Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como evitar perdas no estoque da sua empresa

Como evitar perdas no estoque da sua empresa

Se a empresa compra um produto com a intenção de venda e, por motivo ou por outro, esse artigo não chega às mãos do consumidor, o estoque foi perdido. Como resultado desse cenário tem-se o mais puro (e temido!) prejuízo e o consequente enfraquecimento do negócio. Por isso, o processo de tomada de decisão deve incluir atitudes que façam com que essas perdas sejam minimizadas, reduzindo custos e melhorando a lucratividade. Para atingir esse objetivo, confira agora mesmo como evitar perdas no estoque da sua empresa! Vamos lá?

Mapeie os pedidos

Uma situação bastante comum entre as empresas está diretamente relacionada ao medo de perder oportunidades de negócio no futuro. O problema é que isso pode acabar fazendo com que o estoque seja superdimensionado, já que a intenção é se preparar caso a demanda aumente vertiginosamente. Mas se essa não for uma tomada de decisão estruturada em dados concretos, grandes são as chances de que o estoque possua um giro baixo ou mesmo nulo, levando ao desperdício de itens, pois estoque parado é dinheiro parado! Dessa forma, é essencial fazer um mapeamento realmente relevante dos pedidos da empresa para prever com relativa segurança se é necessário ou não aumentar o volume de estoque para absorver a demanda futura.

Treine a equipe

As perdas de estoque também podem acontecer pelo simples manuseio equivocado ou acondicionamento incorreto das mercadorias, fazendo com que a empresa sofra com os prejuízos. Para evitar essa situação, a medida mais efetiva continua sendo o treinamento da equipe de acordo com as necessidades do negócio e as particularidades dos produtos em si. Isso evita, por exemplo, que artigos frágeis sejam armazenados sob itens mais pesados, o que pode comprometer sua estrutura. Produtos perecíveis, que demandam cuidados específicos, também passam a ser acomodados da maneira certa com o devido treinamento, evitando perdas.

Garanta a segurança

Um estoque desprotegido é um estoque sujeito a roubos e desvios de produtos, fazendo com que a empresa sofra perdas importantes. Por isso, é muito importante garantir a segurança da infraestrutura do estoque, assegurando, por exemplo, um controle rigoroso sobre entrada e saída de itens. A segurança também tem a ver com a proteção física dos artigos, sendo necessário que o estoque esteja localizado em um local com bom acondicionamento e que seja, preferencialmente, protegido contra intempéries (como ventos e tempestades). Dessa forma também se reduz a possibilidade de perdas.

Inspecione itens recebidos

Por maior que seja a confiança depositada em seu fornecedor, é muito importante fazer uma inspeção detalhada dos produtos assim que os receber. Assim, antes mesmo de os itens darem entrada no estoque, algum responsável deve examiná-los adequadamente para garantir que tudo está nos conformes. Isso evita que mercadorias fora das especificações sequer entrem no seu estoque, já que depois não poderão mesmo ser vendidas, uma vez que não oferecem a qualidade exigida. Esse cuidado é importante porque, muitas vezes, uma inspeção superficial pode dar a impressão de que os produtos estão de acordo com o esperado, mas, com o passar do tempo, os defeitos começam a surgir.

No caso de produtos perecíveis, uma conferência importante diz respeito às datas de validade, afinal, se estiverem muito próximas, o giro de estoque precisará ser alto para que os produtos sejam vendidos a tempo. Lembre-se de que, se encontrar irregularidades posteriores e o fornecedor não realizar a troca, o prejuízo ficará com sua empresa! Por isso, nada de aceitar quaisquer itens até que você possa assegurar sua qualidade, combinado?

Faça um inventário rotativo

Se sua empresa apresenta um problema crônico com perda de estoques, é fundamental fazer um inventário rotativo para identificar de maneira mais precisa quais são as causas desse problema. Para isso, é preciso fazer uma contagem contínua dentro de um período previamente determinado (que pode ser diário, semanal ou até mensal). Esse procedimento é importante para que se confira os dados dos itens vendidos, comparando com a quantidade utilizada do estoque. Se essas informações não baterem, significa que dentro desse período houve uma perda associada que precisa ser corrigida.

Isso é especialmente útil em momentos de grande demanda ou quando algo de diferente é implantado na empresa. Além do mais, quando se desconfia da possibilidade de um fator estar afetando a perda de estoque também é possível usar o inventário rotativo para confirmar qualquer que seja a teoria.

Invista em um software

Contar com um software de gestão é uma ajuda e tanto para evitar as perdas no estoque da empresa, já que essa ferramenta é responsável por garantir um controle muito mais efetivo e em tempo real! Além disso, adotar um software de gestão também permite que a contagem do estoque seja feita de maneira mais precisa, evitando os famosos superdimensionamentos e, consequentemente, que itens acabem se perdendo. Do ponto de vista da segurança, esse recurso ainda ajuda a manter um controle restrito sobre tudo o que entra e o que sai, fazendo com que os itens fiquem devidamente protegidos.

Documente perdas anteriores

Na prática, perdas de estoque algumas vezes são inevitáveis. Por isso, é importante que você documente sempre que uma perda de qualquer tipo acontecer, identificando a quantidade perdida, o prejuízo que isso significou para a empresa e, principalmente, o motivo da perda. Com isso, você cria um histórico relevante de perdas, podendo, a partir daí, identificar tendências que nem sempre ficam claras dentro do processo de gestão como um todo. Assim, se você nota que em determinado período do ano sempre ocorrem perdas de certo item, é sinal de que algo, além da gestão em si, está contribuindo. Dessa forma, ao ter um histórico confiável, você pode investigar causas e otimizar seu estoque.

Agora que você já sabe que perdas de estoque equivalem a perdas de capital, trate de evitá-las tanto quanto possível! Pronto então para investir em treinamento, controle e adoção de um software de gestão de estoque? Como você evita as perdas de estoque em sua empresa atualmente? Quais são seus maiores desafios nesse âmbito? Comente aqui e compartilhe suas experiências e seus planos conosco! Participe e enriqueça nosso post!

Compartilhe