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Por que os planos estratégicos falham?

Por que os planos estratégicos falham?

Definir e planejar com cuidado o futuro da empresa é essencial para que tudo aconteça conforme o previsto. E é exatamente por isso que existe o plano estratégico! Mas por mais que seja uma ferramenta importante para qualquer negócio que realmente deseja crescer, muitos gestores ainda elaboram esse plano de maneira incorreta, levando a falhas e frustrações. Melhor evitar que isso aconteça com o seu negócio, não acha? Então continue acompanhando nosso post de hoje para descobrir direitinho por que os planos estratégicos falham e o que fazer para evitar esses erros!

Planejamento irreal

Um fator crucial responsável pela falha de boa parte dos planos estratégicos é o fato de que muitos deles são feitos com objetivos e considerações absolutamente irreais. Isso normalmente acontece quando o planejamento é feito sem uma avaliação cuidadosa do mercado ou do negócio em si.

Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer a situação atual da empresa e do mercado, procurando também prever qual será o panorama geral dentro de algum tempo. Ter uma visão realística, que leve em consideração a capacidade e os recursos da empresa, ajuda bastante na definição de um planejamento realmente relevante.

Escassez de informações

A escassez de informações também é um fator que leva à falha dos planos estratégicos, pois impede que a empresa tenha uma visão sistêmica sobre o que realmente está acontecendo. Isso geralmente acontece quando a administração deixa de investir na coleta de informações importantes para o negócio, fazendo com que boa parte das decisões seja tomada às cegas.

Para evitar ter que enfrentar esse cenário nada ideal, é preciso investir em uma boa forma de captação e geração de dados, o que normalmente pode ser feito ao adotar um sistema de gestão integrada, por exemplo. Como informações e dados significam conhecimento, para o plano estratégico dar certo é necessário conhecer muito bem o negócio e suas condições, incluindo peculiaridades e até limitações.

Falta de comprometimento

Outro erro que leva os planos estratégicos a falhas é a falta de comprometimento. Isso significa que o planejamento pode até ser relevante, mas não é colocado em prática como deveria, levando a resultados que nunca chegam. Normalmente, isso acontece quando a empresa não tem consciência da real importância do plano estratégico, elaborando-o apenas por ser uma recomendação de negócio, um processo a mais para lidar.

O primeiro passo para evitar esse erro é montar um planejamento que seja realmente relevante para a situação da empresa, uma vez que só isso já ajuda a garantir um maior nível de comprometimento. Em seguida, é preciso contar com as pessoas e os líderes certos em cada área, todos dispostos a colocar tal planejamento em prática. Engajar, motivar e conscientizar também fazem parte do processo de comprometimento.

Ausência de cronograma

Não ter um cronograma é altamente prejudicial para o sucesso dos planos estratégicos, uma vez que diminui a motivação dos envolvidos e faz com que os resultados sejam mais difíceis de serem obtidos. Sem um tempo determinado para que as coisas aconteçam, as atitudes do plano acabam sendo adiadas ou mesmo preteridas em relação a outras consideradas prioritárias. E isso leva a fracasso na certa.

Por essas e outras, é muito importante estabelecer um período de tempo que seja ao mesmo tempo factível e desafiador, possível e adequado para os objetivos e a situação da empresa. Assim, a relevância do plano é mantida e os resultados ficam cada vez mais próximos de serem obtidos.

Inexistência de métricas

As métricas são indicadores que mostram se o plano estratégico está dando certo ou não. Sem elas, é praticamente impossível saber se os resultados obtidos até o momento são bons ou ruins dentro do planejamento. Nesse contexto de incertezas, a administração do plano pode ser bastante comprometida, resultando em falhas.

Por isso, juntamente com a definição do plano estratégico, deve-se também definir quais serão as métricas levadas em consideração. Lembre-se, afinal, de que nem toda métrica é relevante, mas algumas são indispensáveis para saber o que está acontecendo com a empresa. Se o plano estratégico propõe um aumento de faturamento de 30%, por exemplo, uma métrica significativa pode ser o número de vendas mensais, ajudando a gestão a ter uma visão completa do cenário.

Negligência ao acompanhamento

O plano estratégico não deve ser pensado e colocado em prática para depois ser esquecido. Essa falta de controle é, inclusive, um dos motivos que fazem com que tudo seja ineficiente e o plano acabe falhando.

Assim, da mesma forma que com qualquer outra ferramenta do negócio, é muito importante que o plano estratégico seja controlado e acompanhado de maneira dinâmica. Somente definir as métricas não é o bastante. É preciso acompanhá-las com frequência para entender melhor o que está acontecendo com o planejamento e, se é necessário, atuar de alguma maneira em tempo hábil para que o problema não se agrave.

Demora nas decisões

A atuação efetiva é outra chave para o sucesso, já que muitas vezes é necessário fazer modificações no planejamento para que ele se torne mais relevante e, consequentemente, tenha mais chances de sucesso. Demorar demais a tomar as decisões necessárias só causa prejuízo e posterga o que deveria ser inadiável.

Para evitar esse erro, é muito importante se manter atento às métricas por meio do acompanhamento dinâmico, a fim de identificar possíveis questões que estejam atrapalhando o plano estratégico ou que estejam interferindo nos resultados. Além disso, também é preciso se atentar para a necessidade de tomada de decisão criada pelo plano estratégico. Assim, se o objetivo é aumentar o faturamento em 30% e as vendas continuam caindo, é mais importante agir na queda das vendas do que mudar o objetivo! Isso sem contar que as decisões criadas pelo plano também têm que ser levadas em consideração ou, do contrário, ele não será efetivo. Com isso, ocorre uma espécie de lapidação do plano, que se torna ainda mais assertivo e tem menos chances de falhar.

Seja por não se adequar à realidade, não ter o devido acompanhamento ou faltar um cronograma, o plano estratégico pode falhar, o que certamente prejudicará os resultados da empresa. Ao evitar que esses erros aconteçam, maiores são as chances de que o planejamento não apenas tenha sucesso, como também seja relevante.

Agora comente aqui e nos conte: quais são suas dificuldades em relação aos planos estratégicos? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção e será mais útil para seu dia a dia? Participe e enriqueça nosso conteúdo!

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