Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

7 motivos para automatizar sua equipe de vendas externa

automação de equipe de vendas externa

7 motivos para automatizar sua equipe de vendas externa

Conforme os recursos tecnológicos avançam, torna-se necessário que mais e mais empresas acompanhem tal evolução, a fim de garantir amplo desempenho e competitividade no mercado. E a verdade é que quanto mais a tecnologia evolui, mais se modificam as necessidades tanto dos consumidores como das empresas. Nesse cenário, a automação do processo de vendas vem provando ser uma excelente forma de ganhar tempo e ampliar a lucratividade dos negócios, já que a equipe de vendas que sai a campo exige muito controle e organização a fim de que os resultados desejados apareçam. Precisa de mais bons motivos para automatizar sua equipe de vendas externa? Então fique de olho no nosso post:

Agilidade na separação e entrega dos produtos

Com um sistema de automa√ß√£o de for√ßa de vendas (AFV) bem integrado ao software de gest√£o da empresa (ERP), √© poss√≠vel garantir muita agilidade ao processo de¬†faturamento e entrega, pois assim que o vendedor externo realiza a venda, imediatamente este pedido j√° entra na empresa pronto para iniciar todo o processo de aprova√ß√£o, separa√ß√£o,¬†faturamento e¬†entrega. Em empresas que n√£o possuem este tipo de automa√ß√£o, muitos vendedores acumulam pedidos para enviar de uma √ļnica vez, criando gargalos em alguns dias, como no final do m√™s por exemplo.¬†O sistema automatizado tamb√©m oferece ferramentas para a organiza√ß√£o e a montagem das cargas, al√©m do planejamento do itiner√°rio de entrega. Acredite: a redu√ß√£o no tempo da entrega das encomendas certamente agradar√° bastante os clientes!

Mais confiabilidade das informa√ß√Ķes

Al√©m de agilizar o processo, a automa√ß√£o da equipe de vendas externas tamb√©m traz mais seguran√ßa e confiabilidade √† informa√ß√Ķes, pois aquilo que foi digitado pelo vendedor √©¬†de fato o que ser√° entregue. ¬†Em empresas que que recebem pedidos do vendedor¬†por e-mail ou telefone, e precisam digitar estes pedidos no ERP, √© mais comum ocorrer erros nesta transcri√ß√£o, atrav√©s de digita√ß√£o de c√≥digos ou quantidades erradas. Isto causa transtornos junto ao cliente, que ir√°¬†receber produtos errados, e custos extras a empresa com a devolu√ß√£o e troca destes produtos. Al√©m disto, as regras comerciais da empresa podem ser configuradas na ferramenta, que somente aceitar√° pedidos que estiverem dentro das regras estabelecidas. Isto evita descontos excessivos e pedidos n√£o lucrativos.

Otimização do controle de estoque

Por meio de um sistema de automação, cada membro da equipe de vendas passa a ter acesso à quantidade exata disponível de cada produto no estoque, bem como se já é tempo de solicitar sua reposição, otimizando o controle de estoque. Dessa forma, cada vendedor trabalhará, obviamente, no sentido de vender os itens que a empresa efetivamente poderá entregar. Essa é uma forma prática de trabalhar para o benefício do todos, envolvendo tanto a empresa como os clientes, e evitando os famosos cortes de pedidos que tanto afetam o faturamento das empresas.

Maior controle sobre pedidos e clientes

Com a automatiza√ß√£o, a equipe de vendas externa consegue administrar sua carteira de clientes e pedidos com f√°cil acesso a todas as informa√ß√Ķes relacionadas, como:

  • Pedidos realizados;
  • Status de cada pedido;
  • Situa√ß√£o financeira dos clientes;
  • Frequ√™ncia e volume de compra;
  • Riscos de inadimpl√™ncia;
  • Estoque dispon√≠vel;
  • Pre√ßos dos produtos;
  • Visualiza√ß√£o dos produtos;
  • Pedidos bloqueados e faturados;
  • Indicadores de vendas;
  • Informa√ß√Ķes de clientes

S√£o informa√ß√Ķes important√≠ssimas para o dia a dia da equipe de vendas¬†que passam a ficar acess√≠veis em tempo real, podendo ser consultadas no momento do contato com o cliente, permitindo ao vendedor realizar uma transa√ß√£o mais segura e satisfat√≥ria para ambas as partes.

Redução de inadimplência

Com um maior controle sobre cada cliente por meio da automa√ß√£o de vendas, o vendedor passa a receber alertas a respeito de clientes inadimplentes por meio das ferramentas de aprova√ß√£o, an√°lise e controle de cr√©dito. Essa √©, sem d√ļvida, uma forma extremamente eficiente de detectar riscos e evitar a conclus√£o de vendas com maiores possibilidades de preju√≠zos que de rentabilidade.

Eficiência na realização de orçamentos

Outra grande vantagem oferecida por um sistema automatizado para a equipe de vendas externa est√° diretamente ligada √† melhoria na elabora√ß√£o e no envio de or√ßamentos por e-mail, permitindo que mais clientes recebam atendimento em menos tempo. √Č poss√≠vel, ainda, acompanhar or√ßamentos j√° elaborados e enviados, mas ainda n√£o aprovados, o que facilita as convers√Ķes em vendas. Tudo isso se reflete em:

  • Redu√ß√£o de custos;
  • Maior produtividade;
  • Melhor qualidade.

Melhoria na tomada de decis√Ķes

Com acesso mais r√°pido √†¬†informa√ß√Ķes mais confi√°veis, os gestores¬†podem tomar decis√Ķes mais r√°pidas, identificando clientes que precisam ser visitados, ou que deixaram de realizar pedidos no √ļltimo per√≠odo. Em empresas sem este tipo de ferramenta, normalmente demora-se muito at√© o¬†gestor perceber que um cliente deixou de comprar, ou¬†sobre itens que s√£o muito cotados e pouco aprovados. ¬†Enfim, o¬†melhor acesso √†s informa√ß√Ķes sobre clientes, pedidos, produtos e estoque, bem como o uso das ferramentas gerenciais favorecem uma tomada de decis√£o mais r√°pida e precisa. Dessa forma, o gestor ou colaborador respons√°vel por cada √°rea pode receber informa√ß√Ķes autom√°ticas e tomar decis√Ķes como:

  • Alterar pre√ßos ou margens de produtos;
  • Comprar produtos para atender um aumento de demanda;
  • Retirar um item de circula√ß√£o ou adotar um novo;
  • Avaliar a participa√ß√£o por regi√£o;
  • Criar estrat√©gias diferenciadas conforme o perfil do cliente.

E sua empresa, ainda não tem uma equipe de vendas externa automatizada? Pois já passou da hora de investir em um software de gestão, não acha? Comente aqui e nos conte como atualmente controla sua equipe de vendas! Está se saindo bem ou vem tendo dificuldades? Compartilhe suas experiências conosco!

CTA - e-book 20 motivos rever o software - p

Compartilhe