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6 dicas para causar uma boa impressão

6 dicas para causar uma boa impressão

Pesquisas apontam que as pessoas formam até 90% das opiniões sobre alguém em menos de 4 minutos. Outros estudos apontam que o cérebro leva 30 segundos para formatar a primeira impressão. Pensando nisso, separamos 6 dicas para causar uma boa impressão para seu cliente ou possível comprador.

As dicas foram retiradas do livro “Como se tornar um campeão de vendas”, escrito por Allan Pease.

 

1. Posição da palma da mão

O primeiro passo citado por Pease é o poder que a palma da mão exerce durante um primeiro contato. Segundo o autor, a forma que a mão é posicionada demonstra um grau de autoridade e de comando não verbalizado.

Uma das dicas para causar uma boa impressão é dar preferência a posição da mão espalmada para baixo ou para cima, ao invés de ficar com o dedo estendido.

“Pesquisas sobre as posições da mão espalmada para baixo e do dedo estendido mostram que, além de classificar os apresentadores que fazem esses gestos como mais agressivo, autoritários, presunçosos ou arrogantes, os ouvintes se lembram menos do que eles disseram”, explica Pease. Ao posicionar a mão para cima ou para baixo, você pode tornar o ambiente mais relaxado.

 

2. Cuidado na hora de cumprimentar

A forma como você dá um aperto de mão em alguém também pode definir uma boa impressão ou não. Caso você cumprimente uma pessoa com sua a palma para baixo, você transmite superioridade. No caso da mão virada para cima, quer dizer que você ceder o controle à outra pessoa.

“O ideal é manter as palmas retas, nem controlador nem submisso, mas igual. Isso faz as pessoas se sentirem à vontade e não é intimidador”, explica o autor. Além disso, evite cumprimentar um desconhecido usando as duas mãos, pois pode transmitir falsidade ou pouca confiança.

 

3. Segure objetos com a mão esquerda

Para evitar acidentes, caso você esteja segurando algo com a mão direita e tenha que passar para esquerda para cumprimentar alguém, a dica é sempre segurar os objetos com a mão esquerda.

“Mesmo que faça isso com cautela e não derrame bebida no sapato de ninguém – por exemplo -, a mão gelada e úmida que a outra pessoa vai sentir ajudará a formar a primeira impressão sobre você: frio, pegajoso e maçante”, afirma Allan Pease.

Essa é uma das dicas para causar uma boa impressão de forma simples e fácil, assim você também evita parecer alguém desatento.

 

4. Sorria sempre

Pesquisas apontam, segundo o livro, que quanto mais alguém sorri, mais as outras pessoas vão desejar ficar te ouvindo e conversando com você. Temos certeza que é exatamente isso que você quer, um cliente que te ouça por muito tempo e tenha prazer em conversar.

“O sorriso tem como origem um gesto de conciliação e também é usado pelos macacos e chimpanzés para mostrar que não são perigosos”, afirma Pease.

 

5. Respeite a territorialidade

É importante sempre respeitar o espaço do outro. Ao conversar com alguém, seja cliente ou não, é essencial perceber se essa pessoa se afasta toda vez que você se aproxima. Algumas pessoas podem se sentir acuadas com uma certa proximidade.

Segundo Pease, cada pessoa possui uma circunferência de espaço conhecida como “espaço pessoal” e essa distância depende de qual cultura essa pessoa está inserida.

Além disso, uma dicas para causar uma boa impressão é tomar cuidado quanto ao toque. Muitas pessoas têm uma comunicação de tocar o outro frequentemente. O ideal é seguir o que o outro faz para não causar uma má sensação.

 

6. Vista-se para o sucesso

É importante se vestir de acordo com o que seu cliente espera. Isso irá causar um certo conforto para ele e o deixará à vontade. Hoje em dia, muitas pessoas ainda acham difícil confiar em alguém que se veste de forma inapropriada.

“Se você juntasse os líderes mundiais e os executivos mais prósperos, veria que eles se vestem de acordo com um padrão. E esse é o padrão mais seguro a seguir.”

O mais importante é confiar na sua personalidade e sempre respeitar o espaço do outro. Não se esqueça que uma gestão eficiente também é feita de boas impressões.

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