Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Empowerment: motive sua equipe dando autonomia aos colaboradores

Empowerment

Empowerment: motive sua equipe dando autonomia aos colaboradores

A cada dia, mais negócios e empreendimentos parecem voltar suas atenções para as novas tecnologias e dinâmicas que essas incorporam ao mundo corporativo. A atenção dos gestores parece focar apenas ferramentas complexas como os ERPs ou mesmo as soluções mais simples, como conferências de vídeo e chamada. No entanto, o que não podemos perder de vista são as pessoas que, no fim das contas, fazem a empresa girar.

Pensando nisso, é essencial que as organizações tenham a capacidade de despertar em seus funcionários todas as suas potencialidades, fazendo com que eles atinjam um nível de excelência. Uma das ferramentas utilizadas com esse objetivo é o chamado empowerment, uma técnica focada em aumentar a autonomia dos funcionários para melhorar os resultados corporativos de forma constante. É justamente para falar sobre os benefícios do empoderamento dos funcionários que criamos esse post. Curioso? Então continue a leitura!

O conceito de empowerment

A tradução mais comum para empowerment é “empoderamento” e a palavra resume bem o seu objetivo: dar mais poder para pessoas que não costumavam ter tanto poder. Embora seja cada vez mais comum utilizarmos esse termo em questões de direitos humanos, onde expressões como “empoderamento da mulher” e “empoderamento negro” são cada vez mais utilizadas para valorizar e dar protagonismo a minorias, o empowerment também possui uma faceta corporativa.

Nesse caso, que é o foco das nossas atenções, ele se refere a dar autonomia e autoridade a funcionários que não estão em postos mais altos da hierarquia empresarial. Ou seja, praticar o empowerment é horizontalizar as tomadas de decisão de uma empresa, tornando-a mais dinâmica e inovadora, entre outros benefícios. É sobre essas vantagens do empowerment que falaremos no tópico a seguir.

As vantagens do empowerment

O empowerment é uma técnica poderosa que traz vantagens intangíveis, como a melhoria do ambiente de trabalho; até melhorias efetivas, como o aumento da agilidade na finalização de processos e aumento do número de novas práticas incorporadas à dinâmica da empresa. Entre as vantagens trazidas pelo empowerment podemos citar:

Funcionários motivados

Colaboradores com autonomia e liberdade se sentem valorizados pela empresa e incorporam a ideia de que cada um deles pode fazer a diferença para toda a organização. A motivação da equipe, maior combustível para a produtividade, tende a se manter em alta uma vez que os funcionários se sentem incluídos e relevantes para o sucesso da companhia.

Retenção e atração de talentos

Esse segundo item está profundamente ligado ao primeiro: funcionários motivados e felizes com o seu emprego significam, em geral, uma baixa taxa de turnover. Sua empresa será capaz de manter e desenvolver um talento por mais tempo, gerando ainda mais valor para o negócio.

Da mesma forma, empresas com maior horizontalidade na hora da tomada de decisões tendem a atrair funcionários inovadores e ousados que, em geral, não se encaixam tão bem em empresas mais tradicionais com hierarquias extremamente rígidas.

Melhoria no fluxo do conhecimento

Para crescer, toda organização deve zelar pela constante e produtiva troca de informações, fazendo com o conhecimento seja compartilhado e cultivado por todos. Antigamente, acreditava-se que o conhecimento só poderia ser transmitido de cima para baixo, seja através de treinamentos, palestras ou por instruções diretas do chefe.

Hoje em dia, sabe-se que os diferentes profissionais de uma empresa carregam experiências, informações e visões muito ricas, independente, da sua posição na hierarquia, que devem ser compartilhadas de forma horizontal. Ou seja, tanto os líderes têm conhecimento técnico, profissional e pessoal para transmitir para os seus subordinados, quanto os subordinados podem transmitir seus conhecimentos para colegas e superiores de forma mais fluida.

Agilidade na tomada de decisões

Um dos maiores problemas em empresas que concentram demais a tomada de decisões em lideranças e gestores é a lentidão com que essas mesmas decisões podem sofrer. Afinal, quando uma única pessoa é responsável por autorizar ou desautorizar novas ações em sua área, ela, obviamente, ficará sobrecarregada e terá dificuldades em tomar as melhores decisões em um curto prazo de tempo. No entanto, algumas ações devem ser tomadas de imediato e podem sim ser realizadas sem a autorização prévia de gestores.

A recompra de determinado produto em falta no estoque, a necessidade de consertar determinado aparelho do escritório e outras ações corriqueiras não precisam passar em cada área de comando antes de serem executadas. Basta que um funcionário ou grupo de funcionários empoderados tenham a autonomia e sejam capacitados para tomarem esse tipo de decisão.

A aplicação do empowerment na empresa

Em geral, a cultura de empoderamento dos funcionários deve passar por uma ampla mudança de filosofia e métodos de trabalho de uma empresa. Para que ela funcione, é preciso que cada membro da organização, desde a diretoria até o estagiário, esteja ciente dos pilares do empowerment. Que são:

Poder

Dar autonomia e capacidade para que os funcionários tomem decisões e tenham autoridade sobre determinada área ou determinados processos.

Desenvolvimento

Fazer com que o funcionário seja capaz de utilizar o poder que lhe foi atribuído de forma eficiente. Ou seja, treiná-lo e capacitá-lo de forma constante para que a sua autonomia reflita em resultados satisfatórios para toda a empresa.

Motivação

Acompanhar os resultados de cada setor e seus colaboradores a fim de saber se os objetivos traçados pela empresa estão sendo atingidos. Aqui é importante manter o funcionário motivado e saber reconhecer os seus acertos, recompensando-o. Também é fundamental compartilhar os resultados gerais da empresa, para que o colaborador tenha ciência do avanço da empresa como um todo.

Liderança

Dar autonomia para os colaboradores não significa a abolição da hierarquia empresarial. No entanto, é preciso que a empresa aposte em líderes motivadores, flexíveis e que sejam capaz de liderar pelo exemplo. O líder, portanto, não deve ser apenas o responsável por dar ordens, mas sim em delegar tarefas, acompanhar resultados e sugerir melhorias e aperfeiçoamentos no trabalho de cada membro da sua equipe.

A filosofia do empowerment pode ser importante para tornar a sua empresa mais dinâmica, melhorar o ambiente interno e trazer melhores resultados financeiros. É claro que essa mudança de paradigmas de uma empresa pode ser complexa. No entanto, para evitar qualquer tipo de trauma é possível implementar o empoderamento por partes, aplicando-o primeiro em algumas áreas específicas para depois transmiti-lo para todos os setores.

Você está pronto para empoderar os seus funcionários? Como anda a motivação da sua equipe? Compartilhe suas dúvidas e opiniões conosco através dos comentários!

 CTA - e-book gestão do tempo - p
Compartilhe