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6 dicas para causar uma boa impress√£o

6 dicas para causar uma boa impress√£o

Pesquisas apontam que as pessoas formam at√© 90% das opini√Ķes sobre algu√©m em menos de 4 minutos. Outros estudos apontam que o c√©rebro leva 30 segundos para formatar a primeira impress√£o. Pensando nisso, separamos 6 dicas para causar uma boa impress√£o para seu cliente ou poss√≠vel comprador.

As dicas foram retiradas do livro ‚ÄúComo se tornar um campe√£o de vendas‚ÄĚ, escrito por Allan Pease.

 

1. Posição da palma da mão

O primeiro passo citado por Pease é o poder que a palma da mão exerce durante um primeiro contato. Segundo o autor, a forma que a mão é posicionada demonstra um grau de autoridade e de comando não verbalizado.

Uma das dicas para causar uma boa impressão é dar preferência a posição da mão espalmada para baixo ou para cima, ao invés de ficar com o dedo estendido.

‚ÄúPesquisas sobre as posi√ß√Ķes da m√£o espalmada para baixo e do dedo estendido mostram que, al√©m de classificar os apresentadores que fazem esses gestos como mais agressivo, autorit√°rios, presun√ßosos ou arrogantes, os ouvintes se lembram menos do que eles disseram‚ÄĚ, explica Pease. Ao posicionar a m√£o para cima ou para baixo, voc√™ pode tornar o ambiente mais relaxado.

 

2. Cuidado na hora de cumprimentar

A forma como você dá um aperto de mão em alguém também pode definir uma boa impressão ou não. Caso você cumprimente uma pessoa com sua a palma para baixo, você transmite superioridade. No caso da mão virada para cima, quer dizer que você ceder o controle à outra pessoa.

“O ideal √© manter as palmas retas, nem controlador nem submisso, mas igual. Isso faz as pessoas se sentirem √† vontade e n√£o √© intimidador”, explica o autor. Al√©m disso, evite cumprimentar um desconhecido usando as duas m√£os, pois pode transmitir falsidade ou pouca confian√ßa.

 

3. Segure objetos com a m√£o esquerda

Para evitar acidentes, caso você esteja segurando algo com a mão direita e tenha que passar para esquerda para cumprimentar alguém, a dica é sempre segurar os objetos com a mão esquerda.

‚ÄúMesmo que fa√ßa isso com cautela e n√£o derrame bebida no sapato de ningu√©m – por exemplo -, a m√£o gelada e √ļmida que a outra pessoa vai sentir ajudar√° a formar a primeira impress√£o sobre voc√™: frio, pegajoso e ma√ßante‚ÄĚ, afirma Allan Pease.

Essa é uma das dicas para causar uma boa impressão de forma simples e fácil, assim você também evita parecer alguém desatento.

 

4. Sorria sempre

Pesquisas apontam, segundo o livro, que quanto mais alguém sorri, mais as outras pessoas vão desejar ficar te ouvindo e conversando com você. Temos certeza que é exatamente isso que você quer, um cliente que te ouça por muito tempo e tenha prazer em conversar.

“O sorriso tem como origem um gesto de concilia√ß√£o e tamb√©m √© usado pelos macacos e chimpanz√©s para mostrar que n√£o s√£o perigosos”, afirma Pease.

 

5. Respeite a territorialidade

√Č importante sempre respeitar o espa√ßo do outro. Ao conversar com algu√©m, seja cliente ou n√£o, √© essencial perceber se essa pessoa se afasta toda vez que voc√™ se aproxima. Algumas pessoas podem se sentir acuadas com uma certa proximidade.

Segundo Pease, cada pessoa possui uma circunfer√™ncia de espa√ßo conhecida como ‚Äúespa√ßo pessoal‚ÄĚ e essa dist√Ęncia depende de qual cultura essa pessoa est√° inserida.

Além disso, uma dicas para causar uma boa impressão é tomar cuidado quanto ao toque. Muitas pessoas têm uma comunicação de tocar o outro frequentemente. O ideal é seguir o que o outro faz para não causar uma má sensação.

 

6. Vista-se para o sucesso

√Č importante se vestir de acordo com o que seu cliente espera. Isso ir√° causar um certo conforto para ele e o deixar√° √† vontade. Hoje em dia, muitas pessoas ainda acham dif√≠cil confiar em algu√©m que se veste de forma inapropriada.

“Se voc√™ juntasse os l√≠deres mundiais e os executivos mais pr√≥speros, veria que eles se vestem de acordo com um padr√£o. E esse √© o padr√£o mais seguro a seguir.”

O mais importante √© confiar na sua personalidade e sempre respeitar o espa√ßo do outro. N√£o se esque√ßa que uma gest√£o eficiente tamb√©m √© feita de boas impress√Ķes.

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