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Por que os planos estratégicos falham?

Por que os planos estratégicos falham?

Por que os planos estratégicos falham?

Definir e planejar com cuidado o futuro da empresa √© essencial para que tudo aconte√ßa conforme o previsto. E √© exatamente por isso que existe o plano estrat√©gico! Mas por mais que seja uma ferramenta importante para qualquer neg√≥cio que realmente deseja crescer, muitos gestores ainda elaboram esse plano de maneira incorreta, levando a falhas e frustra√ß√Ķes. Melhor evitar que isso aconte√ßa com o seu neg√≥cio, n√£o acha? Ent√£o continue acompanhando nosso post de hoje para descobrir direitinho por que os planos estrat√©gicos falham e o que fazer para evitar esses erros!

Planejamento irreal

Um fator crucial respons√°vel pela falha de boa parte dos planos estrat√©gicos √© o fato de que muitos deles s√£o feitos com objetivos e considera√ß√Ķes absolutamente irreais. Isso normalmente acontece quando o planejamento √© feito sem uma avalia√ß√£o cuidadosa do mercado ou do neg√≥cio em si.

Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer a situação atual da empresa e do mercado, procurando também prever qual será o panorama geral dentro de algum tempo. Ter uma visão realística, que leve em consideração a capacidade e os recursos da empresa, ajuda bastante na definição de um planejamento realmente relevante.

Escassez de informa√ß√Ķes

A escassez de informa√ß√Ķes tamb√©m √© um fator que leva √† falha dos planos estrat√©gicos, pois impede que a empresa tenha uma vis√£o sist√™mica sobre o que realmente est√° acontecendo. Isso geralmente acontece quando a administra√ß√£o deixa de investir na coleta de informa√ß√Ķes importantes para o neg√≥cio, fazendo com que boa parte das decis√Ķes seja tomada √†s cegas.

Para evitar ter que enfrentar esse cen√°rio nada ideal, √© preciso investir em uma boa forma de capta√ß√£o e gera√ß√£o de dados, o que normalmente pode ser feito ao adotar um sistema de gest√£o integrada, por exemplo. Como informa√ß√Ķes e dados significam conhecimento, para o plano estrat√©gico dar certo √© necess√°rio conhecer muito bem o neg√≥cio e suas condi√ß√Ķes, incluindo peculiaridades e at√© limita√ß√Ķes.

Falta de comprometimento

Outro erro que leva os planos estrat√©gicos a falhas √© a falta de comprometimento. Isso significa que o planejamento pode at√© ser relevante, mas n√£o √© colocado em pr√°tica como deveria, levando a resultados que nunca chegam. Normalmente, isso acontece quando a empresa n√£o tem consci√™ncia da real import√Ęncia do plano estrat√©gico, elaborando-o apenas por ser uma recomenda√ß√£o de neg√≥cio, um processo a mais para lidar.

O primeiro passo para evitar esse erro é montar um planejamento que seja realmente relevante para a situação da empresa, uma vez que só isso já ajuda a garantir um maior nível de comprometimento. Em seguida, é preciso contar com as pessoas e os líderes certos em cada área, todos dispostos a colocar tal planejamento em prática. Engajar, motivar e conscientizar também fazem parte do processo de comprometimento.

Ausência de cronograma

Não ter um cronograma é altamente prejudicial para o sucesso dos planos estratégicos, uma vez que diminui a motivação dos envolvidos e faz com que os resultados sejam mais difíceis de serem obtidos. Sem um tempo determinado para que as coisas aconteçam, as atitudes do plano acabam sendo adiadas ou mesmo preteridas em relação a outras consideradas prioritárias. E isso leva a fracasso na certa.

Por essas e outras, √© muito importante estabelecer um per√≠odo de tempo que seja ao mesmo tempo fact√≠vel e desafiador, poss√≠vel e adequado para os objetivos e a situa√ß√£o da empresa. Assim, a relev√Ęncia do plano √© mantida e os resultados ficam cada vez mais pr√≥ximos de serem obtidos.

Inexistência de métricas

As métricas são indicadores que mostram se o plano estratégico está dando certo ou não. Sem elas, é praticamente impossível saber se os resultados obtidos até o momento são bons ou ruins dentro do planejamento. Nesse contexto de incertezas, a administração do plano pode ser bastante comprometida, resultando em falhas.

Por isso, juntamente com a defini√ß√£o do plano estrat√©gico, deve-se tamb√©m definir quais ser√£o as m√©tricas levadas em considera√ß√£o. Lembre-se, afinal, de que nem toda m√©trica √© relevante, mas algumas s√£o indispens√°veis para saber o que est√° acontecendo com a empresa. Se o plano estrat√©gico prop√Ķe um aumento de faturamento de 30%, por exemplo, uma m√©trica significativa pode ser o n√ļmero de vendas mensais, ajudando a gest√£o a ter uma vis√£o completa do cen√°rio.

Negligência ao acompanhamento

O plano estratégico não deve ser pensado e colocado em prática para depois ser esquecido. Essa falta de controle é, inclusive, um dos motivos que fazem com que tudo seja ineficiente e o plano acabe falhando.

Assim, da mesma forma que com qualquer outra ferramenta do neg√≥cio, √© muito importante que o plano estrat√©gico seja controlado e acompanhado de maneira din√Ęmica. Somente definir as m√©tricas n√£o √© o bastante. √Č preciso acompanh√°-las com frequ√™ncia para entender melhor o que est√° acontecendo com o planejamento e, se √© necess√°rio, atuar de alguma maneira em tempo h√°bil para que o problema n√£o se agrave.

Demora nas decis√Ķes

A atua√ß√£o efetiva √© outra chave para o sucesso, j√° que muitas vezes √© necess√°rio fazer modifica√ß√Ķes no planejamento para que ele se torne mais relevante e, consequentemente, tenha mais chances de sucesso. Demorar demais a tomar as decis√Ķes necess√°rias s√≥ causa preju√≠zo e posterga o que deveria ser inadi√°vel.

Para evitar esse erro, √© muito importante se manter atento √†s m√©tricas por meio do acompanhamento din√Ęmico, a fim de identificar poss√≠veis quest√Ķes que estejam atrapalhando o plano estrat√©gico ou que estejam interferindo nos resultados. Al√©m disso, tamb√©m √© preciso se atentar para a necessidade de tomada de decis√£o criada pelo plano estrat√©gico. Assim, se o objetivo √© aumentar o faturamento em 30% e as vendas continuam caindo, √© mais importante agir na queda das vendas do que mudar o objetivo! Isso sem contar que as decis√Ķes criadas pelo plano tamb√©m t√™m que ser levadas em considera√ß√£o ou, do contr√°rio, ele n√£o ser√° efetivo. Com isso, ocorre uma esp√©cie de lapida√ß√£o do plano, que se torna ainda mais assertivo e tem menos chances de falhar.

Seja por não se adequar à realidade, não ter o devido acompanhamento ou faltar um cronograma, o plano estratégico pode falhar, o que certamente prejudicará os resultados da empresa. Ao evitar que esses erros aconteçam, maiores são as chances de que o planejamento não apenas tenha sucesso, como também seja relevante.

Agora comente aqui e nos conte: quais s√£o suas dificuldades em rela√ß√£o aos planos estrat√©gicos? Qual das nossas dicas chamou mais sua aten√ß√£o e ser√° mais √ļtil para seu dia a dia? Participe e enrique√ßa nosso conte√ļdo!

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