Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como convencer a sua equipe a implementar um ERP

Como convencer a sua equipe a implementar um ERP

Resistência às mudanças é comum em vários aspectos da vida. Seja em ambiente familiar, de estudo ou corporativo. Assim como nosso corpo, nossa mente também sofre com a inércia. E, muitas vezes, por segurança e conforto estamos, tão habituados aos nossos costumes que é difícil ver os benefícios que vêm junto a essas novidades. Por esses motivos, implementar um sistema ERP em uma empresa com dinâmicas tão bem estruturadas e consolidadas pode ser um desafio e tanto. Mas no post de hoje, elencamos alguns benefícios que farão a sua equipe quebrar a resistência e adotar esse sistema. Acompanhe!

Mantenha os colaboradores informados

Deixe-os a par e seguros de todas as mudanças e de que há um plano para elas acontecerem. Detalhe todas as interferências que terão na sua rotina e enfatize sempre que possível os ganhos que esses colaboradores terão. É importante também inseri-los dentro desses processos de implementação e decisão sobre as formas que o ERP será desenvolvido dentro da empresa. Assim, eles sentem que fazem parte da mudança, deixando-os menos resistentes a ela.

Investigue

Converse com os colaboradores sobre as mudanças que estão por vir. Tente captar deles suas opiniões sobre o assunto, se estão ansiosos, preparados ou abertos para esse desafio. Se algum deles mostrar-se muito resistente, preste um suporte diferenciado a ele e explique toda a facilidade que implementar um ERP dará aos processos da empresa e, consequentemente, à vida desse colaborador. Ao mesmo tempo, esteja aberto para as críticas que podem, com certeza, ser bem construtivas no processo de implantação.

Treine-os

A confiança para se executar um trabalho quanto para acreditar na eficácia de um ERP só vem com o treino e com o conhecimento. Os colaboradores precisam se sentir dominantes perante ao software. Portanto, promova treinamentos e workshops no método que você achar mais adequado para sua equipe. Abuse dos recursos disponíveis para apresentar a teoria e a prática do software. Mesmo quando já implantado, não se esqueça de oferecer a manutenção desses treinamentos.

Respeite a cultura da empresa

A cultura de uma empresa é algo muito valioso e deve ser preservada mesmo com a implantação de um novo processo de gestão. E para que ela não seja ferida na hora de se implementar um ERP, procure por softwares que sejam customizáveis e adaptáveis de acordo com a suas necessidades. Assim, eles não provocam tantos choques ao serem implantados, fazendo com que seus benefícios sejam mais visíveis aos olhos de todos da empresa. Dessa forma, será mais fácil pra a equipe acreditar nas positivas mudanças de um ERP.

Seja positivo

Como um gestor, é importante que você mantenha a confiança dos trabalhadores. Sua motivação funciona como um espelho, e pode fazer com que eles se sintam bem mais confiantes e, principalmente, seguros com a mudança. Acredite em todos os ganhos que um novo sistema trará ao seu negócio, motivando-os a serem aderentes a essa mudança.

E você, gestor, já passou por essa experiência de implementar um ERP? Como foi adequá-la a sua empresa? Você que ainda não, se sente mais seguro com as dicas do post de hoje? Compartilhe sua vivência e opinião nos comentários e participe da conversa.

 

Compartilhe