Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Business Intelligence na tomada de decis√Ķes

Business Intelligence na tomada de decis√Ķes

S√£o milh√Ķes de informa√ß√Ķes pertinentes chegando a todo o momento. √Č interessante lembrar que, at√© pouco tempo, o grande problema era a falta de informa√ß√Ķes. Atualmente, gra√ßas ao desenvolvimento da Tecnologia de informa√ß√£o (TI), o problema se inverteu e o excesso de informa√ß√Ķes acaba por confundir e dificultar a tomada de decis√Ķes.

Lugar para buscar informa√ß√Ķes n√£o falta. Na web, nos softwares de CRM (Customer Relationship Managment) e ERP (Enterprise Resource Planning), nas planilhas Excel e muitos outros.

Este problema de excesso impulsionou o desenvolvimento de solu√ß√Ķes focadas na agilidade e na an√°lise dos dados, tendo em vista gerar informa√ß√Ķes mais precisas para o gerenciamento da empresa.

Relev√Ęncia

Os dados e a tecnologia foram se multiplicando e as informa√ß√Ķes se tornaram t√£o facilmente acess√≠veis que a tomada de decis√£o se tornou bem mais dif√≠cil. A transi√ß√£o da era do papel para o digital aumentou drasticamente a quantidade de dados, dificultando a an√°lise.

Nos anos 80, as maravilhas estatísticas de uma planilha Excel se tornaram evidentes, mas só elas não resolviam nada. O importante mesmo é a profunda análise dos dados cadastrados.

Ficou evidente que um grande volume de dados n√£o significava conhecimento. Para uma boa tomada de decis√Ķes, √© fundamental entender a rela√ß√£o entre os dados. A rela√ß√£o entre as informa√ß√Ķes passou a ser a chave da produtividade nos neg√≥cios.

Relacionamento virtual

As novas formas de se comunicar, principalmente pela internet, revolucionaram a maneira como as pessoas interagem. Mensagens pelo celular, e-mails, redes sociais, blogs e outros meios digitais permitiram uma maior interação entre todos. Embora o cliente não esteja fisicamente próximo da área de atuação da empresa, sua presença, agora, é constante.

O problema √© gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como tomar uma decis√£o apoiada por informa√ß√Ķes mais relevantes? Quais s√£o os indicadores corretos? Quais s√£o as fatias de mercado que realmente interessam? Como responder a esta demanda sem se tornar irrelevante ou impessoal demais?

√Č evidente tamb√©m que a quantidade de informa√ß√Ķes est√° enorme e vai aumentar ainda mais. Cada pacote de dados dispon√≠vel precisa de formas especiais para serem filtrados, al√©m de se tornarem mais compreens√≠veis. S√£o infinitos dados armazenados na nuvem e que precisam ser agrupados de forma mais conveniente.

Business Intelligence

Como vimos acima, apenas recolher dados n√£o √© o suficiente. A necessidade realmente importante √© poder retirar deles informa√ß√Ķes inteligentes e relevantes para a tomada de decis√Ķes.

Estas informa√ß√Ķes, quando bem utilizadas, revelam v√°rios modos de ouvir os clientes, externos e internos, com mais clareza. O conceito de BI (Business Intelligence) √© uma combina√ß√£o de softwares, aplicativos, pessoas, processos e tecnologias que buscam interpretar os dados de interesse de uma empresa. O BI organiza os dados e faz o tratamento das informa√ß√Ķes para melhorar a tomada de decis√Ķes estrat√©gicas nos neg√≥cios.

Entre os softwares de gest√£o, destacam-se aqueles que permitem a personaliza√ß√£o do acesso √†s informa√ß√Ķes. Alguns, como o Advanced Business ERP, por exemplo, possuem a capacidade de alertar o usu√°rio sobre determinados eventos.

Em qualquer empreendimento, √© fundamental ter acesso imediato √†s informa√ß√Ķes estrat√©gicas para auxiliar a tomada de decis√Ķes.

Quer saber mais como o Business Intelligence vai ajudar nos negócios? Clique aqui e deixe seu comentário. Será muito bom trocar ideias!

Compartilhe