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6 maneiras de atrair mais clientes para seu ponto de venda

6 maneiras de atrair mais clientes para seu ponto de venda

Recentemente, falamos aqui no blog sobre como aumentar as vendas durante a crise. Em tempos difíceis, uma série de medidas devem ser adotadas para que você mantenha seu ponto de venda produtivo, gerando oportunidades de negócios. Uma das medidas mais importantes é elaborar estratégias para atrair mais clientes.

A fidelização é importantíssima, mas sabemos que, ao longo do tempo, alguns clientes deixam de comprar, gerando um déficit que deve ser suprido com a entrada de novos clientes. Como atrair mais clientes para o seu ponto de venda? Confira 6 dicas aqui:

Eventos

Eventos s√£o grandes geradores de audi√™ncia para um ponto de venda. Se voc√™ conhece bem o seu p√ļblico e sabe do que ele gosta, √©¬†f√°cil identificar qual¬†tipo de evento faria com que as pessoas aparecessem. Se voc√™ tem uma livraria, por exemplo, pode chamar um autor para uma noite de aut√≥grafos; se tem um espa√ßo vago na sua loja, pode apoiar um artista e promover uma exposi√ß√£o ou uma apresenta√ß√£o musical; se comercializa produtos de tecnologia, realizar demonstra√ß√Ķes das novidades do mercado atrairia a aten√ß√£o do p√ļblico que lhe interessa.

O importante nesse caso √© fazer uma boa divulga√ß√£o do seu evento, tanto nas proximidades do seu ponto de venda quanto enviando convites para pessoas-chave, como clientes, parceiros de neg√≥cios e empresas. Ao convidar as pessoas, enfatize informa√ß√Ķes como a import√Ęncia do evento, a data, a dura√ß√£o e se √© necess√°rio confirmar presen√ßa ou n√£o. Eventos abertos deixam as pessoas mais √† vontade para chegarem, no entanto, n√£o garantem a participa√ß√£o delas.

Parcerias

Outra forma de atrair clientes para o seu ponto de venda é formando parcerias com outras empresas e profissionais. Por exemplo, se você vende móveis e decoração, pode formar parcerias com arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros profissionais do setor, para que recomendem sua loja. Em troca, você também recomenda os serviços desses profissionais e todos saem ganhando.

Empresas que oferecem produtos e servi√ßos complementares aos seus tamb√©m s√£o √≥timas op√ß√Ķes para formar parcerias de sucesso. Uma loja de notebooks e computadores pode formar parcerias com assist√™ncias t√©cnicas, enquanto um ponto de venda de comida caseira pode ter um servi√ßo de motoboy parceiro, para fazer as entregas e, assim, atrair mais clientes.

Design do ponto de venda

Boa parte dos clientes que chegam até o seu ponto de venda chegam atraídos pelo seu visual. Uma pessoa que passe todos os dias em frente a uma loja com uma super decoração, em algum momento, vai querer entrar e conferir os produtos. Capriche no ambiente do seu ponto de venda Рprincipalmente na vitrine, por onde as pessoas terão a primeira impressão da loja -, utilizando cores atrativas e objetos interessantes. Uma boa dica é utilizar materiais sustentáveis, reciclados e reaproveitados: eles despertam a curiosidade e fazem com que as pessoas queiram ter uma relação mais profunda com uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Al√©m disso, dispense o sup√©rfluo e libere os espa√ßos para que as pessoas circulem livremente, dando um ar clean ao seu ambiente. Um ponto de venda aberto √© mais convidativo e atrai um n√ļmero maior de pessoas, pois d√° a impress√£o de conforto e tranquilidade para o momento das compras.

Site

O site √© seu ponto de venda na internet e, por isso, deve seguir a mesma linha da sua loja f√≠sica. Trabalhe cores, fontes utilizadas na comunica√ß√£o, imagens e v√≠deos que fortale√ßam sua presen√ßa on e off-line – se a comunica√ß√£o n√£o for o seu forte, contratar um profissional para criar a imagem da sua marca pode ser muito vantajoso. Disponibilize informa√ß√Ķes de qualidade no seu site, como endere√ßo do seu ponto de venda, hor√°rio de funcionamento, canais de atendimento, mapa de localiza√ß√£o, pol√≠tica de trocas e devolu√ß√Ķes, entre outras.

Por mais que voc√™ n√£o venda seus produtos em um e-commerce, √© fundamental que o site da sua loja seja o reflexo do seu ponto de venda f√≠sico, afinal, faz parte do seu marketing e √© uma porta de entrada para atrair mais clientes. Quando um consumidor precisa de um produto, ele busca na internet o fornecedor mais pr√≥ximo, que possua¬†os melhores pre√ßos e as melhores vantagens. Se voc√™ fornecer essas informa√ß√Ķes sem medo, certamente ter√° um fluxo maior de clientes frequentando o seu ponto de venda.

Links patrocinados

Como a maioria dos consumidores est√° online praticamente o dia todo e usa a internet como fonte de informa√ß√Ķes para tomarem suas decis√Ķes de compra, voc√™ tamb√©m deve investir em publicidade segmentada para atrair clientes mais qualificados para o seu ponto de venda, isso √©, clientes que estejam¬†prontos para a compra. A melhor forma de fazer isso √© investindo em links patrocinados.

Os links patrocinados s√£o aqueles an√ļncios que aparecem em destaque tanto nos buscadores online quanto em redes sociais e outros sites que investem nesse neg√≥cio. Eles possibilitam uma segmenta√ß√£o bastante precisa do p√ļblico, poupando seu or√ßamento e maximizando os resultados por aparecem somente para as pessoas que t√™m o perfil de cliente que voc√™ deseja atingir. Para ter uma boa estrat√©gia de links patrocinados, use t√©cnicas de SEO para otimizar seus an√ļncios e realize testes A/B com frequ√™ncia para avaliar a efic√°cia dos seus an√ļncios.

Redes sociais

Ter um bom relacionamento com os internautas tamb√©m √© uma forma de atrair mais clientes para o seu ponto de venda. E quando se trata de travar e manter relacionamento com uma grande quantidade de pessoas, nada melhor do que as redes sociais. Com p√°ginas¬†criadas para a sua loja, voc√™ ter√° a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de pessoas que, se gostarem dos conte√ļdos que voc√™ compartilha, se tornar√£o fi√©is seguidores da sua marca.

Use as redes sociais para comunicar novidades, compartilhar conhecimento, oferecer descontos, divulgar seus eventos e travar um diálogo saudável com seus potenciais clientes. Manter-se em ação nessas plataformas é mais do que programar posts: é responder rapidamente a cada interação, resolver qualquer problema que surja com eficiência e mostrar que sua marca se preocupa com a satisfação de seus clientes.

Inovar constantemente é fundamental para que você consiga atrair mais clientes para o seu ponto de venda e, com isso, melhorar o desempenho do seu negócio. Essas 6 dicas são apenas o começo. Portanto, se você quiser manter seus conhecimentos atualizados e quiser ir além delas, fique conosco! Assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

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