Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Feeling ou an√°lise da informa√ß√£o: em que basear suas decis√Ķes

Feeling ou análise da informação

Feeling ou an√°lise da informa√ß√£o: em que basear suas decis√Ķes

Essa quest√£o n√£o √© nova e, atualmente, tem sido alvo de muitos artigos e coment√°rios, gerando certa indecis√£o nos donos e gestores de pequenos neg√≥cios ‚ÄĒ mesmo aqueles com seus planos bem definidos e estrat√©gias bem tra√ßadas para conduzir o neg√≥cio. Para conseguirmos tomar boas decis√Ķes √© imprescind√≠vel que tenhamos um alicerce s√≥lido, e neste post vamos entender como a an√°lise da informa√ß√£o e o feeling podem nos dar essa base.

No atual cen√°rio, √© preciso mesclar essas duas ‚Äúferramentas‚ÄĚ para que obtenhamos os melhores resultados poss√≠veis, mas, para isso, precisamos considerar alguns pontos importantes. Veja quais s√£o eles!

Falta de informação

Esse √© um aspecto que tem um grande peso nas tomadas de decis√£o, porque o gestor ou dono do pequeno neg√≥cio nem sempre tem todas as informa√ß√Ķes necess√°rias ou as mais relevantes para se decidir por determinada a√ß√£o. E, com isso, o que acontece √© uma decis√£o baseada quase puramente no feeling.

Dizendo dessa maneira parece ser simples, mas n√£o √©. Uma decis√£o errada pode ter um alto custo para a empresa, que pode variar desde um cliente insatisfeito at√© o encerramento das atividades. De forma alguma queremos isso para o nosso neg√≥cio, n√£o √©? Pode parecer assustador, mas √© a realidade, j√° que a decis√£o baseada no feeling √© muitas vezes um palpite atrelado a sentimentos e opini√Ķes que, muitas vezes, n√£o refletem a realidade.

Qual o grande perigo de agir dessa forma? Pense em um prédio em chamas: você tentaria sair do prédio ou tentaria apagar o fogo com um balde? Se tentar apagar o incêndio, vai desperdiçar recursos (energia e oxigênio) de forma desnecessária e sem retorno, além do final possivelmente trágico. Embora seja uma situação extrema, trazer isso para o ambiente da sua empresa pode te ajudar a ver de forma mais clara o peso de um erro na tomada de decisão.

Precisamos admitir: nosso amor pelo neg√≥cio pode prejudicar nosso julgamento. √Č fato que nem sempre vamos gostar de tomar determinada decis√£o ou de fazer uma mudan√ßa, mas, como dissemos, nem sempre vamos ter todas as informa√ß√Ķes necess√°rias e relevantes. √Č nessa hora que se faz necess√°rio um sistema gerencial de qualidade, que seja simples para que os l√≠deres tenham todos os dados dispon√≠veis.

Busque informa√ß√Ķes necess√°rias

Existem alguns sistemas que trazem algumas solu√ß√Ķes, mas √© importante lembrar que j√° existem processos bem definidos para a gest√£o da empresa, e o necess√°rio agora √© aprimorar o processo com informa√ß√Ķes relevantes. Para isso, √© essencial um software eficiente, completo e que seja simples de usar, j√° que o objetivo √© tomar as melhores decis√Ķes com base em informa√ß√Ķes mais completas, mas sem desperdi√ßar tempo.

Se voc√™ estiver se perguntando o que √© ou como funciona um sistema ERP, uma coisa √© fundamental saber: esse sistema evita retrabalho! E isso j√° √© um ganho enorme, pois esse tempo pode ser usado para dedicar-se a um novo projeto, gerar melhorias ou outra tarefa que agregue mais valor ao neg√≥cio ‚ÄĒ recebendo, inclusive, alertas inteligentes pelo software.

Troque o duvidoso pelo certo

Outro aspecto é o que fazer com as variáveis fornecidas pelo ERP. Já sabemos qual rumo queremos tomar e, provavelmente, o que precisamos fazer para atingir o objetivo. Sendo assim, com os dados em mãos, é hora de avaliá-los junto ao que já possuímos. Por vezes, não será necessário usar o feeling para decidir entre uma abordagem ou outra, uma estratégia ou outra, pois os dados fornecidos pelo ERP praticamente apontarão a decisão a ser tomada para seguir com os objetivos da empresa.

Mas haver√° momentos em que alguns dados te deixar√£o pensativo sobre qual estrat√©gia adotar, e √© nessa hora que o feeling vai ajud√°-lo, pois, com a ajuda do ERP, voc√™ ter√° todas as informa√ß√Ķes pertinentes e relevantes √† m√£o.

Como voc√™ toma suas decis√Ķes de neg√≥cio? Compartilhe conosco o que acha dos sistemas ERP e como tem sido beneficiado por eles!

CTA - e-book 20 motivos rever o software - p

Compartilhe