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5 formas de evitar calotes de clientes

5 formas de evitar calotes de clientes

O Brasil atingiu em 2017 o recorde de inadimplentes, cerca de 61 milh√Ķes de brasileiros tiveram d√≠vidas em atraso. Pensar em formas de evitar calotes de clientes pode ser considerado um grande desafio para as empresas.

Com a crise econ√īmica e o alto √≠ndice de desemprego, a tend√™ncia √© que o n√ļmero de inadimplentes aumente. Pensando nisso, a ADV Tecnologia listou 5 formas de se livrar do preju√≠zo. Confira:

 

1. Dê preferência para o uso cartão de débito/crédito

Se h√° alguns anos perguntassem ‚Äúqual a dica para evitar um calote‚ÄĚ, a resposta seria: evite aceitar cheques. Hoje, a dica quase universal √©: opte por cart√£o de cr√©dito como forma de pagamento na sua empresa.

‚ÄúCaso o seu neg√≥cio permita utilizar o cart√£o de cr√©dito, opte por essa forma. Antes, claro, fa√ßa uma conta simples sobre o √≠ndice de inadimpl√™ncia da sua empresa e a porcentagem cobrada pelo cart√£o de cr√©dito‚ÄĚ, explica o diretor executivo da ADV Tecnologia e especialista em software de gest√£o, Jos√© Claudio Brito.

 

2. Ter um contrato bem amarrado

Uma das formas de evitar calotes de clientes √© ter um contrato bem amarrado com detalhes e informa√ß√Ķes necess√°rias. Ter a presta√ß√£o do seu servi√ßo documentada dar√° a possibilidade de levar, em caso de inadimpl√™ncia, para os meios legais como Serasa.

 

3. Veja o cadastro positivo  

Atualmente, as empresas tamb√©m podem consultar o Cadastro Positivo. ‚ÄúO seu neg√≥cio pode ter essa pol√≠tica de fazer pesquisa sobre o cliente antes de fechar qualquer compra. No entanto, a escolha de vender ou n√£o para um consumidor que tem um cadastro negativo deve ser pensada‚ÄĚ, analisa Jos√© Claudio.

O especialista em software explica que algumas empresas arriscam e vendem para clientes que não têm um cadastro positivo, já que o mercado está em crise e as dificuldades de manter um negócio são cada vez maiores.

‚ÄúO ERP auxilia o empreendedor em uma decis√£o dessa, porque uma coisa √© o cliente ter uma negativa√ß√£o, outra √© quando ele tem uma recorr√™ncia de d√≠vidas. O risco do consumidor n√£o pagar √© maior. Caso a inadimpl√™ncia do cliente seja registrada no ERP, o sistema ser√° um instrumento para organizar as informa√ß√Ķes e trabalhar ao seu favor nessa decis√£o‚ÄĚ, explica.

 

4. Pedir referência

A velha referência sempre vai continuar sendo uma das formas de evitar calotes de clientes. A referência de um conhecido pode te dar mais segurança.  Obviamente, não será algo certeiro e 100% confiável.

“Claro que algumas empresas, al√©m de usarem essas dicas, vinculam a conclus√£o do servi√ßo, por exemplo, com a parte do pagamento. Em outros casos, s√≥ entregam o produto ap√≥s o pagamento total. Existem mecanismos que podem ser utilizados de acordo com seu neg√≥cio e que dar√£o mais seguran√ßa”, afirma o diretor executivo da ADV Tecnologia.

 

5. Acompanhar índice de inadimplência

Junto das 4 formas de evitar calotes de clientes citadas acima, é importante sempre acompanhar o índice de inadimplência. Ele será um balizador da sua empresa.

Al√©m do √≠ndice geral divulgado pelos √≥rg√£os oficiais, h√° os √≠ndices de cada segmento. ‚ÄúSe o seu segmento √© o varejo, por exemplo, e o √≠ndice de inadimpl√™ncia est√° em 7% e o da empresa em 5%, voc√™ est√° em um n√≠vel bom. Caso o seu neg√≥cio esteja em um √≠ndice maior do que 7%, voc√™ precisa ver o que h√° de errado.”

Depois de acompanhar esses índices, as empresas também podem estabelecer metas para diminuir a inadimplência dos consumidores, essa é uma das formas de evitar sofrer calotes de clientes.

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