Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

controle financeiro

Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

Dinheiro abala estruturas e resolve muitos problemas. Por isso, trabalhar para ter um controle financeiro impecável na sua empresa é imprescindível. Se todo mês, você fica com medo de saber se vai ficar no vermelho ou não, encontrou o material ideal!

Neste artigo, vamos dar dicas simples de como é possível manter seu caixa no azul. Fique tranquilo, porque nem tudo está perdido e é possível se organizar.

Curioso? Confira:

 

Conheça todas as despesas da empresa

O primeiro passo para um bom controle financeiro é saber quanto e com o quê a sua empresa gasta todos os meses ou semanas. Caso um negócio não tenha uma administração eficiente de custos mensais é possível que você esqueça de alguma conta, por exemplo.

Com a relação das despesas fixas, o gestor tem um planejamento melhor e consegue pensar em formas de otimizar os gastos. Pensando, por exemplo, onde é possível reduzir custo. 

Tenha em mente que cada empresa tem gastos específicos, no entanto, todas elas têm alguns custos em comum. Alguns deles são: contas de água e luz, aluguel, pagamento dos colaboradores e materiais de escritórios. Será que é possível fazer alguma economia?

 

Analise o fluxo de caixa frequentemente

N√£o deixe para analisar seu fluxo de caixa em dias de pagamento dos funcion√°rios ou quando √© preciso fazer uma grande compra. Um gestor que n√£o est√° de olho na sa√ļde financeira da empresa, provavelmente n√£o tem controle financeiro algum.¬†

Ao fazer essa avaliação com frequência, você poderá acompanhar os passos do seu negócio. Além disso, essa análise mostrará ao empreendedor a hora certa de fazer um grande investimento e quando é preciso ficar em alerta, antes do seu caixa ficar no vermelho. 

 

Negocie sempre

Tenho certeza que seus clientes sempre pedem um desconto, certo? Ou qualquer tipo de negociação, não é mesmo? Por que não fazer o mesmo? Fale com seus fornecedores, tente algo vantajoso par ao seu negócio e o deles. 

√Äs vezes o mais barato ou o mais caro n√£o √© de melhor qualidade, por isso, fa√ßa uma an√°lise de custo e benef√≠cio dos materiais e itens de compra, por exemplo. Procure capacitar sua equipe para fazer boas negocia√ß√Ķes tamb√©m.¬†¬†

 

Estabeleça uma reserva no seu controle financeiro

Se voc√™ tem um bom controle financeiro, esse item j√° deve funcionar muito bem na sua empresa. Imprevistos acontecem, mas podemos nos preparar para que os estragos sejam menores. Uma m√°quina quebrou, os custos com demiss√£o e contrata√ß√£o foram al√©m do previsto? Por isso, se o neg√≥cio conta com uma boa reserva, seu caixa n√£o sofrer√° altera√ß√Ķes.

 

Em resumo, ao se planejar e seguir essas dicas simples no dia a dia da empresa, o resultado ser√° positivo e interessante para o faturamento do seu neg√≥cio. A vida do empreendedor √© um eterno aprendizado, por isso n√£o deixe de acompanhar nossos conte√ļdos por aqui! ūüôā¬†

Compartilhe