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Como delegar funções na sua empresa sem erro

Como delegar funções

Como delegar funções na sua empresa sem erro

É muito comum encontrar empreendedores que acabam acumulando diversas funções e tarefas dentro da própria empresa, centralizando assim boa parte dos processos internos. Essa postura é decorrente de uma série de fatores, como a expectativa de ver o negócio prosperar rapidamente, a busca pela perfeição, a falta de confiança no potencial da equipe, a insegurança pessoal e a carência de uma formação gerencial.

Porém, essa centralização não é produtiva e pode afetar negativamente o crescimento e o sucesso da operação. Assim, delegar funções é um processo completamente necessário a uma gestão mais estratégica e efetiva. Neste contexto, antes de tudo, é essencial definir a estrutura organizacional da empresa e estabelecer um plano de cargos e salários. Deste modo, a delegação passa a ser mais transparente, evitando também reclamações trabalhistas relacionadas ao acúmulo de tarefas e equiparação salarial. Conheça, no artigo a seguir, algumas dicas de como delegar funções em sua empresa:

Padronize o processo de recrutamento e seleção

Para delegar funções com segurança, é preciso ter uma equipe preparada e colaboradores competentes, capacitados e alinhados à cultura e aos valores da empresa. Para isso, é essencial padronizar o processo seletivo, de modo a assegurar a qualidade das escolhas. Contar com recrutadores habilitados e ferramentas para identificação e análises de perfil são medidas importantes. O empresário pode, por exemplo, contratar uma agência especializada para a realização deste processo.

Conheça o perfil profissional dos colaboradores

Antes de delegar, é fundamental conhecer o perfil dos colaboradores, suas competências, fortalezas e fraquezas, bem como acompanhar o desempenho individual. Vários recursos disponíveis no mercado permitem uma avaliação mais precisa do perfil profissional. A delegação de funções deve ser feita por meio da meritocracia, valorizando talento e empenho. Essa prática também provoca um impacto bastante positivo no clima organizacional.

Elabore um plano de desenvolvimento individual

Após identificar os perfis dos colaboradores, é preciso elaborar um plano de desenvolvimento para cada um deles, visando sempre a fortalecer as habilidades e aprimorar o conhecimento. Desta forma, é possível construir uma equipe de alta performance, capaz de assumir novos desafios.

Priorize o planejamento e as ações estratégicas

Uma etapa importante no processo de delegação é a correta identificação do que é estratégico para o negócio. Para tanto, é interessante listar todas as atividades da empresa e reconhecer o que deve ser prioridade, visando ao crescimento da empresa. Cabe ao empresário dedicar-se ao relacionamento com os principais clientes, à construção de parcerias, à escolha de fornecedores, à análise de oportunidades de mercado e ao planejamento de marketing e vendas, apenas para citar alguns exemplos.

Compartilhe informações e defina objetivos

Para delegar funções, é essencial compartilhar todas as informações relevantes sobre a tarefa, discutir detalhes, esclarecer dúvidas e definir objetivos. Além disso, é preciso permitir a participação ativa do colaborador, por meio de sugestões e novas ideias.

Delegue responsabilidades e autoridade

É importante delegar responsabilidade e autoridade, ou seja, é preciso entregar de fato ao colaborador toda a tarefa, sem que haja a necessidade de supervisão ou aprovações constantes. Quando isso acontece, há uma falsa delegação, que consome mais tempo e atrasa os processos e tomadas de decisão.

Crie indicadores e acompanhe os resultados

Os resultados da delegação devem ser acompanhados e mensurados, por isso a importância da utilização de indicadores de performance. Por meio desses dados, é possível verificar os resultados, orientar e corrigir desvios sempre que necessário.

Seja um verdadeiro líder

A delegação bem-sucedida depende muito do comportamento do empresário e gestor, que deve atuar com um verdadeiro líder. Neste caso, é preciso criar relações de confiança e proximidade, motivar e incentivar os colaboradores a desenvolverem o empreendedorismo corporativo e o senso de pertencimento. Formar uma equipe integrada e engajada aos objetivos da empresa é o primeiro passo para uma correta distribuição de tarefas.

E você, sabe delegar funções na sua empresa da maneira correta? Quais são suas estratégias? Conte-nos nos comentários!

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