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Gestão de negócios: 9 investimentos para apostar em 2016

Gestão de negócios: 9 investimentos para apostar em 2016

Por mais que 2016 seja um ano de incertezas no cen√°rio econ√īmico, isso n√£o significa que voc√™ deva ficar parado! Afinal de contas, investir na melhoria da gest√£o dos neg√≥cios, descobrir novas oportunidades de mercado e alavancar a performance da empresa s√≥ depende das escolhas certas. Neste post voc√™ vai conhecer 9 investimentos que t√™m tudo para se tornar grandes aliados na busca pelo sucesso em 2016. Ent√£o deixe o medo de lado, tampe os ouvidos para os coment√°rios negativos e comece a trabalhar por seu pr√≥prio desenvolvimento!

Serviços on demand

Servi√ßos sob demanda aparentemente s√£o o investimento do futuro. Com consumidores cada vez mais exigentes, dispostos a fazer buscas incessantes na internet pelo melhor fornecedor, comparar solu√ß√Ķes, pre√ßos e vantagens, n√£o tem como escapar da personaliza√ß√£o para garantir um melhor atendimento e aumento nas vendas.

Diante desse cen√°rio, se voc√™ ainda oferece pacotes de servi√ßos prontos e fechados, comece a considerar a oferta de servi√ßos customizados. √Č o que j√° acontece nos cursos in company, em que os temas abordados s√£o definidos de acordo com as necessidades de cada empresa.

Personalização de produtos

O empoderamento que a internet trouxe e as possibilidades de realmente se destacar da multid√£o fizeram com que os consumidores tamb√©m exigissem tratamentos diferenciados. √Č preciso, assim, reconhec√™-los como seres individuais, √ļnicos. Hoje ningu√©m quer investir em um produto com uma tiragem de 2 milh√Ķes de c√≥pias, por exemplo. Cada pessoa quer ser exclusiva.

Pois √© nesse vi√©s que voc√™ deve ingressar para atrair a aten√ß√£o do p√ļblico e fazer com que os clientes se relacionem com sua marca, criando produtos personalizados. Uma lembran√ßa de casamento deve ter um toque √ļnico dos noivos, assim como um notebook pode refletir o estilo de vida do usu√°rio com op√ß√Ķes de capas coloridas e assim por diante.

Segurança na nuvem

A migração de vários processos (internos e externos) para o ambiente on-line exige uma postura mais proativa das empresas no que se refere à segurança de dados. Assim, tanto para preservar sua inteligência de negócio quanto para manter a privacidade dos clientes, é preciso investir em segurança na nuvem.

Nesse sentido, criptografia de dados, selos de seguran√ßa, certifica√ß√Ķes e outras provid√™ncias devem ser tomadas por e-commerces para zelar pela seguran√ßa das informa√ß√Ķes de consumidores e evitar fraudes. Da mesma forma, empresas que trabalham com desenvolvimento tecnol√≥gico e inova√ß√£o devem ter cuidado redobrado com o armazenamento dos dados, combatendo invas√Ķes e hackers.

Qualificação das equipes

Considerando que o cenário não é dos melhores para as empresas, é absolutamente fundamental contar com elementos de diferenciação para ganhar no quesito competitividade. E manter uma equipe cada vez qualificada é chave para alavancar seus negócios.

Profissionais bem treinados, cientes de seus papéis e de suas responsabilidades, são mais produtivos, dispensam supervisão direta e costumam contribuir com ideias inovadoras para a empresa. Além disso, por se sentirem valorizados pelos treinamentos oferecidos pela organização, tendem a permanecer por mais tempo, engajando-se verdadeiramente na conquista de resultados.

Formação de líderes

Outro investimento que voc√™ deve fazer para melhorar sua gest√£o de neg√≥cio √© na forma√ß√£o de l√≠deres que assumam determinadas posi√ß√Ķes ao longo do tempo. Pense bem: com seu neg√≥cio em crescimento, logo ser√° preciso ter um gerente de vendas, um gerente de Marketing e, quem sabe, um diretor financeiro.

Esses cargos até podem ser ocupados por profissionais vindos do mercado externo, mas a vantagem de se formar líderes dentro da empresa é de que você fortalece a cultura organizacional, transmitindo seus valores para a equipe e demonstrando que todos podem crescer juntos.

Software de gest√£o empresarial

A profissionaliza√ß√£o da gest√£o do neg√≥cio come√ßa com um bom suporte √† tomada de decis√£o, ou seja, com a ado√ß√£o de um software de gest√£o empresarial (ERP). Essa ferramenta permite¬†automatizar processos, otimizar o fluxo de informa√ß√Ķes na empresa e entregar relat√≥rios anal√≠ticos que ajudam a entender seu contexto de neg√≥cio e fazer as escolhas certas para o futuro do empreendimento.

Cada vez que você protela essa decisão, continuando a utilizar planilhas desconexas e pesadas, dificulta ainda mais o crescimento da sua empresa, pois os processos se tornam mais e mais demorados e burocráticos. Nesse caso, sua equipe gasta mais tempo com lançamento de dados e espera do que com atividades que realmente agreguem valor, como relacionamento com o cliente.

Marketing digital

H√° tempos usamos a internet como ferramenta de trabalho, mas ela nunca foi t√£o necess√°ria quanto agora. Investindo em Marketing digital, voc√™ gera visibilidade para sua marca, alcan√ßa clientes em qualquer parte do mundo e desfruta de v√°rias op√ß√Ķes de comunica√ß√£o com seu p√ļblico-alvo.

Isso sem contar que o potencial para mensuração de resultados do Marketing digital traz maior segurança para a empresa, permitindo que você otimize seu orçamento de marketing, flexibilize suas estratégias rapidamente e aja com rapidez para maximizar o retorno sobre cada investimento.

Experiência do cliente

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, o usuário espera que você ofereça a melhor experiência de compra e mantenha com ele um ótimo relacionamento. Isso significa atendimento de primeira, plataformas responsivas e intuitivas, sites bem elaborados e interação em tempo real. Para isso, procure olhar para seu negócio com os olhos dos clientes, identificando em que pontos você pode melhorar para tornar a experiência de compra ainda mais agradável.

Fa√ßa pesquisas de satisfa√ß√£o junto ao p√ļblico, construa uma rela√ß√£o de parceria e torne seus clientes verdadeiros aliados na constru√ß√£o de uma marca forte e reconhecida no mercado. Dessa maneira, voc√™ ganhar√° mais do que simples clientes, mas verdadeiros defensores da sua marca.

Sistema de fidelização

Especialmente em tempos de crise, atrair novos clientes se torna ainda mais difícil. E é aí que entra a fidelização, como a melhor forma de manter sua empresa sustentável. Programas de fidelização aumentam o engajamento dos clientes, além de despertarem o interesse de novos leads e aumentam a credibilidade da sua empresa no mercado.

Além disso, esses programas funcionam como um ótimo pretexto para manter o relacionamento com os consumidores, levando ofertas de valor em troca da atenção das pessoas. A interação constante faz com que sua marca seja sempre lembrada, recomendada e comentada, aumentando as chances de vendas.

Uma boa gest√£o de neg√≥cio envolve diversos aspectos e deve ser motivo de aprimoramento constante, a fim de que voc√™ se destaque no mercado e melhore sua competitividade. E um desses aspectos √© seu pr√≥prio sistema de gest√£o, que deve ser adaptado √†s necessidades da organiza√ß√£o e trazer funcionalidades que facilitem o dia a dia. O segredo est√° na personaliza√ß√£o. Quer entender melhor por que um sistema personalizado pode melhorar sua gest√£o? Temos um post que fala exatamente sobre isso! Clique aqui e tire todas as suas d√ļvidas!

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