Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Entenda o que é DRE e para que serve

Entenda o que é DRE e para que serve

A Demonstração de Resultados do Exercício, também conhecida como DRE, é uma peça contábil auxiliar do balanço patrimonial. Enquanto no balanço temos apenas os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na DRE temos os gastos e os ganhos que a empresa obteve em um determinado período.

Por meio desse documento, podemos analisar se a empresa tem uma administra√ß√£o que controla os gastos de forma eficiente e se o lucro gerado pela atividade da empresa √© compat√≠vel com o capital investido no neg√≥cio. Em linhas gerais, essa demonstra√ß√£o √© um resumo das opera√ß√Ķes da empresa, que, aliada ao conhecimento t√©cnico, pode mostrar como anda a sa√ļde financeira do seu empreendimento.

Por conta de sua riqueza de informa√ß√Ķes relevantes, a DRE √© uma das demonstra√ß√Ķes favoritas dos analistas financeiros e investidores. Por isso, √© muito importante que os empres√°rios e contadores certifiquem-se de que todos os saldos contidos na demonstra√ß√£o estejam corretos. Saiba mais sobre a DRE:

A estrutura da DRE

  • (+) Receita Operacional Bruta………………………………………………10.000,00
  • (-) Impostos sobre vendas………………………………………………………..950,00
  • (=) Receita l√≠quida…………………………………………………………….9.050,00
  • (-) Custo dos produtos/mercadorias vendidas………………………….2.000,00
  • (=) Lucro Bruto…………………………………………………………………7.050,00
  • (-) Despesas operacionais………………………………………………………1.500,00
  • (+) Outras Receitas Operacionais………………………………………………700,00
  • (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda……………………….6.250,00
  • (-) Despesas Financeiras…………………………………………………………..250,00
  • (=) Lucro Antes do Impostos de Renda…………………………………6.000,00
  • (-) Imposto de Renda e Contribui√ß√£o Social……………………………..2.000,00
  • (=) Lucro L√≠quido do Per√≠odo………………………………………………4.000,00

Como podemos ver, a quantidade de informa√ß√Ķes relevantes sobre o neg√≥cio √© enorme. Com uma r√°pida olhada, podemos observar que a lucratividade dos valores demonstrados acima est√° em 40%. Ou seja, para cada R$1,00 de venda, temos R$0,40 de lucro.

Esse é apenas um dado rápido que podemos extrair, mas existem diversas análises possíveis de serem feitas por meio da DRE.

Por que a DRE é tão importante?

Institu√≠da pela Lei 6.404/1978 no artigo 187, a DRE √© umas das demonstra√ß√Ķes cont√°beis de encerramento de exerc√≠cio que todas as empresas, seja ela grande ou microempresa, est√£o obrigadas a elaborar por for√ßa do Art. 176 da Lei 6.404/1978.

Al√©m dos benef√≠cios gerenciais que a an√°lise desse relat√≥rio pode trazer, a DRE √© uma das demonstra√ß√Ķes em que os fiscais do governo analisam se todos os impostos devidos pela empresa foram calculados corretamente e se n√£o h√° sonega√ß√£o.

Envolta de tamanha import√Ęncia para os usu√°rios externos, sejam analista financeiros, investidores ou agentes do governo, a DRE √© um documento que s√≥ tem validade jur√≠dica e financeira quando est√° assinada por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de seu estado. Sem a assinatura de um contador, essa demonstra√ß√£o √© um simples demonstrativo gerencial.

Como posso ter acesso à DRE da minha empresa?

Se sua empresa tem um contador ou escrit√≥rio de contabilidade que lhe presta servi√ßo, entre em contato com eles e fa√ßa a solicita√ß√£o desse documento, ou verifique se o seu software de gest√£o disponibiliza este recurso! Para que voc√™ possa ver a evolu√ß√£o de seu neg√≥cio, analise a possibilidade de ter acesso tamb√©m √†s demonstra√ß√Ķes desse ano e de anos anteriores.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a DRE, encare o desafio de estudá-la para descobrir os pontos fortes do seu negócio e os pontos onde é possível melhorar!

Compartilhe