e mantendo um crescimento nas vendas. No artigo de hoje vamos te mostrar táticas eficientes para que você saia da crise e mantenha a sua loja crescendo. Ficou curioso? Confira!

Invista em organização e conforto

Garantir que o cliente permaneça na sua loja tempo suficiente para que ele tenha a oportunidade de encontrar o produto que está procurando é essencial para que ele faça a melhor decisão de compra. Para isso, é necessário oferecer um ambiente confortável, organizado e, claro, limpo.

Por isso, otimize a organização das prateleiras, melhorando a disposição dos produtos e seus preços e facilitando a leitura do cliente sobre a sua loja. Invista em móveis confortáveis como sofás e cadeiras, que podem ser utilizadas enquanto ele espera atendimento, e mantenha o ambiente muito bem higienizado.

Além disso, elimine a poluição sonora — como música muito alta e estridente ou o incômodo barulho de reformas. Essas podem soar como dicas superficiais, mas são fundamentais para manter um ambiente convidativo, agradável e que transmita ao consumidor a seriedade e a confiabilidade do seu negócio.

Controle o estoque

No nosso primeiro tópico falamos sobre como o impacto de uma boa organização visual é positiva para o ambiente de compras. No entanto, é preciso ir muito além da imagem: sua loja também precisa ter um rígido controle de estoque, tanto para que você não fique sem produtos quanto para evitar o famoso encalhe — que gera um aumento desnecessário de custos.

Por isso é necessário que esse controle seja feito de maneira sistemática, baseado em métricas confiáveis que possam ser constantemente auferidas. Uma boa maneira de fazer uma gestão eficiente de estoque é usar a tecnologia como aliada.

Não é a toa que os softwares de gestão integrada (ERP) vêm se popularizando entre empresas de todos os portes. Eles reúnem as informações do seu estoque de maneira simples, eficiente e integrada a outras áreas do seu negócio, como o setor de vendas ou de contato com fornecedores. Tudo para que não falte nada e seu cliente encontre sempre o que ele precisa quando entrar na sua loja.

Ofereça vantagens

Você já sabe que ter um bom controle do estoque é um passo fundamental para manter um bom equilíbrio financeiro e continuar conquistando e fidelizando clientes. Um dos efeitos mais claros disso é quando você detecta que tem produtos encalhados que precisam de rodagem.

Uma boa opção para girar o estoque é investir em promoções, uma ação clássica de marketing que continua eficiente para aumentar as suas vendas e visibilidade. Para fugir da crise, todo mundo está à procura de produtos e serviços mais em conta, coisas que você pode oferecer sem ter de sacrificar em demasia a sua lucratividade.

Lembre-se, porém, de que o preço puro e simples pode não ser tudo: também ofereça condições mais vantajosas de pagamento, assistência técnica e garantia prolongadas ou até mesmo seguros contra roubo e problemas não contemplados nos seguros tradicionais.

Fidelize clientes

Para crescer, sua empresa precisa estar sempre desbravando diferentes nichos de mercado e conquistando novos clientes. Fidelizar os seus compradores atuais, no entanto, é igualmente importante e muito mais barato.

Há, inclusive, uma famosa frase do guru norte-americano do marketing Philip Kloter que comprova essa tese: “conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter o antigo!”.

Por isso, invista em condições especiais para compradores habituais, que podem ir desde o eficiente cartão de fidelidade (ofereça coisas como “na compra de cinco produtos, ganhe o sexto grátis”), até um atendimento de venda e pós-venda personalizados. Ou seja, é preciso investir na satisfação do cliente para que ele não se sinta inclinado a trocar você pela concorrência.

Aumente sua visibilidade

Em tempos de crise, o reflexo imediato dos gestores costuma ser “vamos cortar custos”. Esse tipo de ação é importante para manter a saúde do seu negócio, mas deve ser feita com cuidado para que você não acabe passando a tesoura em setores que, na verdade, precisam receber investimentos.

Um bom exemplo é o marketing: não cometa o erro de acreditar que investir na divulgação da sua marca é algo supérfluo. Afinal, seus clientes nunca entrariam na sua loja sem saber que você oferece produtos e serviços diferenciados, que você tem preços competitivos e que o seu negócio é respeitado por clientes e até mesmo pela concorrência.

É claro que em momentos de turbulência financeira seus gastos precisam ser otimizados. A dica, portanto, é apostar em novas maneiras de promoção e de visibilidade, como o marketing digital.

Além de ser mais barato que a propaganda em meios tradicionais, ele é igualmente eficiente, pode ser direcionado com muita assertividade para o seu público-alvo e ainda pode ser constantemente mensurado para garantir que o seu investimento está trazendo resultados concretos para o seu negócio.

Treine e motive sua equipe

Nós já mencionamos que manter o cliente satisfeito é fundamental para que ele continue comprando na sua loja, certo? No entanto, essa satisfação não está atrelada unicamente a preços baixos, promoções e formas de pagamento vantajosas.

Grande parte dela está ligada à forma como o comprador se sente atendido e tratado pela sua equipe. Estamos falando, claro, de um atendimento pautado pela educação e gentileza, mas também da capacidade que sua equipe tem de oferecer soluções de maneira clara, responder às questões relativas aos seus produtos e dar atenção constante no pós-venda.

Por isso é tão importante manter seus funcionários treinados, tanto para aprimorar o conhecimento técnico deles sobre os produtos e serviços que você oferece, quanto para responder questões sobre o funcionamento da sua loja, prazos e garantias, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que o funcionário satisfeito trabalha melhor, atende melhor e vende mais. Portanto, investir na satisfação dos seus funcionários, oferecendo condições justas de trabalho e um bom ambiente laboral, é o primeiro e decisivo passo para garantir a satisfação do seu comprador.

Agora que você já sabe como não deixar sua loja vazia mesmo durante tempos de turbulência econômica, que tal compartilhar essas informações nas suas redes sociais? Afinal, é mais fácil fugir da crise quando o fazemos juntos!

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