Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Dia do Trabalho: 10 dicas para se destacar no mercado

Dia do Trabalho: 10 dicas para se destacar no mercado

Em tempos onde o desemprego est√° em alta, conseguir se destacar no mercado √© essencial. Em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado em 1¬ļ de maio, separamos 10 dicas para voc√™ conseguir se destacar e alcan√ßar seus objetivos.

Antes de entrarmos no assunto principal desse texto, √© interessante lembrarmos o motivo do 1¬ļ ser comemorado internacionalmente. Para quem n√£o lembra, em 1886, milhares de oper√°rios de Chicago, nos Estados Unidos, organizaram uma paralisa√ß√£o por melhores condi√ß√Ķes de trabalho.

No mesmo dia, os trabalhadores dos Estados Unidos organizaram uma greve geral. Durante semana, houve outras movimenta√ß√Ķes e o dia 1¬ļ de maio ficou marcado pela luta dos trabalhadores e se tornou o Dia do Trabalho. Voc√™ acredita que a carga hor√°ria di√°ria chegava at√© 17h?

Agora, vamos ao foco. Conheça as 10 dicas:

 

1. Tenha uma boa comunicação

Saber se comunicar, ter uma boa escrita, expor suas ideias e ser persuasivo s√£o √≥timas qualidades. Sem d√ļvidas ser um bom comunicador pode te dar muitas vantagens na hora de se destacar.

Unir as habilidades t√©cnicas da √°rea que voc√™ ir√° atuar com uma boa comunica√ß√£o far√° o diferencial. √Č uma forma do seu chefe ou respons√°vel pelo processo seletivo te olhar com outros olhos.

 

2. Saber trabalhar em equipe

A internet pode ser cada vez mais comum no nosso ambiente de trabalho, seja para fazer uma reunião online, ou para trocar e-mails com colega no mesmo prédio. Apesar disso, saber trabalhar em equipe sempre será um diferencial.

O dono de uma empresa, ou líder de uma equipe está em busca de pessoas que saibam lidar com pessoas diferentes. Além disso, saiba ouvir o próximo e trabalhe para um ambiente agradável para todos.

 

3. Domínio de idiomas

Não tem jeito. O inglês, em muitos casos, é a qualificação mais básica que uma empresa pede. Na área de negócios internacionais, por exemplo, é essencial. Saber se comunicar, além de ser um destaque, te ajuda a conquistar clientes para sua empresa.

Invista em cursos. Assista aulas online, mas não fique para trás nessa competência. Que tal se dar de presente, pelo Dia do Trabalho, um curso anual? 

 

4. Comprometimento

Mais do que colaboradores executando tarefas, gestores buscam pessoas que se envolvam e vistam a camisa de um projeto. Agir como responsável pelo resultado da empresa demonstra uma grande característica e te ajudar a se destacar.

 

5. Ter iniciativa e ser proativo

Sugira sempre! Um colaborador que apresente ideias, solu√ß√Ķes e alternativas s√£o destaques na equipe. Na hora de concorrer a uma vaga, n√£o fale apenas que √© proativo, mas d√™ exemplos. ¬†

 

6. Seja flexível e adaptável

O mundo está em constante mudança. Não é diferente com uma empresa, muito menos no mundo corporativo. Por isso, é importante que você saiba se adaptar às mudanças de mudanças de rotina, procedimento e até mesmo de equipe. Seja flexível e consiga se destacar no mercado.

 

7. Tenha uma rede de contatos

Esse tópico poderia ser considerados um dos principais para conseguir se destacar no mercado. Ter contatos é um grande diferencial. Ter pessoas que saibam de suas qualidades, competências e ainda acreditem no seu trabalho, pode te impulsionar. Além de ser indicado, sua rede de contatos pode te chamar para novos projetos.

Tenha relacionamentos saudáveis, se mostre alguém confiável e com um ótimo desempenho em sua área. Se você seguir todas as dicas aqui traçadas, a rede de contatos é certa.

 

8. √Čtica

Voc√™ pode at√© pensar que n√£o, mas o mercado de trabalho est√° cheio de pessoas anti√©ticas. Por isso, busque sempre a √©tica, ser verdadeiro e respeitar os limites. Dinheiro nenhum pode pagar sua √©tica. √Č importante levar essa dica n√£o apenas para o mundo corporativo, mas para todas as √°reas da vida.

 

9. Busque a capacidade de análise e síntese

Com a internet, temos muita informa√ß√£o dispon√≠vel, mas n√£o sabemos, muitas vezes como lidar. Por isso, um bom colaborador est√° sempre em busca da capacidade de s√≠ntese. Mais do que expor ideias √© importante sintetiz√°-las. Apresente suas sugest√Ķes com uma boa an√°lise e de forma simples.

 

10. Faça feedback para você mesmo

√Č importante analisar suas atitudes, pontos fortes e fracos e quais resultados voc√™ tem conseguido ou n√£o atingir. Saber ser autocr√≠tico e buscar o aprimoramento √© uma das grandes formas de se destacar. Busque fazer um feedback de suas tarefas semanalmente.

Que tal começar a seguir uma dessas dicas a partir de amanhã, que é dia do trabalho?

Compartilhe