Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

4 dicas para ter uma sociedade entre amigos

4 dicas para ter uma sociedade entre amigos

Ter uma sociedade entre amigos pode soar estranho para alguns e interessante para outros. Assim como acontece em uma gestão familiar, é importante tomar cuidados na hora de decidir montar um negócio com um amigo.

Confira 4 pontos que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão e ter uma empresa de sucesso:

 

Ter respeito à pessoa e suas ideias

Essa é considerada uma das regras mundiais para qualquer relação entre pessoas. Em um negócio, então, o respeito é essencial, pois as pessoas são diferentes e mesmo que pareçam um pouco, uma hora as ideias serão divergentes.

“É ideal respeitar quem você deseja fazer uma sociedade, pois assim vocês terão um percurso de sucesso. Respeitar o espaço, limite e as visões do outro é fundamental para alcançar os objetivos da empresa”, analisa o especialista em software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia, José Claudio Brito.

Respeito é a peça fundamental para todas as etapas de uma empresa em uma sociedade entre amigos.

 

Cuidado com o ego

Achar que sempre suas ideias e decisões são as melhores para um negócio pode ser um problema em uma sociedade  entre amigos. É preciso ser transparente, sem perder o caráter e deixar o ego tomar o espaço do respeito com o outro.

Às vezes, aquilo que você deseja, não é o melhor para empresa. Por isso, é preciso aprender a deixar o ego e orgulho de lado e colocar o seu negócio na frente.

“É importante analisar que você vai investir dinheiro, pessoas, materiais, sonhos em algo junto com outro alguém, por isso precisa ser o maior honesto possível, transparente e saber enxergar se suas ideias são boas ou não”, pontua José Claudio.

 

Feedback 

O ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma” faz sentido, mas para dar certo essas “cabeças” precisam aprender a ouvir feedback. Assim como em qualquer outra função de uma empresa, em uma sociedade entre amigos é necessário aprender a ouvir críticas e pontos positivos e negativos de suas decisões.

Como dito anteriormente, nem sempre sua ideia, que pode parecer ser ótima, será a melhor para seu negócio.

O feedback está ligado com a confiança entre os sócios. “Você não pode ficar se preocupando, por exemplo, se o outro está trabalhando mesmo, ou empenhado em determinado projeto. Ou você confia, ou você não confia. O problema é que a falta de confiança pode ocasionar o insucesso”, disse o diretor executivo da ADV Tecnologia.

 

Antes de começar, faça reuniões

Nenhuma dessas dicas poderão ser colocadas em práticas, se antes não ocorrer reuniões com seu futuro sócio. Para ter uma sociedade entre amigos de sucesso é preciso conhecer os objetivos e estratégias que ele deseja alcançar e traçar.

“As reuniões vão ajudar a alinhar os projetos de ambos. Serão nessas conversas, por exemplo, que você vai poder enxergar se há muitas divergências entre você e seu amigo. Acredito que quando há muita diferença, o melhor caminho é não dar início a uma sociedade”, comenta José Claudio.

Avalie todos os pontos, seus princípios, objetivos e estratégias futuras. Não queira fazer tudo às pressas, pois além de perder um negócio, você pode estragar uma amizade.

Compartilhe