Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Cupom fiscal e nota: quais são as diferenças?

Cupom fiscal e nota: quais são as diferenças?

Você lojista, comerciante ou empresário que utiliza o cupom fiscal e nota, mas não sabe as diferenças. Esse texto foi feito para você. Vamos explicar quais as vantagens, se elas podem ser substituídas e qual seria a melhor escolha para o seu negócio.

Antes de falar das diferenças, é importante alertar que a partir de julho o empreendedor que utiliza a Nota Fiscal Eletrônica deve atualizá-la para versão 4.0.

1. Cupom fiscal é um documento sem validade fiscal

Desde o ano passado, a legislação tributária deixou de considerar o cupom fiscal como documento de validade fiscal. Ou seja, o cupom, além de ter informações básicas da compra, não serve, por exemplo, para fazer a troca de um produto.

Já a NFe, como o site oficial descreve, serve para “documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes”. Diferente do cupom fiscal, a nota oferece informações detalhadas do consumidor, da empresa que vendeu e até mesmo da transportadora.

Se você comprou algo que no futuro precisará ser trocado ou reembolsado, opte pela nota.

2. Cupom fiscal e nota não podem ser substituídos

Como falado anteriormente, o cupom não tem validade fiscal, ou seja, ele não precisa ser aceito pelo lojista na hora da troca de algum produto. Por essa e outras situações, como um pedido de reembolso, os dois documentos não podem ser substituídos ou usados no lugar do outro. Eles não têm a mesma utilidade. 

3. NFe facilita o recolhimento de impostos

Uma das vantagens de usar a Nota Fiscal Eletrônica é que ela facilita no processo de recolhimento de impostos. Como a NFe se comunica diretamente com os sistemas da Receita Federal, esse processo se torna mais fácil.

Com isso, a empresa evitar problemas com o fisco. A Sefaz (Secretaria da Fazenda) garante que com o uso da NFe, a sonegação diminui consequentemente.

A ADV Tecnologia conta com uma solução que ajuda a sua empresa a emitir a NFe e o cupom eletrônico de forma simples e rápido. Quer saber mais? Agende uma visita com um dos nossos especialistas.

Compartilhe