Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Afinal, o que é ser produtivo?

Afinal, o que é ser produtivo?

Com a pressão que sofremos nas organizações para entrega de resultados, é muito comum ouvir pelos corredores do escritório a mesma queixa: não há tempo suficiente para cumprimento das tarefas. Nesse contexto, muita gente acaba se perdendo no meio de um malabarismo de múltiplas tarefas e passa o dia todo assoberbado. Mas ser produtivo significa estar sempre ocupado? Não. Ser produtivo é fazer mais com menos, planejar-se bem e executar todas as suas tarefas dentro do mesmo período de tempo (ou até mais rapidamente) sem stress.

Para ser um profissional produtivo, não é preciso se sacrificar. O segredo é ter equilíbrio entre empenho e benefício, saber administrar o seu tempo e, especialmente, entregar resultados com mais eficiência.

O que é ser produtivo?

Organize

Para que você consiga ser uma pessoa produtiva, primeiramente é preciso ser organizado. Tenha sempre uma agenda para anotar todas as suas tarefas e compromissos, e para conseguir visualizar toda sua semana com mais clareza. Assim você consegue entender tudo o que deve ser feito e saber onde pode encaixar alguma nova tarefa que surgir — ou deixar essas “janelas” para usar como momentos de descanso, o que também é fundamental.

Controle

Tenha controle sobre sua caixa de e-mails, não deixe ela te controlar! Se possível, programe uma resposta automática para que as pessoas saibam que você recebeu e que responderá assim que possível. Outra dica importante é não deixar seu celular apitar sempre que chegar um e-mail para que você não perca o foco na tarefa atual. Separe um ou dois momentos do seu dia para dedicar-se à sua caixa de entrada e responder e resolver o que for necessário.

Divida

Organize seu tempo em blocos, separando um tempo para foco nas atividades e outro para descanso. Algumas técnicas podem te ajudar nisso, como o Pomodoro, que divide seu dia entre ciclos de produção e foco total com períodos de pausa.

Aproveitar o tempo é diferente de ocupar o tempo

Apesar do que a maioria das pessoas pensa, ser produtivo é diferente de ser uma pessoa ocupada.

Se existe uma tarefa a ser realizada dentro de um prazo estipulado, uma pessoa “ocupada” vai gastar todas as horas possíveis para finalizar e entregar o resultado, já a pessoa produtiva aproveita muito melhor o tempo, entregando a tarefa antes do prazo acabar — e, normalmente, com mais qualidade —, podendo assumir novas tarefas ou até fazer uma pequena pausa mais tranquilamente.

Fazer acontecer é diferente de fazer o que acontece

A pessoa produtiva sempre estará focada na tarefa à sua frente, ignorando as distrações ao seu redor. Já a pessoa “ocupada” perde facilmente a atenção, deixando-se levar por qualquer coisa. E quem você acha que é mais valioso e eficiente para e empresa?

Criar as regras é diferente de seguir as regras

A pessoa produtiva procura entender o objetivo da tarefa para criar um bom planejamento e executá-lo. A pessoa “ocupada”, por outro lado, não vai além no entendimento das tarefas, dificultando a entrega das mesmas caso ocorra alguma dúvida ou obstáculo no meio do caminho.

Ser produtivo é fundamental para que você seja reconhecido em qualquer trabalho que você fizer e para que consiga construir uma carreira de sucesso!

Ainda tem dúvidas? Conhece algumas dicas para ajudar na produtividade? Deixe seu comentário aqui no post e conte para nós!

 

Compartilhe