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7 erros na tomada de decisão empresarial que você não pode cometer

erros na tomada de decis√£o empresarial

7 erros na tomada de decisão empresarial que você não pode cometer

Atuar na gest√£o de uma empresa significa, dentre outras coisas, estar preparado para tomar decis√Ķes que efetivamente agreguem valor ao neg√≥cio. A verdade √© que, ao mesmo tempo em que uma decis√£o errada pode, por sorte, n√£o causar grandes problemas para uma empresa, um erro m√≠nimo pode ter efeitos catastr√≥ficos para outra. Ent√£o o segredo est√° em n√£o correr riscos desnecess√°rios, sempre buscando tomar decis√Ķes certas. No caminho de muitos gestores est√£o, entretanto, diferentes falhas que limitam ou atrapalham sua tomada de decis√£o. Para evitar passar por isso, tendo que lidar com consequ√™ncias normalmente nada agrad√°veis, conhe√ßa agora alguns dos principais erros que voc√™ n√£o pode cometer:

N√£o conhecer o problema

Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema, não concorda? Afinal de contas, sem saber por que a situação atual se configura como um problema e o que se deseja alcançar com a solução fica simplesmente impossível fazer a escolha certa. Agir sobre um problema sem conhecê-lo profundamente equivale a tentar escolher entre rotas diferentes sem saber para onde se deseja ir!

Um processo de tomada de decis√£o acertado come√ßa, portanto, com uma an√°lise de dados que permitam saber exatamente o porqu√™ de a decis√£o ser necess√°ria, possibilitando a escolha. Normalmente esse reconhecimento √© feito com an√°lises e compara√ß√Ķes de dados da situa√ß√£o em quest√£o. Se o problema √© or√ßamento insuficiente, deve-se fazer um levantamento de custos da empresa ou setor, j√° se o problema √© a perda de competitividade, √© preciso avaliar n√£o apenas os dados da empresa, como tamb√©m da concorr√™ncia, e assim por diante.

N√£o limitar as op√ß√Ķes

Outro erro muito comum no processo de tomada de decis√£o empresarial consiste em n√£o se atuar de maneira a limitar as op√ß√Ķes. Fato √© que, normalmente, qualquer decis√£o apresenta mais de dois caminhos poss√≠veis. E por mais que isso seja positivo at√© determinado ponto, por outro lado, ao ter op√ß√Ķes demais, voc√™ pode acabar √© se confundindo.

Por isso, em vez de se ver frente a uma grande variedade de op√ß√Ķes e correr o risco de se confundir, o mais recomendado √© atuar de maneira a eliminar muitas das op√ß√Ķes para deixar apenas as alternativas realmente relevantes. Esse tipo de an√°lise evita inclusive a tomada de decis√£o precipitada, j√° que nem toda op√ß√£o que parece ben√©fica realmente ajudar√° sua empresa a conseguir os resultados desejados.

N√£o se apoiar em dados

Embora o instinto empresarial seja muito importante para qualquer gest√£o, ele definitivamente n√£o deve ser o principal componente de uma decis√£o, j√° que, assim, grandes s√£o as chances de que a escolha acabe se mostrando incompat√≠vel com as necessidades da empresa. Por isso, um erro muito comum na tomada de decis√£o √© n√£o utilizar dados como apoio, j√° que n√ļmeros, estat√≠sticas e estudos s√£o extremamente importantes para mostrar a realidade.

E a melhor forma de utilizar os dados para ajudar na tomada de decis√£o √© por meio de um software de gest√£o, respons√°vel n√£o s√≥ por compilar mas tamb√©m gerar dados relevantes de maneira autom√°tica. Mas aten√ß√£o: esses dados n√£o devem ser usados de maneira bruta, j√° que podem n√£o fornecer todos os resultados esperados. Por isso, √© muito importante fazer uma an√°lise relevante, cruzando informa√ß√Ķes, para encontrar um apoio efetivo nos dados obtidos.

N√£o avaliar os riscos

O excesso de confiança costuma ser responsável por muitos erros relativos à tomada de decisão, já que não é nada incomum que o gestor confie apenas em si e em sua experiência. Mas a verdade é que, por menor que seja e por mais inofensiva que pareça, uma decisão sempre traz um risco associado e, portanto, é muito importante levar em consideração os riscos.

Quem será afetado pela decisão? Se a decisão for tomada do jeito errado, o que pode acontecer? Caso algo saia do controle, o que acontecerá? Se nada for feito e nenhuma decisão for tomada, quais serão os impactos? Todas essas perguntas devem ser respondidas adequadamente para que se conheça profundamente mais do que simplesmente quais serão os possíveis resultados da decisão, chegando ao conhecimento real sobre quais são seus riscos e as consequências associadas.

N√£o acertar no momento

Tomar uma decisão depois que a empresa já sofreu o impacto pode não ser efetivo, mas agir de maneira precipitada também não é benéfico. Por isso, é muito importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. Errar no timing é uma falha que deve ser evitada a todo custo.

√Äs vezes, uma tomada de decis√£o muito precipitada impacta negativamente situa√ß√Ķes futuras, criando problemas que n√£o existiriam em primeiro lugar se n√£o fosse a decis√£o errada. Por outro lado, uma decis√£o tomada com muito atraso apresenta pouco ou nenhum poder de conten√ß√£o os danos. O acompanhamento de dados em tempo real feito por meio de um software de gest√£o normalmente evita que as decis√Ķes sejam tomadas no momento errado, j√° que √© poss√≠vel ter um controle muito mais efetivo sobre qualquer situa√ß√£o e, com isso, encontrar o melhor momento para agir.

N√£o considerar o futuro

Mais do que considerar os riscos e as consequ√™ncias das a√ß√Ķes, √© preciso pensar no futuro, j√° que, se voc√™ quer que a empresa continue se desenvolvendo, √© importante tamb√©m pensar no longo prazo. Por isso, n√£o pensar para frente √© um erro que voc√™ deve evitar, mas sem exageros. Isso significa que algumas decis√Ķes invariavelmente precisam ser tomadas pensando no curto prazo, seja por um motivo ou por outro. Uma eventualidade ou um imprevisto, por exemplo, normalmente exigem uma a√ß√£o r√°pida e mais focada no problema.

Em outras situa√ß√Ķes, entretanto, √© altamente ben√©fico pensar em como ser√° o futuro da empresa e em como uma determinada tomada de decis√£o pode impactar l√° na frente. Normalmente, esse pensamento √© feito pensando na an√°lise do futuro: embora implantar um ERP gere um gasto associado, √© uma a√ß√£o que possui custo-benef√≠cio elevado e um potencial de melhoria enorme para o futuro da empresa. Com isso, a implementa√ß√£o desse tipo de software √© considerada uma decis√£o de longo prazo, que traz muitos benef√≠cios.

Não pensar no histórico

Tudo bem que olhar para o futuro √© importante, mas muitas vezes tamb√©m √© necess√°rio olhar para o passado. E nem todo gestor se d√° conta disso. Muitas vezes, uma empresa passa por uma situa√ß√£o recorrente que precisa de atua√ß√£o ‚ÄĒ como uma queda nas vendas, por exemplo. Sem olhar para seu hist√≥rico, toda vez que uma decis√£o a esse respeito for tomada, ela precisar√° passar por um longo processo, quando a considera√ß√£o de a√ß√Ķes tomadas no passado poderia ajudar a agilizar o processo.

Al√©m disso, n√£o levar em conta o hist√≥rico do neg√≥cio √© prejudicial porque uma situa√ß√£o que se repete com frequ√™ncia pode indicar a necessidade de uma tomada de decis√£o mais assertiva. Por isso, √© muito importante contar com uma base de dados relevante e de f√°cil acesso para conhecer o neg√≥cio em situa√ß√Ķes passadas e, com isso, ajudar na tomada de decis√Ķes no presente e no futuro. E um software de gest√£o tamb√©m resolve esse problema!

O processo de tomada de decis√Ķes normalmente √© bastante complexo e se torna ainda mais dif√≠cil quando o gestor comete erros que atrapalham os resultados. Conhecendo os principais erros a serem evitados, mais f√°cil e assertivo se tornar√° seu processo de tomada de decis√£o. E, nesse sentido, contar com a ajuda de um software de gest√£o √© altamente ben√©fico!

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