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A internet já faz parte do mercado de consumo no Brasil, sendo um importante canal tanto para comunicação quanto para acesso à informação. Com isso, muitas instituições têm investido em Marketing Digital visando expandir as oportunidades de relacionamento com os clientes.

Para estar bem posicionada na internet e alcançar os benefícios possíveis da presença online, aumentando os pontos de contato com o cliente, a instituição precisa avaliar se necessita desse tipo de atuação e como executá-la de maneira eficaz.

Para auxiliar nesse processo, identificamos sete sinais que indicam se a instituição precisa investir em Marketing Digital. Confira:

1. As vendas estão caindo

Atualmente, grande parte dos consumidores realiza pesquisas online antes de comprar um produto. A pesquisa pode ser por mais informações sobre o item, se ele realmente atende às necessidades de consumo ou de comparações de preço.

Ao ter uma presença online, a empresa passa a ser considerada nesse processo de pesquisa realizado pelo consumidor, influenciando positivamente a decisão de compra.

Com o desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital, a instituição consegue criar um tráfego direto e constante para o site, aumentando o número de pessoas impactadas pela marca e, consequentemente, os resultados obtidos em vendas.

2. Há poucos clientes/pacientes

Um problema grave na solidificação de um negócio é contar com um pequeno escopo de clientes e, assim, ficar dependente deles.

Uma empresa que deseja consolidar-se no mercado investe sempre na prospecção de novos clientes, visando melhorar os resultados e a estabilidade do negócio. A internet oferece dois benefícios nesse sentido:

  • Muitas pessoas estão na internet com interesse em compras, portanto o Marketing Digital permite alcançar esses potenciais clientes;
    As ferramentas utilizadas para desenvolver uma estratégia digital oferecem diversas opções de segmentação, permitindo que a empresa impacte positivamente usuários que estejam pesquisando produtos relacionados com a área de atuação do negócio.
  • As ferramentas utilizadas para desenvolver uma estratégia digital oferecem diversas opções de segmentação, permitindo que a empresa impacte positivamente usuários que estejam pesquisando produtos relacionados com a área de atuação do negócio.

3. Não existe conteúdo sobre seu segmento

Pessoas com diversos interesses pesquisam informações na internet. Mesmo na sua instituição, em algum momento, você já deve ter recorrido à internet para realizar pesquisas sobre o segmento ou um processo mais específico.

Caso haja dificuldade em encontrar conteúdos relevantes sobre o tema na internet, é possível transformar essa falta em uma oportunidade de negócio.

Criar um blog próprio, unido a uma solução de Marketing de Conteúdo, permite que a instituição torne-se uma referência no segmento, destacando-a das concorrentes e gerando informações úteis aos clientes que pesquisam sobre o tema.

4. A instituição não alinha as ações de marketing e vendas

Por representar duas áreas fundamentais de qualquer empreendimento, é comum que a empresa inicie a atuação com um setor de vendas e um time de marketing. Entretanto, é recorrente que essas áreas se tratem como inimigas, disputando a conquista de clientes.

O alinhamento entre as ações de marketing e vendas, no entanto, é fundamental para que a empresa consiga obter melhores resultados de mercado a partir de estratégias conjuntas e complementares entre as áreas.

Um dos fundamentos do Marketing Digital é que marketing e vendas possam ser desenvolvidos de forma conjunta, permitindo uma visão macro sobre as atuações e possibilitando que as áreas melhorem o desempenho individual e coletivo das equipes.

5. A empresa está perdendo para a concorrência

Perder espaço para a concorrência é um dos principais problemas que uma empresa que está se consolidando pode enfrentar. Quando os concorrentes iniciam uma investida no mercado ou uma nova forma de atuação é necessário ficar atento para não perder espaço de forma permanente.

É seguro dizer que, atualmente, os principais concorrentes do seu negócio provavelmente já estão investindo em Marketing Digital, o que torna a estratégia online uma necessidade e não mais um diferencial de atuação.

Além da necessidade de não deixar esse espaço vago para ser preenchido pelos concorrentes, outro aspecto fundamental da solução são as diversas oportunidades de acompanhamento de mercado. Algumas ferramentas oferecem opções práticas para monitorar o desempenho dos concorrentes e manter a empresa competitiva.

6. Há dificuldades para segmentar ações

A segmentação das ações, principalmente no marketing offline, sempre foi uma limitação das equipes de marketing. Isso porque as informações utilizadas para definição do público-alvo eram muito genéricas, impedindo que a empresa criasse campanhas bem delimitadas.

Entretanto, se sua empresa faz Marketing Digital, pode usar o Email Marketing, as mídias sociais, a mídia paga e outros canais para segmentar e definir o melhor público para suas campanhas. É possível fazer isso com base nas informações compartilhadas pelos próprios clientes, como localização, faixa de renda, hábitos de consumo, preferências de compra, formas de pagamento mais comuns etc.

Ao melhorar a capacidade de segmentação das campanhas desenvolvidas, baseando as ações nas personas criadas para a marca, a empresa otimiza os investimentos e aumenta o acerto de cada ação.

7. A empresa não mede o retorno do investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica fundamental de ser acompanhada setorialmente e também no contexto geral do negócio. Muitas empresas, principalmente as que só investem em ações de marketing tradicional, têm dificuldade em analisar essa métrica.

A partir do ROI, a empresa consegue identificar qual tem sido o custo de aquisição por cliente e avaliar se está obtendo o retorno esperado com esse investimento.

Uma empresa que não consegue avaliar o ROI corre o risco de gastar mais com a aquisição de clientes do que obtém em vendas e, assim, em pouco tempo, apresentará prejuízos que podem ser fatais para a continuidade do negócio.

Com o Marketing Digital todas as ações podem ser mensuradas, e então os gestores podem definir quais delas têm apresentado melhores resultados, encaminhando os investimentos para as estratégias que oferecem um retorno maior. Isso permite otimizar os recursos e melhorar a taxa de ROI.

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São diversos os indícios que podem mostrar que está na hora de a empresa iniciar um investimento em Marketing Digital. Caso tenha identificado um ou mais itens na realidade da sua empresa, é fundamental avaliar o desenvolvimento de estratégias digitais para reverter esses problemas.

Ao perceber que algo não está funcionando bem na empresa, cria-se uma oportunidade de melhora e mudança. Entretanto, insistir em uma gestão que não está gerando os resultados esperados pode prejudicar a marca permanentemente.

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Esse post foi escrito por Flaubi Farias, editor do Blog da Resultados Digitais


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