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7 sinais de que sua empresa precisa investir em Marketing Digital

7 sinais de que sua empresa precisa investir em Marketing Digital

A internet j√° faz parte do mercado de consumo no Brasil, sendo um importante canal tanto para comunica√ß√£o quanto para acesso √† informa√ß√£o. Com isso, muitas institui√ß√Ķes t√™m investido em Marketing Digital visando expandir as oportunidades de relacionamento com os clientes.

Para estar bem posicionada na internet e alcançar os benefícios possíveis da presença online, aumentando os pontos de contato com o cliente, a instituição precisa avaliar se necessita desse tipo de atuação e como executá-la de maneira eficaz.

Para auxiliar nesse processo, identificamos sete sinais que indicam se a instituição precisa investir em Marketing Digital. Confira:

1. As vendas est√£o caindo

Atualmente, grande parte dos consumidores realiza pesquisas online antes de comprar um produto. A pesquisa pode ser por mais informa√ß√Ķes sobre o item, se ele realmente atende √†s necessidades de consumo ou de compara√ß√Ķes de pre√ßo.

Ao ter uma presença online, a empresa passa a ser considerada nesse processo de pesquisa realizado pelo consumidor, influenciando positivamente a decisão de compra.

Com o desenvolvimento de estrat√©gias de Marketing Digital, a institui√ß√£o consegue criar um tr√°fego direto e constante para o site, aumentando o n√ļmero de pessoas impactadas pela marca e, consequentemente, os resultados obtidos em vendas.

2. H√° poucos clientes/pacientes

Um problema grave na solidificação de um negócio é contar com um pequeno escopo de clientes e, assim, ficar dependente deles.

Uma empresa que deseja consolidar-se no mercado investe sempre na prospecção de novos clientes, visando melhorar os resultados e a estabilidade do negócio. A internet oferece dois benefícios nesse sentido:

  • Muitas pessoas est√£o na internet com interesse em compras, portanto o Marketing Digital permite alcan√ßar esses potenciais clientes;
    As ferramentas utilizadas para desenvolver uma estrat√©gia digital oferecem diversas op√ß√Ķes de segmenta√ß√£o, permitindo que a empresa impacte positivamente usu√°rios que estejam pesquisando produtos relacionados com a √°rea de atua√ß√£o do neg√≥cio.
  • As ferramentas utilizadas para desenvolver uma estrat√©gia digital oferecem diversas op√ß√Ķes de segmenta√ß√£o, permitindo que a empresa impacte positivamente usu√°rios que estejam pesquisando produtos relacionados com a √°rea de atua√ß√£o do neg√≥cio.

3. N√£o existe conte√ļdo sobre seu segmento

Pessoas com diversos interesses pesquisam informa√ß√Ķes na internet. Mesmo na sua institui√ß√£o, em algum momento, voc√™ j√° deve ter recorrido √† internet para realizar pesquisas sobre o segmento ou um processo mais espec√≠fico.

Caso haja dificuldade em encontrar conte√ļdos relevantes sobre o tema na internet, √© poss√≠vel transformar essa falta em uma oportunidade de neg√≥cio.

Criar um blog pr√≥prio, unido a uma solu√ß√£o de Marketing de Conte√ļdo, permite que a institui√ß√£o torne-se uma refer√™ncia no segmento, destacando-a das concorrentes e gerando informa√ß√Ķes √ļteis aos clientes que pesquisam sobre o tema.

4. A institui√ß√£o n√£o alinha as a√ß√Ķes de marketing e vendas

Por representar duas áreas fundamentais de qualquer empreendimento, é comum que a empresa inicie a atuação com um setor de vendas e um time de marketing. Entretanto, é recorrente que essas áreas se tratem como inimigas, disputando a conquista de clientes.

O alinhamento entre as a√ß√Ķes de marketing e vendas, no entanto, √© fundamental para que a empresa consiga obter melhores resultados de mercado a partir de estrat√©gias conjuntas e complementares entre as √°reas.

Um dos fundamentos do Marketing Digital √© que marketing e vendas possam ser desenvolvidos de forma conjunta, permitindo uma vis√£o macro sobre as atua√ß√Ķes e possibilitando que as √°reas melhorem o desempenho individual e coletivo das equipes.

5. A empresa está perdendo para a concorrência

Perder espaço para a concorrência é um dos principais problemas que uma empresa que está se consolidando pode enfrentar. Quando os concorrentes iniciam uma investida no mercado ou uma nova forma de atuação é necessário ficar atento para não perder espaço de forma permanente.

√Č seguro dizer que, atualmente, os principais concorrentes do seu neg√≥cio provavelmente j√° est√£o investindo em Marketing Digital, o que torna a estrat√©gia online uma necessidade e n√£o mais um diferencial de atua√ß√£o.

Al√©m da necessidade de n√£o deixar esse espa√ßo vago para ser preenchido pelos concorrentes, outro aspecto fundamental da solu√ß√£o s√£o as diversas oportunidades de acompanhamento de mercado. Algumas ferramentas oferecem op√ß√Ķes pr√°ticas para monitorar o desempenho dos concorrentes e manter a empresa competitiva.

6. H√° dificuldades para segmentar a√ß√Ķes

A segmenta√ß√£o das a√ß√Ķes, principalmente no marketing offline, sempre foi uma limita√ß√£o das equipes de marketing. Isso porque as informa√ß√Ķes utilizadas para defini√ß√£o do p√ļblico-alvo eram muito gen√©ricas, impedindo que a empresa criasse campanhas bem delimitadas.

Entretanto, se sua empresa faz Marketing Digital, pode usar o Email Marketing, as m√≠dias sociais, a m√≠dia paga e outros canais para segmentar e definir o melhor p√ļblico para suas campanhas. √Č poss√≠vel fazer isso com base nas informa√ß√Ķes compartilhadas pelos pr√≥prios clientes, como localiza√ß√£o, faixa de renda, h√°bitos de consumo, prefer√™ncias de compra, formas de pagamento mais comuns etc.

Ao melhorar a capacidade de segmenta√ß√£o das campanhas desenvolvidas, baseando as a√ß√Ķes nas personas criadas para a marca, a empresa otimiza os investimentos e aumenta o acerto de cada a√ß√£o.

7. A empresa n√£o mede o retorno do investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) √© uma m√©trica fundamental de ser acompanhada setorialmente e tamb√©m no contexto geral do neg√≥cio. Muitas empresas, principalmente as que s√≥ investem em a√ß√Ķes de marketing tradicional, t√™m dificuldade em analisar essa m√©trica.

A partir do ROI, a empresa consegue identificar qual tem sido o custo de aquisição por cliente e avaliar se está obtendo o retorno esperado com esse investimento.

Uma empresa que não consegue avaliar o ROI corre o risco de gastar mais com a aquisição de clientes do que obtém em vendas e, assim, em pouco tempo, apresentará prejuízos que podem ser fatais para a continuidade do negócio.

Com o Marketing Digital todas as a√ß√Ķes podem ser mensuradas, e ent√£o os gestores podem definir quais delas t√™m apresentado melhores resultados, encaminhando os investimentos para as estrat√©gias que oferecem um retorno maior. Isso permite otimizar os recursos e melhorar a taxa de ROI.

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São diversos os indícios que podem mostrar que está na hora de a empresa iniciar um investimento em Marketing Digital. Caso tenha identificado um ou mais itens na realidade da sua empresa, é fundamental avaliar o desenvolvimento de estratégias digitais para reverter esses problemas.

Ao perceber que algo não está funcionando bem na empresa, cria-se uma oportunidade de melhora e mudança. Entretanto, insistir em uma gestão que não está gerando os resultados esperados pode prejudicar a marca permanentemente.

Gostou desse conte√ļdo? Deixe um coment√°rio abaixo e compartilhe sua experi√™ncia!

Esse post foi escrito por Flaubi Farias, editor do Blog da Resultados Digitais. 

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