Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como diminuir o índice de rotatividade em sua empresa?

índice de rotatividade

Como diminuir o índice de rotatividade em sua empresa?

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o índice de rotatividade. Talvez até já tenha feito esse cálculo em sua empresa! Mas você sabe como realmente determinar esse valor, quais são os seus prejuízos e como diminuir as despesas com essa taxa em seu negócio?

No artigo de hoje, nós vamos falar sobre o que é a rotatividade, como calculá-la e o que fazer para que esse índice não ultrapasse um valor saudável em sua empresa. Continue a leitura para saber como melhorar os seus resultados em gestão de pessoas!

 

O que é rotatividade?

O índice de rotatividade retrata o cenário do seu negócio em relação à saída e entrada de novos colaboradores, e é conhecido também como turnover. Podemos dizer que calculando a rotatividade você fica sabendo o quanto a sua empresa troca de colaboradores em determinado período de tempo.

Para calcul√°-lo √© simples: voc√™ dever√° somar quantas admiss√Ķes e demiss√Ķes foram feitas em sua empresa durante certo per√≠odo e dividir o resultado por dois. O valor que voc√™ encontrar dever√° ser dividido pelo n√ļmero total de colaboradores em sua organiza√ß√£o e, depois, multiplicado por cem. Assim, voc√™ encontra a porcentagem que indica o √≠ndice de rotatividade em seu neg√≥cio.

Um valor saudável varia de empresa para empresa. Mas você pode ter certeza que se o seu índice de rotatividade está muito alto, temos um problema! O turnover pode trazer uma série de prejuízos para a organização, e eles vão muito além dos custos financeiros. Vamos falar um pouco sobre o quanto o seu negócio pode sofrer com a alta rotatividade no próximo tópico!

 

Quais são os prejuízos de um índice de rotatividade alto?

Vários gestores não pensam sobre os prejuízos que a substituição constante de colaboradores pode trazer para a organização. Mas eles são muitos e capazes de gerar um impacto negativo enorme na empresa!

Quando falamos nas despesas financeiras geradas pelo alto turnover, podemos citar as seguintes:

  • custos trabalhistas relacionados ao desligamento dos colaboradores;
  • gastos com os processos de recrutamento e sele√ß√£o, que incluem o tempo do recrutador respons√°vel e do gerente da √°rea;
  • despesas com treinamento e capacita√ß√£o do novo colaborador, dentre outros.

Mas a rotatividade não gera apenas prejuízos financeiros. Existe uma série de consequências negativas quando essa taxa está acima de um valor considerado saudável. Elas incluem:

  • desequil√≠brio na equipe com a sa√≠da e entrada do novo colaborador, podendo prejudicar o clima organizacional;
  • diminui√ß√£o da produtividade at√© o novo colaborador estar completamente adaptado ao trabalho que dever√° desenvolver;
  • falta de engajamento dos profissionais com a empresa e muito mais!

 

Como diminuir a rotatividade na empresa?

Agora que você já sabe quais são os prejuízos de uma alta rotatividade em sua empresa, com certeza está interessado em entender o que deve fazer para diminuir esse índice, certo?

Existem algumas práticas que você deve adotar que vão desde a contratação até a gestão dos seus colaboradores. Vamos falar sobre algumas delas!

 

Conheça as causas da rotatividade

O primeiro passo antes de tomar qualquer atitude é conhecer as causas da rotatividade. E, apesar de te ajudar nesse mapeamento, isso não se faz apenas através das entrevistas de desligamento!

Para realmente ter uma informa√ß√£o real para trabalhar, voc√™ precisa adotar a gest√£o de pessoas baseada em dados em sua empresa. Atrav√©s dessa estrat√©gia, voc√™ vai conseguir identificar padr√Ķes relacionados √† sa√≠da de colaboradores em sua empresa e entender o que pode estar gerando um alto √≠ndice de rotatividade. Depois disso, voc√™ pode antecipar a√ß√Ķes que com certeza v√£o impactar em uma redu√ß√£o desse √≠ndice!

O que n√≥s estamos dizendo √© que voc√™ n√£o pode come√ßar um plano para diminuir o turnover em sua empresa no escuro. Voc√™ precisa de informa√ß√Ķes concretas para saber onde agir e o que fazer!

 

Fa√ßa contrata√ß√Ķes assertivas

Entre as maiores causas de um alto √≠ndice de rotatividade est√£o as contrata√ß√Ķes erradas. Afinal, n√£o adianta contratar um candidato que se mostra tecnicamente perfeito mas que n√£o se adapta ao dia a dia da empresa.

A defini√ß√£o do qual √© o colaborador certo para a sua empresa come√ßa antes mesmo do processo de recrutamento e sele√ß√£o! √Č importante que voc√™ desenhe o perfil ideal para a vaga que ir√° se abrir: quais s√£o as caracter√≠sticas comportamentais e as compet√™ncias fundamentais para que o colaborador esteja adequado √† cultura organizacional, √† equipe e √† fun√ß√£o que ser√° desempenhada?

Depois disso, você precisa analisar, durante o processo seletivo, quais candidatos atendem aos requisitos da vaga. Para isso, é importante que você aplique um teste de perfil nos candidatos para ter em mãos os mapeamentos comportamentais e as competências de cada um durante as entrevistas e para a decisão final.

 

Desenvolva a Gest√£o Comportamental

Outro ponto fundamental √© desenvolver a Gest√£o Comportamental em sua empresa. Atrav√©s dela, voc√™ vai conseguir realocar os colaboradores certos nas fun√ß√Ķes certas, desenvolver treinamentos assertivos, atuar para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, para o engajamento no trabalho.

Assim, além de diminuir a taxa de rotatividade, já que os seus colaboradores estarão satisfeitos em sua empresa, você ainda ajuda a melhorar o desempenho dos profissionais e aumenta a produtividade das equipes.

Entendeu o que fazer para diminuir o √≠ndice de rotatividade em sua empresa? Como falamos, uma pr√°tica importante para isso √© promover treinamentos que realmente fa√ßam a diferen√ßa para os seus colaboradores. Por isso, preparamos um ebook que vai te ajudar a entender como planejar treinamentos por perfil de equipes. √Č s√≥ clicar aqui para baixar gratuitamente!

Compartilhe