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Como lidar com produtos em excesso no estoque?

Como lidar com produtos em excesso no estoque?

Como lidar com produtos em excesso no estoque?

Ter produtos em excesso encalhados no estoque √© sin√īnimo de custos elevados com armazenamento, espa√ßo indevidamente ocupado e, eventualmente, preju√≠zos! E esse combo equivale a dor de cabe√ßa na certa. Mas sabia que o problema pode ser causado por uma s√©rie de fatores que v√£o desde uma crise econ√īmica que desestimula o com√©rcio at√© um erro de planejamento estrat√©gico na hora de encomendar os produtos junto aos fornecedores? De toda forma, j√° podemos adiantar que √© sim poss√≠vel corrigir a falha para que sua empresa n√£o perca dinheiro.

Neste post, vamos ajud√°-lo a lidar com o excesso de estoque em duas frentes. Na primeira, emergencial, o problema j√° apareceu e voc√™ precisa se ver livre daquele produto encalhado da forma mais r√°pida poss√≠vel. Na segunda, estrat√©gica, certas a√ß√Ķes gerenciais devem ser tomadas para que a situa√ß√£o n√£o se repita sistematicamente na empresa, corroendo sua rentabilidade. Ficou curioso? Ent√£o continue lendo!

Fa√ßa promo√ß√Ķes

Esse certamente √© um dos m√©todos mais conhecidos e eficientes para se corrigir a sobra indevida de estoque. Sabendo quais s√£o os produtos em excesso, o lojista pode considerar reduzir seu pre√ßo final de venda ou ainda oferecer melhores condi√ß√Ķes no pagamento a prazo, por exemplo. O principal ponto positivo dessas a√ß√Ķes √© que elas n√£o s√≥ ajudam a corrigir o problema como tamb√©m podem ser encaradas como iniciativas de marketing para a empresa. Pense bem: promo√ß√Ķes atraem os olhares dos clientes, ajudam a fidelizar o p√ļblico e, de maneira geral, exp√Ķem a marca.

No entanto, vale lembrar que as promo√ß√Ķes para limpar o estoque n√£o devem se tornar uma rotina! Isso porque, quando voc√™ vende o produto por um pre√ßo abaixo que o inicialmente planejado, lucra menos que o esperado. Por isso, caso se torne recorrente, esse cen√°rio pode se transformar em um grande problema para a empresa.

Crie kits

Outra maneira de desencalhar determinados produtos em excesso √© oferec√™-los junto a itens similares mais populares. O prop√≥sito consiste em unir produtos com grande procura com outros cujas vendas s√£o mais raras. Assim, uma loja de equipamentos para bicicletas que tem facilidade para vender capacetes mas encontra problemas com a sa√≠da de luvas, por exemplo, pode unir esses dois elementos em uma √ļnica oferta. Imagine que √≥tima ideia criar uma esp√©cie de kit de seguran√ßa do ciclista envolvendo capacete, luva e outros itens como cotoveleiras e joelheiras, formando um kit com pre√ßo total mais em conta que a soma dos valores individuais. Dessa forma, o cliente automaticamente se torna mais disposto a levar um item secund√°rio sabendo que economizar√° dinheiro com o combo.

Mas atenção: é preciso ter cuidado para não atentar contra a lei! Afinal, a prática conhecida como venda casada (quando a comercialização de um item está atrelada à aquisição de outro produto pelo consumidor) é proibida no Brasil. Voltando ao nosso exemplo, o cliente deve saber que a compra do kit de segurança é financeiramente mais vantajosa, mas que, mesmo assim, pode optar por adquirir apenas o capacete ou cada um dos demais itens individualmente.

Promova integração

Para que o neg√≥cio prospere, √© fundamental que todas as √°reas da empresa estejam integradas. E quando o assunto √© estoque, √© simplesmente imposs√≠vel ignorar que a responsabilidade de geri-lo n√£o √© apenas da log√≠stica. Essa tarefa tamb√©m deve ser compartilhada com a equipe de vendas! √Č muito importante, portanto, que seus vendedores tenham conhecimento do que pode ser vendido, dos itens¬†que est√£o em falta e dos produtos em excesso que est√£o encalhando no estoque. E isso, claro, s√≥ √© poss√≠vel com uma comunica√ß√£o constante entre as duas √°reas.

Para tanto, promova reuni√Ķes entre as equipes direta ou indiretamente envolvidas com a gest√£o do estoque e incentive o di√°logo constante. No meio do caminho, caso um produto em especial demonstre mais problemas para ser vendido, teste fazer um treinamento r√°pido com sua equipe de venda, mostrando as caracter√≠sticas desse item e como ele pode ser mais facilmente vendido. Assim, os vendedores ser√£o capazes de apresentar o produto em excesso para compradores indecisos e melhorar suas vendas.

Exerça controle

Falamos at√© aqui sobre medidas emergenciais para lidar com o excesso de produtos no estoque, certo? Mas como definitivamente n√£o √© por acaso que a sabedoria popular afirma ser melhor prevenir que remediar, mais importante que saber dar vaz√£o a produtos encalhados √© saber como evitar que esse problema aconte√ßa. Nesse contexto, o primeiro passo consiste em desenvolver uma vis√£o clara sobre o estoque. Analise o que, afinal, est√° armazenado, em quais quantidades e condi√ß√Ķes. Ter esse panorama √© fundamental para detectar excessos ou faltas antes de se tornarem problemas.

No entanto, mais que ter um retrato exato do seu estoque, √© preciso saber como se d√° a movimenta√ß√£o dos produtos. O que tem mais sa√≠da e, portanto, deve ser reabastecido com maior frequ√™ncia? Obviamente, o contr√°rio tamb√©m deve ser observado: quais produtos em excesso precisam ser encomendados com uma frequ√™ncia menor? Existem produtos perec√≠veis com risco de perderem a validade? Responder cada uma dessas quest√Ķes √© fundamental para que a empresa entenda que o estoque deve ser tratado de forma estrat√©gica, com seu funcionamento subordinado aos objetivos gerais do neg√≥cio.

Automatize processos

Devidamente entendido que ter controle sobre os produtos estocados √© fundamental, chegou a hora de aprender a faz√™-lo de maneira eficiente, simples e barata. Uma alternativa inteligente envolve empregar a tecnologia a favor da empresa, com um bom software de gest√£o. S√≥ n√£o se esque√ßa de se certificar se a ferramenta une informa√ß√Ķes relativas √† quantidade e √† localiza√ß√£o dos produtos em uma √ļnica plataforma, ao mesmo tempo em que integra os dados de √°reas diferentes da empresa.

Assim, informa√ß√Ķes do setor de vendas (como uma encomenda maior de determinado produto) s√£o compartilhadas com os pr√≥prios estoquistas. Nesse caso, saber de antem√£o que determinada venda massiva foi feita dar√° a possibilidade de o estoque planejar a reposi√ß√£o de determinado item. Al√©m disso, os melhores softwares de gest√£o ainda oferecem ferramentas eficientes como tabelas e gr√°ficos de movimenta√ß√£o de produtos ou mesmo avisos autom√°ticos de itens em falta, produtos em excesso ou pr√≥ximos a data de validade. N√£o parece ideal?

Agora nos conte aqui se sua empresa anda tendo problemas em gerir seu estoque! Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

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