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6 estratégias para fidelizar clientes

6 estratégias para fidelizar clientes

Ao contr√°rio do que muitos pensam, conquistar novos clientes √© muito mais caro do que fidelizar os j√° existentes. Para garantir o sucesso de uma empresa √© de extrema import√Ęncia tornar seus consumidores os famosos advogados ou f√£s da marca. Por isso, neste artigo falaremos sobre 6 estrat√©gias para fidelizar clientes.¬†

Sabemos que é essencial fazer um bom trabalho de marketing, como também promover vendas. E nada melhor que o boca a boca para potencializar esses dois setores. Então pegue caneta e papel e anote as nossas próximas dicas.

Monitore o comportamento da sua audiência

Antes de tudo, √© preciso que voc√™ trace sua(s) persona(s). Saber para quem voc√™ est√° vendendo √© muito importante para garantir que esta pessoa seja um¬†cliente fiel da marca. Algumas perguntas podem nortear o processo de conhecimento do seu p√ļblico. S√£o elas: profiss√£o, √°rea de atua√ß√£o, idade, sexo, o que gosta de fazer no tempo livre, quais canais de comunica√ß√£o acessam, objetivos profissionais e pessoais, e o que procura com a sua empresa.¬†

Aconselhe-se a ferramenta gratuita Gerador de Personas para fazer um estudo sobre sua clientela. Além de ser completa, ela gera um PDF pronto que pode ser utilizada para traçar estratégias de marketing. 

Feito isso, hora de monitorar o comportamento do seu consumidor, principalmente dentro das redes sociais, onde √© poss√≠vel gerar relat√≥rios com dados consistentes. Esteja atento ao que √© falado sobre sua marca, principalmente √†s reclama√ß√Ķes feitas. Essas cr√≠ticas podem ser publicadas tanto atrav√©s de sites espec√≠ficos, como o Reclame Aqui, como em grupos no Facebook.

Com essas informa√ß√Ķes, fica mais f√°cil de saber o que seu cliente precisa e espera da sua marca. Logo, as √°reas da podem trabalhar de forma integrada para atender¬†da¬†melhor¬†forma poss√≠vel √†s¬†necessidades¬†do cliente.¬†

Personalize seus produtos ou serviços

Qualquer pessoa gosta de se sentir √ļnica e especial, por isso customizar seu produto ou servi√ßo ir√° garantir sucesso no processo de fidelizar clientes. Mas como fazer para que seu produto se encaixe na necessidade ou desejo de cada um de seus consumidores?¬†

A resposta é simples: personalização. Assegure-se de que seu cliente vai receber um produto ou serviço feito sob medida. Ou seja, fuja da produção em massa e pense em satisfazer os mais diversos perfis e gostos. Invista em tecnologia e atendimento personalizado e não tenha apenas consumidores, mas sim promotores da marca.

Invista no pós-venda

Ao comprar um produto ou serviço o cliente não encerra seu processo de compra. Investir na experiência do pós-venda é dica certa para conquistar e fidelizar clientes. Demonstrar preocupação com o bem-estar dele é a chave para o início de uma relação de sucesso entre empresa e consumidor.

Mantenha contato, forneça dicas sobre o uso do produto ou serviço, colete feedbacks, valorize o cliente, desperte sua admiração e garanta que a experiência de pós-venda seja tão prazerosa quanto a de compra, para assim continuar cativando o consumidor! 

Mantenha contato (frequente) com o seu cliente

Busque manter contato constante com o cliente. Divulgue suas promo√ß√Ķes e novidades atrav√©s das informa√ß√Ķes coletadas. Pense no que pode interessar os seus consumidores utilizando-se dos hist√≥ricos de compras.

Considerar os seus clientes como formadores de opini√£o sobre a sua empresa √© garantir uma manuten√ß√£o de sua base de consumidores, enquanto amplia a mesma atrav√©s de boas avalia√ß√Ķes.¬†

Esteja dispon√≠vel em m√ļltiplos canais de comunica√ß√£o

Forne√ßa o maior n√ļmero poss√≠vel de canais de comunica√ß√£o: WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone, e-mail, entre outros. Dessa forma o seu cliente sentir√° disponibilidade por parte da sua marca.

Contudo, essa estratégia demanda saber se você tem recursos humanos e financeiros para atender o seu cliente em todas as plataformas. Não basta disponibilizar e não conseguir atendê-lo. Caso não tenha, escolha somente as que sua empresa consegue realizar uma boa gestão. 

Garanta os direitos do seu cliente

Ao vender um produto ou servi√ßo existem regras a serem seguidas, sejam em vendas presenciais ou online. Assegurar os direitos do consumidor na jornada de compras fornecer√° credibilidade e relev√Ęncia para sua marca.¬†¬†

Você já viu que vender exige muita dedicação. Fidelizar clientes pode ser a melhor propaganda para o seu negócio, mantendo uma cartela ampla de consumidores, que divulgam sua marca voluntariamente. E aí, pronto para colocar os conhecimentos em prática?

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