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7 erros que você não deve cometer em empresas familiares

7 erros que você não deve cometer em empresas familiares

As empresas familiares s√£o uma realidade no Brasil. Todo mundo conhece algu√©m que conhece algu√©m que tem uma empresa que herdou dos pais ou av√≥s. O importante de analisar nesses casos √© que todas essas empresas familiares seguem um padr√£o de a√ß√Ķes que, nos dias de hoje, n√£o s√£o bem vistas pelo mercado e pode¬†gerar problemas.

Existe uma grande resistência em mudar certos hábitos dentro dessa estrutura de empresa familiar. A inflexibilidade é uma das maiores características e é, direta ou indiretamente, a causa de grande parte dos problemas que a empresa enfrenta, podendo levá-la a fechar as portas em algum momento.

Pensando nisso, separamos uma lista com 7 dos principais erros cometidos em empresas familiares. Anote todos e fique atento! Evite-os ao máximo ou entre com um plano B para reverter todos os problemas que podem ser resultado dessas práticas. Vamos lá?

1) Deixar os problemas nas mãos de apenas um responsável

Se a empresa tem mais de um s√≥cio, √© fundamental deixar bem divididas as obriga√ß√Ķes e a responsabilidade. Em caso de problemas dentro do neg√≥cio, √© fundamental que toda a diretoria se envolva para encontrar uma solu√ß√£o fact√≠vel para a situa√ß√£o.

Quanto mais consensual for, melhor! Isso evita outros conflitos que podem vir depois. Se o responsável por resolver todos os problemas, por exemplo, toma uma decisão mais rigorosa e imediatista, pode gerar um desgaste entre os outros sócios que não concordem com as medidas que foram tomadas.

Por isso, √© fundamental que todos eles se envolvam e discutam de forma conjunta para encontrar as melhores solu√ß√Ķes, mantendo uma rela√ß√£o de transpar√™ncia e clareza nas decis√Ķes tomadas.

2) Não administrar corretamente o dinheiro e misturar o pessoal e o empresarial

Um dos erros mais comuns tanto em empresas familiares quanto para empresários que estão iniciando seus negócios é a mistura do dinheiro pessoal e empresarial.

√Č fundamental, antes de qualquer envolvimento financeiro com a empresa, estipular qual ser√° o seu sal√°rio, e realmente receber apenas aquele valor. Separe tamb√©m as contas empresariais das pessoais, para que voc√™ n√£o consuma o dinheiro destinado √† empresa sem perceber.

Todos da empresa familiar precisam aprender a separar as finanças e não deixar que os valores se misturem.

3) Não investir em qualificação profissional por estar em uma empresa familiar

N√£o √© porque o neg√≥cio come√ßou dando certo dez anos atr√°s que os mesmos ensinamentos s√£o v√°lidos nos dias de hoje. √Č preciso se profissionalizar e procurar cursos interessantes que auxiliem em uma nova vis√£o ou aprimoramento de gest√£o de empresa e de pessoas, al√©m de algo que envolva a parte administrativa.

O interessante aqui é encontrar cursos que realmente sejam aplicáveis no dia a dia. O empresário precisa estar atualizado e atento ao mercado e conseguir se adaptar às novas necessidades.

4) Não utilizar um Software ERP para melhorar a gestão

O dia a dia da gestão de um negócio muda à medida que a sociedade e o mercado caminham também. Uma das medidas mais práticas para as empresas familiares conseguirem manter uma rotina organizada e bem estruturada é a utilização de softwares de gestão.

Para isso, √© interessante pesquisar sobre software¬†ERP, para ter mais controle de quest√Ķes como estoque, compras, vendas, financeiro,¬†etc. Muitos empres√°rios ainda t√™m resist√™ncia com o que remete a¬†tecnologia e softwares, mas os tempos s√£o outros, e precisamos nos atualizar. Muitos desses sistemas s√£o intuitivos e pr√°ticos de serem usados. Vale a pena pesquisar pelas op√ß√Ķes de ERPs¬†do mercado.

5)¬†N√£o planejar as a√ß√Ķes ‚Ästprincipalmente de comunica√ß√£o

O famoso “boca¬†a¬†boca” foi por muito tempo a √ļnica fonte de divulga√ß√£o das empresas de cunho familiar. Quem nunca achou que esse tipo de “a√ß√£o”¬†era o suficiente, que atire a primeira pedra.

Acontece que muito mudou desde ent√£o, e dentre tantas adapta√ß√Ķes do mercado, os h√°bitos de consumo tamb√©m sofreram uma grande mudan√ßa. Por isso, √© preciso que todas as empresas que realmente objetivam o crescimento se adaptem ao mercado. A comunica√ß√£o √© fundamental¬†e precisa ser trabalhada n√£o s√≥ no √Ęmbito das m√≠dias tradicionais (como jornais, revistas e spots, por exemplo), mas tamb√©m no universo on-line.

6) Não trabalhar o atendimento dentro da empresa

Muitas coisas mudaram nos hábitos de consumo, e o maior reflexo disso é a exigência no atendimento. Pense no seu mercado de trabalho: quantas empresas do seu segmento surgiram desde que sua empresa familiar entrou no jogo? Provavelmente várias.

O n√ļmero de concorrentes aumenta consideravelmente, e a qualidade e o benef√≠cio dos produtos est√£o cada vez mais pr√≥ximos. Por isso, o atendimento se tornou fator decisivo no momento da compra, at√© mesmo para fidelizar o cliente.

Coloque-se no lugar do cliente: se voc√™ est√° em frente a duas lojas que comercializam o mesmo produto, de qualidade semelhante e benef√≠cios muito pr√≥ximos tamb√©m, qual o seu par√Ęmetro de escolha? Provavelmente, voc√™ considerar√°¬†aquela empresa onde foi melhor atendido e criou uma certa simpatia pelo atendente.

O mesmo acontece dentro da sua empresa. Pensando nisso, é fundamental criar uma estratégia de ação para treinar o atendimento dentro da empresa. Tente trabalhar de forma mais proativa e próxima do cliente, tentando sempre manter uma relação de cooperação e parceria. O cliente precisa sentir que ele é mais do que quem leva seu produto para casa: ele é importantíssimo para a sua empresa.

7) Não buscar pela qualificação enquanto líder e gestor

Agora que a empresa está em um mercado mais moderno e evoluído, é preciso pensar na qualificação do líder e gestor. O perfil de colaborador atual exige que o seu superior tenha algumas habilidades bem desenvolvidas para que consiga gerir a empresa e entender quais são as necessidades da equipe. Ele precisa saber como melhorar o dia a dia dentro do negócio.

A liderança também se torna fundamental para estimular o time nesse momento delicado de crise no país. Por isso, invista em cursos que realmente procuram desenvolver essas características. Há quem opte por iniciar uma série de consultas com um coaching para desenvolver as habilidades com que está tendo mais dificuldade.

Se voc√™ evitar esses erros na administra√ß√£o da empresa de sua fam√≠lia, com certeza colher√° muitos frutos.¬†Tem alguma d√ļvida sobre o assunto? Deixe um coment√°rio!

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