Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Por que fazer um controle de estoque online? Saiba aqui!

Por que fazer um controle de estoque online? Saiba aqui!

Você sempre escuta falar que é vantajoso fazer controle de estoque on-line, mas de fato ainda desconhece quais são as vantagens por trás de um sistema? Pois este post vai ajudá-lo a conhecê-las. Para isso, selecionamos 7 vantagens propiciadas por software de controle de estoque. Saiba aqui quais são e avalie quantas delas gostaria de ter implementadas em sua empresa.

Melhorar a competitividade

Competitividade é a capacidade que uma empresa tem de se posicionar a frente das suas próprias concorrentes. Um reconhecimento que vem do mercado. Para uma empresa ser reconhecida como competitiva na área que atua é fundamental adotar práticas de gestão adequadas.

No Brasil, a realidade dos negócios de menor porte e de origem familiar não é bem essa. Isso foi o que revelou um estudo, em 2015, ao analisar o desempenho de 10.000 empresas, em 20 países.

Segundo os especialistas que conduziram a pesquisa, a grande maioria das empresas brasileiras tem sua maior desvantagem competitiva na gestão. Em vista disso, destaca-se que a primeira vantagem a respeito do uso de um sistema de controle de estoque é que ele melhora a competitividade da empresa.

Isso acontece, porque o software emite relatórios que trazem indicadores importantes para a tomada de decisões estratégicas. Instrumentalizando com mais dinamismo a gestão do negócio.

Aumentar a governança sobre o capital

O controle de estoque sistematizado aumenta a governança sobre o capital. A instalação do programa minimiza o risco de imobilização excessiva em produtos. Ao mesmo tempo, o sistema impede a imobilização deficiente em produtos.

Se por um lado, compras desnecessárias impactam o capital de giro e favorecem a elevação do endividamento da empresa. Por outro, compras deficitárias afetam o capital de giro e o potencial de lucro, inibindo o crescimento do faturamento da empresa.

 Agilizar consultas

Consultar a disponibilidade de um produto em tempo real torna o processo de vendas muito mais eficiente. Outra vantagem!

A equipe vendedora que conta com o apoio do sistema de controle de estoque identifica na tela, em questão de segundos, se o produto de interesse do cliente está disponível na empresa. Uma funcionalidade que agiliza o atendimento.

A agilidade da consulta reflete no atendimento, porque antecipa a possibilidade do vendedor oferecer imediatamente um substituto adequado para o produto procurado inicialmente.

Monitorar e alertar status de estoque

Usando o programa que controla o estoque, você e/ou um responsável indicado pela empresa, recebem alertas. O sistema monitora o ponto de pedido.

Por exemplo: são emitidos alertas a respeito dos produtos muito vendidos que estão acabando.

Isso quer dizer que o software avisa que está na hora de adquirir novos itens, baseado no histórico e na projeção de demanda, auxiliando também no gerenciamento das compras. Sem dúvida significa mais uma vantagem, porque vendas não serão perdidas por falta de produtos no estoque.

Na prática, o programa faz um monitoramento automático das informações armazenadas, buscando por riscos e oportunidades. Por isso, ele também traz a possibilidade da inclusão de alertas personalizados.

Por exemplo: ao perceber sozinho que um cliente diminuiu a frequência de compras ou que deixou de comprar, o sistema envia um alerta ao responsável pelo atendimento deste cliente.

Além isso, é possível monitorar os prazos de entregas dos pedidos e disparar alertas por e-mail ou celular sempre que identificar atrasos.

Diminuir esforços na contagem e controle de estoque

Contar estoque é uma tarefa de gestão importantíssima para as empresas. Negligenciá-la é tão prejudicial quanto deixar de compatibilizar extratos bancários ou de sistemas eletrônicos de recebimento.

O fato é que o software de controle de estoque facilita a automatização do processo de conferência. A informação emitida pelos relatórios pode ser rapidamente comparada à existência física e real dos produtos nas unidades de armazenagem da empresa.

Diminuir os esforços na contagem de estoque, com o apoio de um sistema de controle, representa redução nos custos, no tempo de processamento da contagem e no número de pessoas envolvidas durante a realização do inventário. Além de aumentar a segurança dos dados coletáveis e comparáveis.

Integrar dados

Integrar dados de várias unidades ou lojas é outra funcionalidade vantajosa do software de controle de estoque. Um exemplo é a falta de um produto em um determinado ponto de vendas, mas a sua disponibilidade em outro local. Nessa circunstância, ao localizar a mercadoria, pode-se indicar ao cliente adquiri-la em um ponto de vendas diferente ou requisitar a transferência desta para o estabelecimento no qual o cliente compareceu.

A integração das informações de estoque ainda é vantajosa, porque auxilia na análise de produtos de menor e de maior giro entre as lojas. Periodicamente, é possível transferir mercadorias visando equalizar os estoques das unidades de acordo com as demandas de cada uma delas.

Ter melhores informações para tomada de decisão

Um sistema de gestão garante informações melhores para decisões a serem tomadas em todas as esferas da organização. Uma melhoria que é decorrente do conjunto de vantagens, como mais agilidade e menor esforço, apontadas anteriormente.

Além disso, a precisão dos dados é fonte de segurança — o que possibilita decidir sobre as movimentações de estoque de forma mais acertada. Assim, o gestor aumenta a governança sobre o capital e, consequentemente, a competitividade do negócio. Isso faz surgir um ciclo virtuoso que beneficia o seu negócio como um todo.

Conheça o software da ADV Tecnologia

O software da ADV Tecnologia foi especialmente desenvolvido para pequenas e médias empresas. O Advanced Business ERP é uma solução completa de gestão, sem complicações de usabilidade e sem necessidade de investimentos elevados para ser implementado.

Além do controle do estoque, o software permite controlar todas as demais áreas da empresa, como finanças, compras, vendas, expedição, produção, pós-vendas e faturamento. É uma solução sem complicações, porque trabalha com um conceito de poucas telas para o usuário extrair o máximo de informações possíveis.

Além disso, há uma solução adequada conforme o segmento do negócio: indústria, distribuidoras, varejo e serviços. E serviços personalizados como suporte, treinamento e adaptações específicas.

Então, esta postagem esclareceu para você quais as vantagens, de fato, em implementar um sistema de controle de estoque on-line na sua empresa? O que você achou das vantagens do controle de estoque apontadas aqui? Quais vantagens existentes neste sistema gostaria de ter na sua empresa? Deixe sua opinião ou apresente suas necessidades de um sistema nos comentários. Queremos conversar com você!

Compartilhe