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4 dicas para fazer um planejamento de marketing

4 dicas para fazer um planejamento de marketing

Muitas empresas acabam se perdendo na hora de fazer um planejamento de marketing para ter uma gestão de sucesso. Ele é o responsável por apontar caminhos importantes para atingir suas metas e até mesmo aumentar as vendas. Por isso, deixar essa tarefa de lado, ou executar de qualquer jeito pode trazer grandes prejuízos.

Baseado no livro ‚ÄúGest√£o de Marketing‚ÄĚ, da editora FGV, listamos 4 dicas que v√£o te ajudar a fazer um excelente planejamento de marketing. Confira!

 

1. Faça uma análise da situação antes do planejamento de marketing

Antes de tra√ßar metas, estrat√©gicas e a√ß√Ķes de marketing, √© importante que voc√™ tenha informa√ß√Ķes sobre sua empresa. Qual √© o produto vendido? Quem s√£o os maiores clientes? Quem paga mais? Fa√ßa uma descri√ß√£o da estrutura do seu neg√≥cio e coloque em um papel.

√Č importante levantar detalhes sobre o n√≠vel de satisfa√ß√£o dos seus clientes e da reten√ß√£o tamb√©m. Com dados essenciais, voc√™ consegue ter uma vis√£o geral da empresa e dar in√≠cio ao seu planejamento de marketing.

 

2. Identificar ameaças e oportunidades

Ao ter o mapa de informa√ß√Ķes da empresa na m√£o, voc√™ consegue identificar poss√≠veis amea√ßas e oportunidades. ‚ÄúQue defici√™ncias internas em sua organiza√ß√£o/produto, em compara√ß√£o com as dos concorrente, contribuem para reduzir as vendas e a satisfa√ß√£o dos clientes? Que fatores externos pode aproveitar para aumentar as vendas?‚ÄĚ, questiona os autores do livro ‚ÄúGest√£o de Marketing‚ÄĚ.

Nessa fase, é importante olhar para seu produto e os consumidores que você já possui. Esses fatores podem ajudar sua empresa a sofrer uma ameaça ou ganhar uma oportunidade.

 

3. Pense em estratégias de marketing

N√£o basta ter todas as informa√ß√Ķes na m√£o e usar qualquer a√ß√£o, √© preciso pensar em estrat√©gias que estejam alinhadas ao seu segmento e cliente, por exemplo. As primeiras perguntas que devem ser levadas em considera√ß√£o √©:¬†‚ÄúEsse plano atinge meu consumidor?‚ÄĚ,¬†¬†‚ÄúMeu segmento se adequa a essa a√ß√£o?‚ÄĚ e¬†‚ÄúEssa estrat√©gia √© acess√≠vel ao mercado que estou inserido?‚ÄĚ.

Seja criativo, inove e utilize a variedade de ferramentas que o marketing oferece para você ser diferente!

 

4. Faça uma avaliação financeira

Algumas a√ß√Ķes e estrat√©gias de marketing custam dinheiro. Independente disso, voc√™ tamb√©m precisa de uma equipe qualificada para conseguir entregar resultados incr√≠veis. Por isso, √© importante fazer uma avalia√ß√£o financeira e qual o valor que sua empresa consegue investir nesse setor.

√Č importante fazer uma an√°lise do retorno financeiro que o marketing trar√° para seu neg√≥cio. Alinhe os n√ļmeros e tome decis√Ķes assertivas!

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