Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Otimize o controle de estoque com Business Intelligence

Otimize o controle de estoque com Business Intelligence

A gestão de estoque é uma necessidade que toda empresa tem. Essa gestão consiste na melhoria e padronização de todos os processos, alterando a forma como eles são executados e otimizando seus resultados. Hoje em dia, a automação de processos proporcionados por sistemas de TI facilita muito a vida dos gestores. Para um controle de estoque eficiente, nada melhor que contar com a ajuda do Business Intelligence! E para te contar mais sobre esse processo, listamos alguns benefícios do seu uso. Descubra mais a seguir.

O que faz o Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) significa, em português, Inteligência de Negócios. É uma ferramenta de controle cujo sistema é integrado ao ERP de uma empresa. O BI permite o gerenciamento das informações e a geração de relatórios, análises e tabelas dinâmicas, favorecendo a devida avaliação de todas as atividades executadas e a melhor tomada de decisões.

BI e controle de estoque

O desempenho do setor de estoque pode ser avaliado em detalhes, e essas consultas e análises permitirão que se tomem as melhores decisões, adotando-se novas e eficientes estratégias que visem corrigir as falhas encontradas, aprimorar os pontos positivos e otimizar a forma como o setor de compras negocia e adquire as mercadorias destinadas à armazenagem.

BI e redução de desperdício e custos

Os relatórios gerados contribuem para identificar a quantidade de produtos que precisa ser comprado, bem como o período certo para essa reposição. O resultado é que diminuem consideravelmente as possibilidades de perda de produtos por validade vencida ou por já estarem fora de circulação. Assim, mantendo esse controle, o BI ajuda na redução de custos, evitando a estocagem de produtos em quantidade exagerada, além dos prejuízos causados por uma venda não realizada devido à falta de determinado item no estoque.

BI e a melhoria no processo de compras

A partir da profunda avaliação do estoque proporcionada pelo BI é possível acessar informações fundamentais para as decisões referentes às compras que devem ser feitas.

BI e melhoria no processo de vendas

A partir do planejamento de vendas desenvolvido pela empresa, é possível avaliar, através do BI, se os produtos disponíveis em estoque podem atender esse planejamento; caso não correspondam às expectativas, o setor de compras poderá ser acionado e serão passadas a ele todas as informações e orientações sobre a demanda futura. Dessa forma, nunca faltará mercadoria para vender ao cliente, cumprindo as metas de planejamento definidas pela empresa.

Benefícios do Business Intelligence

Percebe-se que o BI apresenta benefícios como:

  • Gestão e controle equilibrado do estoque;
  • Agilização e eficiência nos processos;
  • Facilidade na execução das tarefas (consultas, avaliações, geração de relatórios e tabelas, comparação de dados, tomada de decisões);
  • Acesso a informações precisas e concretas;
  • Evita desperdícios e compras desnecessárias;
  • Otimiza a relação com os fornecedores;
  • Melhora a avaliação e planejamento das vendas;
  • Planejamento produtivo da aquisição de mercadorias para armazenamento;
  • Controle das perspectivas em relação ao futuro, facilitando a tomada de decisões e a elaboração de estratégias com a finalidade de que sejam alcançados os melhores resultados.

Agora conte-nos o que achou dos benefícios que o Business Intelligence. Como se efetua o controle de estoque de seu negócio? Comente abaixo, compartilhando suas experiências! Sua opinião enriquece esse post!

Compartilhe