Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Sistema ERP: 8 sinais que est√° na hora de trocar o seu

Sistema ERP: 8 sinais que est√° na hora de trocar o seu

A maioria das empresas j√° possui algum sistema de gest√£o instalado, por√©m muitas delas acabam utilizando o software apenas para cumprir obriga√ß√Ķes fiscais, como a emiss√£o da¬†Nota Fiscal Eletr√īnica.¬†A implanta√ß√£o de um sistema ERP pode proporcionar uma lista enorme de benef√≠cios para a empresa como um todo, que somados ir√£o se traduzir em redu√ß√£o de custos, melhoria geral na produtividade, aumento de vendas e crescimento do lucro.

Listamos 8 motivos para trocar seu sistema de gest√£o:

 

1. Melhoria na gest√£o de clientes

√Č muito comum encontrar empresas que n√£o fazem uma gest√£o adequada de clientes. A equipe de vendas acaba ficando focada nos clientes que tem um giro maior. Por√©m, uma parte da carteira acaba ficando esquecida, at√© que algu√©m lembra. ‚ÄúO cliente X n√£o colocou mais nenhum pedido?‚ÄĚ. E a√≠ descobre-se que o cliente deixou de comprar h√° mais de 6 meses.

Um sistema ERP com ferramentas de monitoramento pode gerenciar automaticamente a carteira de clientes da empresa, em busca de clientes que apresentem quedas significativas nos pedidos, ou que estão sem um contato comercial há algum tempo.  

 

2. Mais agilidade e organização nas entregas

Um problema comum encontrado em empresas que não utilizam um sistema ERP são os atrasos nas entregas, e também erros como falta de mercadoria ou entrega de produto errado. Através de um sistema de gestão, o empresário consegue monitorar os prazos de entrega de cada pedido, e receber alertas automáticos por e-mail ou celular, avisando sobre riscos de atrasos.

Um bom software tamb√©m pode auxiliar indicando quais s√£o os itens que precisam ser separados, e acusar poss√≠veis diverg√™ncias nestas separa√ß√Ķes atrav√©s de uma confer√™ncia com c√≥digo de barras. Atrav√©s de integra√ß√Ķes com ferramentas como o Google Maps, √© poss√≠vel ainda tra√ßar qual a melhor rota para o motorista que far√° a entrega, com base em uma an√°lise dos pedidos que foram separados.

Estes controles ajudam muito a reduzir o tempo de entrega dos pedidos, e a reduzir custos e insatisfação dos clientes por conta de atrasos ou erros nas entregas.

 

3. Redução dos custos e dos riscos com inadimplência

Para uma empresa que não tem um sistema ERP instalado, é muito difícil verificar de forma rápida a situação financeira do cliente no momento da liberação de um pedido. O resultado disto muitas vezes são as perdas geradas com vendas feitas para clientes que já estavam inadimplentes, e que acabam comprometendo a lucratividade da empresa.

Através de um ERP é possível automatizar a liberação financeira, através de uma análise automática do cliente a cada pedido lançado, e bloquear pedidos de clientes que já estejam inadimplentes. Ainda é possível receber alertas sobre clientes que apresentem um comportamento de compra fora do padrão, e que possa levar a uma situação de risco de inadimplência.

 

4. Maior conversão de orçamentos em vendas

Um sistema ERP consegue ajudar na administração de orçamentos enviados e ainda não aprovados, monitorando estes orçamentos e orientando a equipe de vendas sobre quais clientes precisam ser contatados.

Além disto, através das ferramentas de análise é possível, por exemplo, verificar produtos que são muito orçados e pouco vendidos, identificando assim itens que estão muito acima do preço do mercado.

 

5. Maior facilidade nas vendas pela internet

Para empresas que possuem opera√ß√Ķes de vendas f√≠sicas como virtuais, manter as informa√ß√Ķes atualizadas e fazer a gest√£o de estoques e pedidos a serem entregues pode ser um trabalho bastante complexo.

Com um software de gestão ERP integrado à loja virtual, é possível fazer a administração dos canais de venda físico e virtual de forma integrada, reduzindo custos e melhorando a experiência de compra do cliente.

 

6. Informa√ß√Ķes mais r√°pidas e precisas sobre a disponibilidade no estoque

Saber no momento do pedido qual a disponibilidade de cada item no estoque, ajuda a equipe de vendas a informar ao cliente na hora da compra sobre a disponibilidade e prazo de entrega de cada item, e até sugerir produtos similares na falta do produto solicitado.

 

7. Eliminação dos erros de emissão de nota fiscal

Mesmo usando um sistema de gest√£o para emitir as notas fiscais, muitas empresas n√£o tem um sistema ERP parametrizado de acordo com as necessidades e realidade da empresa.

Por isto, em muitos casos os c√°lculos ainda s√£o inseridos manualmente pelo usu√°rio, o que torna o processo mais suscet√≠vel a erros de digita√ß√£o. Um software ERP bem parametrizado elimina a necessidade de inserir informa√ß√Ķes manuais, fazendo com que estas informa√ß√Ķes sejam trazidas dos m√≥dulos de vendas e financeiro.

 

8. Decis√Ķes mais √°geis e assertivas com um sistema ERP

Atrav√©s das ferramentas de seu software de gest√£o ERP o empres√°rio pode tomar decis√Ķes mais r√°pidas e precisas.¬†Podemos citar como exemplos incluir ou retirar um item de linha, alterar as margens e pre√ßos de produtos, analisar estrat√©gias diferenciadas para cada tipo de cliente e controlar o estoque.

Essas an√°lises podem ser feitas pelo pr√≥prio software, atrav√©s de um monitoramento autom√°tico das informa√ß√Ķes contidas no banco de dados. Atrav√©s de uma ferramenta de BI (Business Intelligence) √© poss√≠vel traduzir em indicadores e gr√°ficos as informa√ß√Ķes armazenadas no banco de dados, fornecendo uma vis√£o atualizada e r√°pida da situa√ß√£o atual e tend√™ncias de cada √°rea de empresa.

Compartilhe