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Relatórios gerenciais: por que e como fazê-los

Relatórios gerenciais: por que e como fazê-los

Relatórios gerenciais: por que e como fazê-los

Os relat√≥rios gerenciais s√£o documentos que cont√™m informa√ß√Ķes estrat√©gicas e analisadas que possam ajudar na tomada de decis√Ķes dentro da empresa. Por isso, ele deve ter algumas caracter√≠sticas fundamentais, como ser simples de ser compreendido (mesmo por quem n√£o √© da √°rea t√©cnica), objetivo e eficiente no seu prop√≥sito, que √© o de auxiliar algumas decis√Ķes estrat√©gicas. Bons relat√≥rios gerenciais possuem tanto a an√°lise de dados passados e atuais como proje√ß√Ķes e tend√™ncias para o futuro da empresa. √Č uma grande responsabilidade! Por isso, nesse artigo, voc√™ vai entender melhor por que faz√™-los, quais as vantagens para o empreendimento e como os relat√≥rios gerenciais podem ser feitos!

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Por que fazer relatórios gerenciais?

Os relat√≥rios gerenciais servem para que os gerentes, diretores e conselhos tenham em m√£os informa√ß√Ķes relevantes e analisadas para facilitar e embasar a tomada de decis√Ķes. Muitas vezes, para uma equipe t√©cnica, por exemplo, elaborar um documento desses, incluindo indicadores importantes para empresa, pode ser bastante complexo. Quanto mais objetivo e quanto mais indicadores de crescimento, faturamento, redu√ß√£o de custos, despesas etc., mais relevante ele se tornar√° para a empresa como um todo.

Vantagens para a empresa

Condensar todos os dados e informa√ß√Ķes relevantes em forma de relat√≥rios gerenciais √© um fator de vantagem competitiva. As informa√ß√Ķes s√£o acess√≠veis a todos, mas elas s√≥ t√™m valor quando s√£o codificadas e analisadas de modo a auxiliar na tomada de decis√Ķes. Por esse motivo, esses documentos s√£o muito valiosos para o sucesso da empresa, pois podem poupar muito tempo e muitos recursos financeiros por oferecerem dados objetivos que subsidiam decis√Ķes mais certeiras.

Como fazer relatórios gerenciais?

Deu para perceber que a responsabilidade de elaborar relat√≥rios gerenciais √© bem grande, n√£o √© mesmo? Eles apresentam um grande impacto dentro da empresa e, por isso, devem ser muito bem elaborados. Um dos primeiros passos √© escolher ferramentas descomplicadas que conversem entre si, para facilitar, e n√£o dificultar, o acesso √†s informa√ß√Ķes e a sua an√°lise. Voc√™ vai passar algum tempo coletando os dados relevantes e, por isso, √© essencial que o sistema seja inteligente. A escolha da ferramenta errada pode levar √†s conclus√Ķes erradas, dificultar e encarecer o processo e levar a decis√Ķes equivocadas que prejudicam a empresa.

Em segundo lugar, é importante que relatórios gerenciais sejam bem escritos, fáceis de serem lidos, objetivos e claros. Ele não pode confundir os diretores e os gerentes, senão seu efeito vai ser o contrário. Também deve ser apresentável e facilitar a leitura dos indicadores, tendências e dados. Por isso, fazer uso de elementos visuais, como gráficos, é muito importante. Faça uso dos elementos visuais, mas tenha certeza de que eles têm uma finalidade objetiva para o documento.

Antes de come√ßar a coletar os dados e elaborar os relat√≥rios gerenciais, escolha um m√©todo ou um processo que vai evitar a dispers√£o ou at√© mesmo a escolha de informa√ß√Ķes que n√£o s√£o relevantes. Um exemplo de m√©todo √©:

  • Definir o escopo do documento: o que ser√° acompanhado e apresentado e por qu√™.
  • Decidir onde ser√£o coletados os dados (fontes).
  • Analisar o macro e depois partir para os detalhes.
  • Verificar os resultados bons e os ruins.
  • Criar o relat√≥rio.

N√£o h√° d√ļvidas de que relat√≥rios gerenciais bem elaborados colaboram para tomadas de decis√Ķes estrat√©gicas da empresa, garantindo a vantagem competitiva. Mas eles devem ser cuidadosos e contar com¬†sistemas inteligentes que ajudem a ganhar tempo com informa√ß√Ķes acess√≠veis e bem apresent√°veis.

O que achou das nossas dicas para a construção de relatórios gerenciais? Você também tem alguma? Deixe seu comentário!

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