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Sua empresa vem se destacando no mercado, os resultados estão bons e as perspectivas são excelentes, mas você não sabe muito bem a que essa sorte toda se deve? Isso é sinal de que você precisa definir urgentemente quais são os indicadores de desempenho do seu negócio! Os Key Performance Indicators (ou simplesmente KPIs) são indicadores numéricos que revelam a evolução dos resultados de uma empresa em relação a seu planejamento estratégico. Assim, se você tem como objetivo estratégico aumentar o marketshare do negócio em 20%, os KPIs vão ajudá-lo a entender como está seu desempenho na busca por esse objetivo.

Por mais que seja possível definir dezenas e mais dezenas de KPIs para acompanhar a performance da sua empresa, não é produtivo ter tantos indicadores com os quais se preocupar. O melhor, na verdade, é conhecer os que mais se adaptam às particularidades do negócio para se dedicar a eles, entendendo em profundidade como podem ajudar sua empresa a chegar ao topo! Para facilitar um pouco essa missão, listamos no post de hoje os principais indicadores de desempenho para medir o sucesso de uma empresa. Confira e já comece a pensar nos seus!

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Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador que mostra o aproveitamento dos leads gerados ou orçamentos enviados pelo setor de vendas. Se sua empresa gera 100 leads ou envia 100 orçamentos e apenas 20 fecham negócio, por exemplo, sua taxa de conversão é de 20%. Esse índice ajuda a identificar as melhores estratégias de marketing e vendas, pois permite que conheça em qual estágio do funil de vendas sua tática deixa os leads escaparem. Assim fica muito mais fácil sanar esse gap para melhorar seus resultados.

Ticket médio

O ticket médio é o valor médio gasto por cliente dentro de determinado período (como um mês, por exemplo). Ele é importante na medida em que diz a você como está a performance do time de vendas, se é preciso aumentar as metas, oferecer upsell ou cross-sell, fortalecer o relacionamento com os clientes que mais compram, dentre outras ações de melhoria de resultados.

Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes indica quanto você efetivamente gasta para converter um lead em cliente, levando em conta seus esforços de marketing e vendas, as tecnologias utilizadas, a remuneração de suas equipes e muitos outros fatores. Para calculá-lo, você soma todo seu investimento e divide pelo número de clientes gerados no período. Quanto menor for esse indicador, maior é sua lucratividade.

Margem de contribuição

A margem de contribuição diz a você quanto o lucro obtido com cada venda está contribuindo para que a empresa mantenha suas despesas e seus custos em dia. Para calculá-la, basta diminuir seus custos diretos e despesas variáveis do faturamento obtido no mesmo período.

Lucratividade

A lucratividade é o resultado da divisão do lucro líquido da empresa pela receita bruta, isto é, o total de vendas. Para obter esse valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Esse indicador é um dos mais importantes porque revela se o negócio está vendendo o suficiente para cobrir custos e despesas, ainda gerando lucro para reinvestimentos.

Rentabilidade

Esse KPI indica o percentual de remuneração que você teve sobre o capital da empresa. Para conhecer sua rentabilidade, basta dividir o lucro líquido da organização pelo total investido no negócio. Sabendo a rentabilidade do seu negócio, você consegue identificar em quanto tempo terá o retorno sobre o capital inicialmente investido.

Lifetime value

O lifetime value é o indicador que demonstra o tempo de vida de um cliente junto à sua empresa. Quanto maior for o lifetime value, maior é a rentabilidade que esse consumidor traz para o negócio. Conhecendo esse KPI, você pode desenvolver estratégias de retenção e fidelização, visando elevar as receitas da sua empresa no longo prazo.

Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é o indicador que diz quando suas entradas se tornam suficientes para pagar todas as despesas do negócio, isto é, quando sua empresa começa, efetivamente, a ter lucro. Para conhecer seu ponto de equilíbrio, basta somar os custos fixos e dividir pelo índice da margem de contribuição. Ao estabelecer esse ponto, é possível definir metas de vendas e redução de despesas, para não operar no vermelho.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento é um os KPIs financeiros mais importantes para qualquer negócio, pois mostra quanto você está ganhando como retorno de um investimento. Assim, se você investe 1.000 reais em estratégias de marketing e gera 2.000 reais em vendas, seu retorno é de 100%. Ele é determinante para continuar investindo nessa ou naquela estratégia.

Turnover

Também chamado de taxa de rotatividade de funcionários, o turnover traz vários insights sobre o clima interno da empresa. Por meio desse indicador, você pode descobrir quais são as principais deficiências das lideranças, das políticas de RH e da gestão como um todo, analisando como tudo isso pode promover as melhorias certas para atrair e reter talentos com mais facilidade.

Produtividade

A produtividade dos funcionários está diretamente ligada à eficiência da empresa, podendo ser expressa pela relação entre recursos consumidos e resultados produzidos. Conhecer seu indicador de produtividade permite acompanhar o desempenho de cada funcionário e promover melhorias no ambiente de trabalho, como remuneração variável por desempenho, recompensas e valorização daqueles que estão realmente comprometidos com a organização.

Treinamento

Você também deve medir a taxa de treinamentos oferecidos à sua equipe para poder confrontá-la com os dados de produtividade e turnover. Afinal de contas, profissionais qualificados têm melhor desempenho, são mais comprometidos e valorizam a empresa em que trabalham, o que reduz o turnover.

Satisfação do cliente

Outro dos indicadores de desempenho que toda empresa de sucesso deve acompanhar é a satisfação do cliente. Ela pode ser medida por meio de pesquisas de satisfação quantificáveis, com os clientes dando uma nota para a empresa, por exemplo. Conhecer o índice de satisfação dos seus clientes é o ponto de partida para a melhoria de produtos, serviços e atendimento.

Reclamações

Ter um indicador que revele qual é o índice de reclamações dos seus consumidores é fundamental para tratar os gaps de competência da empresa da melhor maneira possível, promovendo uma melhoria contínua. O objetivo deve ser sempre aumentar o índice de satisfação e a eficiência do negócio.

E então, gostou de conhecer os KPIs de maior importância para sua empresa? Quais deles você já monitora e quais ainda não? Existem outros que você julga relevantes para seu mercado de atuação? Compartilhe sua experiência e suas impressões conosco!


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